Pesquisar

quarta-feira, 11 de julho de 2012


Fim do prazo para registro individual

A movimentação no cartório eleitoral, ontem, era intensa, com vários candidatos procurando corrigir erros na documentação para seus registros 

O prazo para a apresentação de pedidos individuais de registro de candidaturas terminou ontem, para os candidatos dos partidos políticos cujos pedidos coletivos de registro foram publicados no domingo, dia oito. No Ceará, houve problema no cadastramento no sistema de divulgação de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em função de um no-break que queimou no domingo à tarde.

O cartório da 114ª zona, onde são processados os pedidos de registro de candidatos em Fortaleza, enfrentou problemas para publicação dos editais com os pedidos de registro porque o sistema de candidaturas desenvolvido pelo TSE não estava aceitando o cadastro de candidatos, informou a chefe do cartório Inelda Rocha. Em função desse problema, alguns editais foram publicados em cartório e os partidos foram informados dessa publicação por e-mail. Além disso essa informação foi publicada no diário da Justiça.

O secretário de tecnologia da informação do TRE, Carlos Sampaio, esclareceu que além da questão do no-break foi registrado um problema quanto a formatação exigida pelo sistema de candidatura (Cand) e o sistema de publicação dos editais, mas isso não comprometeu o andamento dos trabalhos.

Intensa
A movimentação no cartório da 114ª zona, ontem de manhã, era intensa, com vários candidatos procurando corrigir erros constatados na documentação anexada aos pedidos de registro de candidaturas. As principais retificações dizem respeito ao endereço, número do CEP, mudança no nome que deve constar na urna e até mesmo, bens relacionados que não deveriam constar no patrimônio do candidato.

Fortaleza terá 1.085 candidatos, segundo números oficiais do TSE de ontem à noite, dos mais variados partidos disputando as 43 vagas existentes na Câmara Municipal no dia 7 de outubro próximo. No total, serão pouco mais de 24 postulantes à concorrendo à uma vaga na Casa durante os próximos quatro anos do período legislativo, que se inicia no dia 1º de janeiro e vai até o dia 31 de dezembro de 2016.

Alguns grêmios que nas eleições de 2008 marcharam juntos acabaram se coligando com outros, e muitos deles, resolveram disputar as eleições sozinhos. É o caso do PT, que no último pleito esteve reunido com PMDB. Os dois fizeram, juntos, oito nomes para a Câmara. Na disputa deste ano, os dois andarão sozinhos.

O PRTB, que há quatro anos esteve reunido com o PR, seguirá sozinho, assim como o seu antigo aliado. Para as eleições de 2008 foi composto um bloco de quatro partidos, formado por PHS, PSL, PMN e PRB. Neste ano, porém, mudanças ocorreram e o grupo foi desfeito, em partes. O PRB e PSL permanece no grupo, que agora tem a presença do PSB. PHS e PMN seguem sem coligação para a Câmara Municipal.

O PDT, assim como na disputa majoritária, segue com o PPS. O PRP marchará junto com o PPL. Outros que seguem juntos nas disputas proporcionais são o PSB, PRB e PSL. O PMDB disputa sem aliança. O PP está com o PTB. O PSDC e PSD também estão juntos. Outros 16 partidos que já homologaram candidaturas disputam as 43 vagas disponíveis para a Legislatura que se inicia no dia 1º de janeiro de 2013 e termina no dia 31 de dezembro de 2016. São eles: PV, PTdoB, PSC, PHS, PCdoB, PSDB, PTC, PR, PTN, PT, DEM, PRTB, PMN, PSDB, PMDB, PSTU. 
DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário