Pesquisar

segunda-feira, 30 de junho de 2014

ELEIÇÕES 2014
"Vamos lutar para que o Ceará não seja de um poder só", afirma Tasso Jereissati
Ex-senador defendeu que se coloque pessoas capacitadas para cuidar das secretarias de maior prioridade

Em seu discurso de apoio à candidatura do senador Eunício Oliveira (PMDB) ao Governo do Estado, o ex-senador Tasso Jereissati declarou que o PSDB está na aliança com os tucanos não por cargo, mas para que as coisas no Ceará possam ser feitas da forma correta.

Em tom de críticas ao governo Cid Gomes, Tasso defendeu que se coloque pessoas capacitadas para cuidas das secretarias de maior prioridade. "Estamos na aliança para que na Segurança, cuide quem entende de segurança, na Saúde, quem entenda da saúde", exaltou.

"Vamos lutar para que o o Ceará não seja de um poder só, um poder que se acha dono do Estado", declarou Tasso.

Com a convenção realizada neste domingo, no Ginásio Aécio de Borba, está formalizada a chapa Eunício e Roberto Pessoa. O nome de Tasso como candidato ao Senado deve ser confirmada após reunião com a executiva nacional do PSDB, que acontece nesta segunda-feira.

Com Cearanews7

sábado, 28 de junho de 2014

PEN realiza sua convenção e escolhe seus candidatos para as eleições deste ano

Em manhã festiva o Partido Ecológico Nacional (PEN), realizou sua convenção estadual que homologou os nomes que irão disputar as eleições de outubro próximo. O evento ocorreu na manhã deste sábado 28/06 nas dependências da Câmara Municipal de Fortaleza.
Por unanimidade dos convencionais, ficou decidido que a executiva estadual terá amplos poderes para definir o posicionamento do partido  quanto às coligações proporcionais e majoritárias.
Tal fato deu-se em decorrência da indefinição quanto ao nome do candidato a governador, que será lançado pelo PROS, e que tudo indica, deverá ser o partido escolhido pelo PEN para formar coligação na majoritária.
Segundo informou o presidente da agremiação no estado, Samuel Braga, o partido lançou 47 candidatos a deputado estadual e 07 a federal. 
Para a disputa estadual há muita simpatia por coligação com os seguintes partidos: PPL e PRTB, e para federal a preferência recai sobre PPL, PSC, PTC, PTN, PMN, PRTB e PTdoB), que prevêem a conquista de duas vagas para a Câmara Federal. O PEN ainda pleiteia uma vaga para o Senado.
No seio do partido há a perspectiva de que alguns nomes se destaquem e entre eles estão: Aguiar Júnior, Bruno Gonçalves, Amarílio Melo e Aldenor Xavier.
Ainda segundo Samuel Braga o partido deverá conquistar no mínimo 02 vagas à Assembleia Legislativa e com a possibilidade de alcançar uma vaga na Câmara Federal.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Eleições 2014
Aécio Neves libera Tasso para ser candidato ao senado no Ceará
O senador Aloysio Nunes Ferreira e a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal Ellen Gracie seguem na disputa pelo vice.

O candidato à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB), com o objetivo de acabar com a exclusividade da presidenta Dilma Rousseff (PT) no colégio eleitoral cearense, decidiu liberar Tasso Jereissati (PSDB) da disputa de vice-presidente, deixando o tucano livre para lançar candidatura ao Senado, na chapa de Eunício Oliveira (PMDB). O senador Aloysio Nunes Ferreira e a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal Ellen Gracie seguem na disputa pelo vice. 

Ao liberar Tasso para disputar o Senado e fortalecer a chapa de Eunício no Ceará, Aécio cria, para si, espaço em um palanque forte no Estado, já que o peemedebista lidera as pesquisas de intenções de voto. Além disso, Tasso se comprometeu em dedicar boa parte de seu horário eleitoral para fazer campanha do presidenciável, mesmo com o PMDB cearense apoiando a candidatura de Dilma.  (Com O Globo).

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Eleições 2014
Governador do Piauí torca palanque de Dilma por Aécio
A cada dia mais "deserções" afetam campanha de releição de Dilma Rousseff


As ações deflagradas pelo comando nacional do PT não evitaram, nessa terça-feira, mais uma baixa no palanque de reeleição da presidente Dilma Rousseff. Dessa vez, o governador do Piauí, Antônio José Moraes Souza (PMDB), conhecido como Zé Filho, reuniu os representantes de 18 partidos que dão sustentação política a seu governo e anunciou apoio ao candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves.
O governador se lançou candidato à reeleição tendo o ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes (PSDB), candidato a vice-governador, e o ex-governador Wilson Martins (PSB), candidato a senador. Na reunião, que aconteceu nesta terça-feira, 24, na sede do PMDB, foi anunciada a perspectiva deste grupo político de eleger 20 dos 30 deputados estaduais e sete dos dez deputados federais do Estado além dos candidatos ao governo do Estado e ao Senado.
Zé Filho disse que ainda trabalha para aproximar mais dois partidos desta coligação. O grupo tira o palanque de Dilma e abre para Aécio, deixando espaço ainda para o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Tanto o PSDB, quanto o PSB confirmaram a presença dos dois presidenciáveis na convenção do grupo, que será feita de forma conjunta na sexta-feira (27), em Teresina. Integram a aliança comandada pelo Governador, além do PMDB, o PSDB, PSB, PRB, PSD, PSL, PTN, PPS, PPL, DEM, PSDC, PDT, PMN, PTC, PCdoB, PTdoB, PV e PEN.
Com Cearaagora..

terça-feira, 24 de junho de 2014

Eleições 2014
Cid monta três coligações com 24 partidos para eleger até 17 deputados federais
Otimismo esbarra nas contas da oposição ao Abolição que aposta que irá emplacar uma bancada com 7 dos 22 parlamentares.

Com uma base extensa composta com 24 partidos, o governador Cid Gomes pretende na próxima quarta-feira (25)  resolver todas as pendências e finalmente anunciar as três coligações que pretende fechar para eleger até uma bancada com 17 deputados federais. 

Esse número é contestado pela oposição que acredita ser capaz de eleger com certeza 6 deputados federais, podendo chegar a 8. Existem indefinições dos próprios partidos, mas caminha para a seguinte composição a base do governador Cid. A maior coligação com a expectativa de eleger 13 deputados federais é composta por oito legendas: PROS, PT, PHS, PTB, PDT, PSL, Solidariedade e PCdoB.

A segunda coligação unirá os pequenos partidos e é formado por 11 siglas: PTC, PEN, PSDC, PTN, PV, PSC, PTdoB, PRTB, PMN, PPL e PRP que faria um deputado federal. E a última coligação é integrada por cinco partidos numa estrambótica composição que une o conservadorismo do DEM ao antigo partido comunista PPS: DEM, PPS, PP, PRB e PSD. Esse bloco elegeria na avaliação do Abolição 3 deputados federais.
A oposição discorda frontalmente dessas contas. Sustenta que a união do PMDB-PR e PSDB elege diretamente 6 deputados federais. E há chances desse bloco atrair ainda o DEM aumentando para sete a bancada, e e reduzindo ainda mais o número de eleitos da base do governador Cid, pois há um sentimento que o PSOL conseguirá eleger pela primeira vez um deputado federal: Renato Roseno, que aparece bem cotado.
Mesmo considerando os números do Abolição – uma bancada com 17 eleitos – o governador Cid terá muitos conflitos a administrar durante a campanha eleitoral. São 39 fortíssimos candidatos, e nenhum deles será eleito com menos de 100 mil votos, em qualquer uma das três coligações.
Primeira coligação: 20 candidatos de primeiro time:
PROS - Domingos Neto, Ariosto Holanda, Edson Silva, Nenen do Cazuza, Vicente Arruda, Leônidas Cristino e Antonio Balhmann
PT – Luizianne Lins, Odorico Monteiro, Dedé Teixeira, Camilo Santana, Zé Airton, Eudes Xavier e Acrísio Sena
PCdoB – Chico Lopes e João Ananias
PDT – André Figueredo
PTB- José Arnon
Solidariedade – Genecias Noronha
PHS – Adail Carneiro
PSL - Macedão
Segunda coligação: 11 candidatos do primeiro time
PSC – Welington Saboia
PTdoB – Paulo Facó e Leonelzinho Alencar
PPL – André Ramos
PMN – Reginaldo Moreira
PTN – Alípio Rodrigues, vereador Américo de Caucaia e Vereador Ribamar de Maracanaú
PTC – Chico Pontes
PSDC – Vereador Vaidon
PRP - Dute
Terceira coligação: 08 candidatos do primeiro time
PP – Padre Zé Linhares, Paulo Henrique Lustosa e Eugenio Rabelo
PSD – Almircir Pinto e Samuel Salviano
DEM  - Moroni Torgan
PRB – Pastor Ronaldo Martins
PPS – Moses Rodrigues
Oposição
PMDB – PR – PSDB
PMDB – Vitor Valin, Aníbal Gomes, Danilo Forte, Mauro Benevides, Mauro Macedo, Mario Feitosa
PR – Gorete Pereira
PSDB – Raimundo Matos e Tomaz Figueredo Filho
Com Cearanews7...

ELEIÇÕES 2014
Eunício Oliveira se encontra com Aécio Neves e José Agripino nesta terça-feira
Líderes debaterão apoio do PSDB e DEM à candidatura do PMDB ao Governo do Ceará.

O pré-candidato ao Governo do Estado pelo PMDB, Eunício Oliveira, tem encontro marcado nesta terça-feira (24), em Brasília, com o líder do PSDB, Aécio Neves, que concorrerá à Presidência da República nas próximas eleições. 

Na pauta da reunião está a possível coligação entre os dois partidos no Ceará, onde é avaliada a formação de uma chapa, tendo o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), indicado à vice e o ex-governador Tasso Jereissati como candidato ao Senado. No entanto, ainda há um impasse, já que Tasso também é apontado para seguir na campanha ao lado de Aécio como candidato a vice-presidente.

Quem também participa do encontro é o presidente do Partido Democratas, senador José Agripino. Apesar do DEM no Ceará, liderado por Moroni Torgan, estar atualmente na base do governador Cid Gomes (PROS), o diretório nacional avalia a possibilidade de o partido trocar de lado e passar a apoiar a candidatura de Eunício. 

Com Cearanews7.....

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Eleições 2014

Aécio sela união com PMDB no Rio e divide base de Dilma


Alianças políticas costuradas nos últimos dias obrigarão a presidente Dilma Rousseff a dividir com seus principais adversários na corrida presidencial o apoio dos dois maiores palanques montados para as eleições deste ano no terceiro maior colégio eleitoral do país, o Rio de Janeiro.
No domingo (22), o senador mineiro Aécio Neves, candidato do PSDB à Presidência da República, fechou acordo com o PMDB do Rio para entrar na chapa do governador Luiz Fernando Pezão, um eleitor declarado de Dilma, que concorre à reeleição com o apoio do PMDB.
O acordo foi fechado no apartamento de Aécio no Rio, com a presença de Pezão e seu padrinho político, o ex-governador Sérgio Cabral. O apoio do PSDB garantirá a Pezão mais tempo para fazer propaganda no rádio e na televisão e a Aécio, estrutura para fazer campanha no Rio.
O acerto deverá ser anunciado nesta segunda-feira (23) por Pezão e pelo presidente do diretório estadual do PMDB, Jorge Picciani, principal mentor da aproximação com Aécio. No início de junho, ele reuniu 1.500 pessoas num ato de apoio ao presidenciável tucano no Rio.
Com o PSDB a seu lado, Pezão ampliará de 9 minutos para cerca de 12 minutos o tempo de sua coligação em cada bloco de 25 minutos de propaganda no horário eleitoral, que começa em agosto.
O acordo com o PMDB é o segundo golpe sofrido pela base governista no Rio em poucos dias. Na sexta (20), o PSB do ex-governador Eduardo Campos, outro rival de Dilma na eleição presidencial, selou aliança com o candidato do PT ao governo estadual, o senador Lindbergh Farias.
As duas alianças enfraquecem a campanha de Dilma, reduzindo o empenho que os candidatos dos dois maiores partidos da base governista poderiam ter na campanha da presidente se não tivessem se unido a seus adversários.
Embora a cúpula do PMDB esteja comprometida com a candidatura de Dilma à reeleição, o partido se distanciou do PT em vários Estados, num sinal do desconforto que a longa parceria com os petistas causa nas bases do partido.
As duas alianças enfraquecem a campanha de Dilma, reduzindo o empenho que os candidatos dos dois maiores partidos da base governista poderiam ter na campanha da presidente se não tivessem se unido a seus adversários.
Embora a cúpula do PMDB esteja comprometida com a candidatura de Dilma à reeleição, o partido se distanciou do PT em vários Estados, num sinal do desconforto que a longa parceria com os petistas causa nas bases do partido.

Eleições 2014
PDT realiza sua convenção estadual
Várias caravanas lotaram o ginásio Poliesportivo do Náutico Atlético Cearense
Com a proximidade do encerramento do prazo para que os partidos políticos realizem suas convenções e consequentemente homologuem os nomes que concorrerão no pleito deste ano, o Partido Democrático Trabalhista (PDT), realizou em clima de muita festa sua convenção estadual neste domingo 22/06.
O evento aconteceu nas dependências do Ginásio Poliesportivo do Clube Náutico Atlético Cearense, com a presenças de centenas de filiados e militantes, além de várias caravanas oriundas de todas as regiões do estado.
A festa dos pedetistas contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, além de lideranças partidárias de outras agremiações, como por exemplo, o governador Cid Gomes, o vice-governador Domingos Filho, o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, todos do PROS e também o deputado federal José Nobre Guimarães do PT, além do próprio prefeito de Caucaia Washington Góis que lá esteve para prestigiar seu vice.
 Um dos convencionais do partido na manhã deste domingo, foi o vice-prefeito de Caucaia Paulo guerra que disputará uma vaga à Assembleia Legislativa.
Paulo Guerra que terá o apoio do prefeito Washington Góis, compareceu acompanhado de uma grande caravana de apoiadores que fizeram uma grande festa junto com o mesmo.
Em entrevista ao Blog, Paulo Guerra externou toda a sua alegria pelo momento e afirmou que "agora vamos iniciar mais uma acirrada luta que é conseguirmos uma vaga na Assembleia Legislativa e continuar ajudando o desenvolvimento de nossa querida Caucaia. É mais um desafio que enfrentarei na minha vida de homem público e sempre com o foco centrado no crescimento de minha cidade, na busca de melhorias para  povo caucaiense que tanto tem me dado forças para continuar minha trajetória política", finalizou Paulo Guerra.
Após sair do evento que o homologou candidato a deputado estadual, Paulo Guerra e sua caravana, rumaram para Caucaia, onde na sede do partido localizado no distrito da Jurema, uma grande multidão já o aguardava para uma grande festa regada a uma excelente feijoada.

Cid Gomes desmaia durante evento

Durante seu pronunciamento , o governador Cid Gomes foi acometido de uma queda brusca de pressão e desmaiou perante a multidão. Cid foi rapidamente socorrido e levado "desacordado" para a emergência do HGF, onde passou por uma bateria de exames e ficou de repouso por algumas horas e sendo posteriormente conduzido ao Palácio da Abolição onde permaneceu até sua total recuperação.
Esta é a segunda vez que Cid sofre este tipo de desconforto em público, fato que vem causando preocupação no seio de seus correligionários...

sábado, 21 de junho de 2014

Eleições 2014
Dilma rejeita chapa tsunami proposta por Cid ao Ceará

A proposta de renúncia de Cid Gomes agitou o cenário político cearense nas últimas horas. A estratégia foi sugerida pelo próprio governador durante uma conversa com Dilma Rousseff e o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, como meio para por fim ao impasse na base de apoio à reeleição da presidente no Estado. De acordo com Cid, ele se desligaria do cargo e em seu lugar assumiria o deputado estadual Camilo Santana (PT). O parlamentar, por sua vez, também encabeçaria a campanha para o comando do Palácio da Abolição nos próximos 4 anos, tendo o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Zezinho Albuquerque (PROS), como seu candidato a vice. Já o atual vice-governador, Domingos Filho (PROS), seguiria no pleito concorrendo para a vaga no Senado Federal. 

A indicação surpreendeu a presidente Dilma, mas não repercutiu positivamente no Palácio do Planalto. A chapa apresentada bate de frente com as negociações que já vem sendo realizadas para a configuração das candidaturas que representarão o PT Ceará no pleito deste ano. Para o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, as indicações de Cid esbarram principalmente na candidatura de José Guimarães. Para o petista, a nomeação do deputado federal para a vaga no Senado é irreversível.

Mesmo com a resposta negativa, Cid pode insistir em sua tese. Hoje, em Brasília, ele participa da Convenção Nacional do PT, que oficializará a candidatura de Dilma à reeleição e confirmará as pré-candidaturas do partido nos Estados. É possível que o governador tente unir apoiadores para pressionar a revisão dos planos petistas.

Com Cearanews7
Ex-prefeito Roberto Pessoa teria sido oficializado vice na chapa de Eunício Oliveira

Uma série de reuniões entre dirigentes regionais do PMDB, PSDB e PR terminou, nas últimas 72 horas, com a definição da candidatura do ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, como vice do senador Eunício Oliveira ao Governo do Estado. A chapa está definida e será anunciada, oficialmente, na próxima segunda ou terça-feira.
Após perder o apoio do PV e PRB, que migraram para a aliança com o PROS, em uma ampla articulação do Governador Cid Gomes, o pré-candidato do PMDB ao Palácio da Abolição, Eunício Oliveira, partiu para o contra-ataque e abriu uma série de reuniões com os dirigentes do PR e PSDB.
Eunício conversou com o ex-senador Tasso Jereissati e o convidou para disputar o Senado com o apoio do PMDB. Após essa reunião, Tasso foi ao Rio de Janeiro, nessa quinta-feira, para visitar o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, para fazer relatos sobre o cenário político no Ceará.
Tasso disse, ainda, para Eunício Oliveira que se o PSDB não indicá-lo candidato a vice na chapa encabeçada pelo mineiro Aécio Neves, aceita concorrer ao Senado na chapa com o PMDB e o PR. O ex-senador tucano levou, ainda, ao presidenciável Aécio Neves, a disposição de Eunício Oliveira apoiar o PSDB na corrida à sucessão presidencial. Essa decisão será oficializada se a presidente Dilma Rousseff oficializar apoio ao candidato do PROS à sucessão do Governador Cid Gomes

Com iCearaagora....

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Vice-governador Domingos Filho recebe  título de cidadão caucaiense
A câmara municipal de Caucaia, através de propositura do vereador João Campos (PSD), entregou ao vice-governador Domingos Filho (PROS), o título de cidadão cacaiense na noite desta quarta-feira 18/06 em concorrida cerimônia. Um grande número de lideranças políticas, comunitárias, empresariais, autoridades e  amigos de Domingos, compareceu ao Grêmio Recreativo de Caucaia para prestigiar a pomposa honraria. 
Segundo o proponente da homenagem, vereador João  Campos, sua propositura foi em decorrência dos grandes serviços prestados à cidade pelo vice-governador: " quando decidi fazer esta homenagem a Domingos Filho, foi com o pensamento de agradecer ao mesmo pelos relevantes serviços prestados a Caucaia ao longo de sua carreira política, e para mim, nada mais justo do que agraciá-lo com esta honraria", finalizou João Campos.
Em seu discurso de agradecimento, Domingos Filho foi enfático em afirmar que estava por demais contente pela honraria e reafirmou seu compromisso de continuar apoiando o município em seus pleitos, visando seu engrandecimento. " Sinto-me profundamente agradecido por tão honrosa homenagem, que me é prestada nesta noite solene e que jamais esquecerei. E quero dizer a todos que aqui se encontram: continuarei incessantemente  realizando esforços no sentido de contribuir cada vez mais com  o crescimento deste progressista município", completou DF.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Eunício avisa: Lula não virá ao Ceará para apoiar adversário do PMDB

Em entrevista ao site Cearaagora, o senador e pré-candidato ao governo do estado pelo PMDB, Eunício Oliveira, afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não virá ao Ceará para apoiar o candidato do PROS à sucessão do Governador Cid Gomes. Eunício disse que nenhum nome que dispute a eleição contra o PMDB receberá apoio do ex-presidente Lula.
O senador peemedebista fez a declaração ao ser questionado pelo repórter Neto Rodrigues, da FM 89.5 – afiliada à RedeSomzoom, no Maciço do Baturité,  sobre a vinda do ex-presidente Lula durante a campanha eleitoral. ”A única coisa que vou afirmar é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, amigo do senador Eunício Oliveira, do deputado Eunício Oliveira, do ministro Eunício Oliveira, não vem ao Ceará pedir voto contrário a Eunício Oliveira “, garantiu.
Os dirigentes estaduais do PROS, que fará coligação com o PT, contam com a presença do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff na corrida ao Governo do Estado e ao Senado. A chapa, a ser formada com o apoio de outros 21 partidos, terá o candidato a governador indicado pelo PROS e o candidato ao Senado filiado ao PT.
O nome do PT ao Senado é do deputado federal José Nobre Guimarães. Hoje, o PROS tem cinco pré-candidatos ao Governo – Domingos Filho, Mauro Filho, Leônidas Cristino, Izolda Cela e José Alburque. O Secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes, chegou a dizer, em uma declaração levada ao ar no Jornal Alerta Geral, que o nome do PROS à sucessão estadual sairá da lista composta pelo presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque, pelo ex-ministro Leônidas Cristino e pela ex-secretária de Educação, Izolda Cela.

Rio Siqueira agoniza à espera de socorro
Um dos mais importantes rios da bacia hidrográfica da região metropolitana de Fortaleza está praticamente morto!





A sobrevivência dos seres vivos no planeta terra, está condicionada a uma série de fatores intrinsecamente interligados.E um destes fatores é sem dúvida alguma a "Educação Ambiental", que é uma forma de transmitir informações e conhecimentos sobre recursos naturais e como preservá-los.
Para alguns estudiosos ambientais, é também "uma forma de construir novos valores e atitudes diante dos problemas ambientais, procurando condições adequadas de sobrevivência para as atuais e futuras gerações de seres vivos".
Porém, apesar de todo o conhecimento e estudos sobre o assunto, algo vem chamando a atenção de muitas entidades ambientalistas mundo afora: a destruição deste "frágil ecossitema " formado por rios, lagos, lagoas, dentre outros, e que coloca em risco o "necessário equilíbrio ambiental" entre seres vivos e meio ambiente, comprometendo a continuidade destas espécies no planeta. 
Um dos exemplos de destruição, está evidenciado no rio Siqueira, -um dos mais importantes mananciais da bacia hidrográfica da Região Metropolitana de Fortaleza.
Nascido nas serras de Maranguape, passando por Maracanú e desembocando no rio Maranguapinho na divisa entre Fortaleza e Caucaia, o histórico rio "clama por socorro", pois ao longo dos anos vem sofrendo com sua lenta e agonizante morte.
A comprovação deste sofrimento, está à vista às margens da BR 222 à altura do km 05 no bairro Parque das Nações em Caucaia. O lixo e dejetos jogados em seu leito, pelos próprios moradores, vêm paulatinamente sufocando-o e extinguindo a possibilidade de sobrevivência de qualquer possível vida aquática em suas poluídas águas.
Quem passa pelo referido local, percebe facilmente a presença de lixo de toda a espécie, que já fez parar a correnteza de suas águas, virando uma espécie de "lama fétida", que de longe é percebida por todos que por lá transitam.
Diante de tais fatos, cabe a pergunta: Poderes públicos constituídos, - estado, prefeitura de Caucaia , ribeirinhos e entidades ambientais, vamos deixar "morrer" este importante manancial hídrico de nosso estado?

domingo, 15 de junho de 2014

Domingos Filho se reúne com lideranças do PMDB em Iguatu

Após percorrer cidades do Vale do Jaguaribe, Cariri e Ibiapaba para coordenar as reuniões do Projeto Governança Colaborativa, o vice-governador do Ceará, Domingos Filho (Pros), foi, nesse sábado (14/06), à Região Centro para participar da 8ª Edição do Iguatu Festeiro.
IMG_9419Domingos foi recebido pelo ex-prefeito Agenor Neto e o atual prefeito Aderilo Cavalcante e se reuniu, ainda, com vereadores, lideranças empresariais e políticas. Domingos é um dos pré-candidatos do Pros ao Governo do Estado. Outros quatro nomes -José Albuquerque, Izolda Cela, Leônidas Cristino e Mauro Filho – disputam a indicação à convenção estadual.
O Iguatu Festeiro é um dos maiores eventos juninos do nordeste que, além de receber milhares de brincantes de todas as regiões da federação, promove o encontro de quadrilhas e festivais que se apresentam no palco e disputam originalidade e tradição. “Domingos Filho toda vez que o convocamos, que o convidamos, ele sempre se faz presente. Tanto em momentos festivos e culturais como este, como em defesa do nosso município junto ao governo do Ceará. É um grande amigo de Iguatu”, destacou o ex-prefeito Agenor Neto.
Domingos, ao ser questionado sobre a visita, disse que faz parte da família iguatense e mantém uma próxima relação política com os municípios do Centro Sul. “Sou filho, também, de Iguatu pela generosidade de seu povo através de título de cidadania outorgado pela câmara de vereadores. Estar em Iguatu e assistir essa beleza de espetáculo cultural, artístico, é para mim um profundo conteúdo de esperança, pois se resgata as nossas tradições nordestinas. Agenor, Aderilo e os demais companheiros iguatuenses, são parceiros de longas datas e fico feliz por isso. Espero como homem público continuar trabalhando por Iguatu”, disse Domingos Filho.
Com Cearaagora

PMDB perde 46 mil votos na corrida à Assembleia Legislativa

    O PMDB perdeu, nesta semana, 46 mil votos na corrida à Assembleia Legislativa. A desistência do deputado estadual Neto Nunes de concorrer à reeleição, abrindo espaços para a esposa que é filiada ao Pros, provocou a baixa nos cálculos do PMDB para ampliar o número de representantes no Legislativo Estadual.
    A saída de Neto Nunes foi marcada por conflitos internos e tem outros reflexos: um desses reflexos é que o PMDB perde a sua principal liderança política na Região do Vale do Salgado. Neto tem como principal base eleitoral a cidade de Icó. Ao longo dos últimos dois anos, Neto Nunes perdeu espaços no PMDB e teve conflitos com o presidente regional do partido, senador Eunício Oliveira.
    Ele, Neto, se queixa das dificuldades para reeleição em benefício do colega de partido, Daniel Oliveira, sobrinho de Eunício. Outra queixa é que, na composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, Neto Nunes perdeu a vaga de segundo secretário. Em 2013, ele quis deixar o PMDB, mas, aconselhado pelo vice-governador Domingos Filho, decidiu permanecer na sigla. Temeroso de perder a legenda para concorrer a um novo mandato nas eleições deste ano, preferiu não concorrer e anunciou que a esposa, Ana Laís, filiada ao PROS, será a candidata à Assembleia Legislativa.
    Com Cearaagora

Final de semana tem quatro candidatos oficializados

A corrida à Presidência da República ganhou, nesse final de semana, mais quatro candidatos. As convenções movimentaram militantes e convencionais do PSDB, PSC, PV e PSTU. Os tucanos, sem definição do candidato a vice-presidente, lançaram o ex-governador de Minas Gerais e senador Aécio Neves. O PSC entra na disputa com o pastor Everaldo. O PV vai concorrer ao Palácio do Planalto com o ex-deputado federal Eduardo Jorge, enquanto o PSTU vai mais uma vez de Zé Maria.
Empolgados com o crescimento da candidatura de Aécio Neves, que chegou a 20% de intenções de votos, de acordo com pesquisas do Instituto Datafolha, Ibope e Vox Populi, os tucanos reuniram mais de 5 mil militantes em São Paulo, mas saíram da convenção sem definir o candidato a vice-presidente.
Um dos nomes cotados é o ex-governador e ex-senador cearense Tasso Jereissati. Outros dois nomes são Henrique Meireles (PSD), ex-presidente do Banco Central no Governo Lula, e o senador Aloisio Nunes, do PSDB – ambos de São Paulo. O PSDB tem até o dia 30 de junho para comunicar ao TSE a escolha do vice.
A decisão de adiar a escolha do vice é estratégia e está dentro do planejamento do PSDB para avaliar se a melhor alternativa é um nome do Sul e Sudeste, ou do Nordeste. A demora faz parte, ainda, das articulações que o PSDB realiza em São Paulo para atrair o grupo do ex-prefeito e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Kassab, que prometeu apoiar à reeleição da presidente Dilma Rousseff, é cotado para candidato na chapa de reeleição do Governador Geraldo Alckmim. Se o PSD o indicar, a vice de Aécio Neves, na corrida ao Palácio do Planalto, poderá ficar para o Nordeste. O nome mais cotado é de Tasso Jereissati.
CONVENÇÃO
Durante a Convenção Nacional, Aécio Neves fez críticas ao Governo Dilma e recorreu aos seus laços políticos com os mineiros que construíram história na vida pública do País para definir o começou da sua caminhada rumo ao Palácio do Planalto. “A minha responsabilidade, se já era grande, hoje é ainda maior. Se coube a JK (Juscelino Kubitschek), há 60 anos, permitir o reencontro do Brasil com desenvolvimento, coube a Tancredo (Neves), 30 anos depois, fazer o país se reencontrar com a democracia. Outros 30 anos se passaram, agora vamos conduzir o país a decência.”, disse Aécio Neves, que, com 54 anos de idade, disputa a sua primeira eleição presidencial.
O controle da inflação, segundo Aécio Neves, está sendo perdido e o País precisa de moralidade e ética na política. “No lugar de um novo e prometido salto, perdemos o rumo. Inflação está de volta atrasando a agenda nacional. O Brasil não aceita mais o Estado cooptado e aparelhado. Quer o fim dos escândalos em série e corrupção endêmica. Por todo território nacional, vemos um enorme cemitério de obras inacabadas”, criticou o tucano.
PSTU X Zé Maria
O PSTU lançou, mais uma vez, pela quarta vez, a candidatura do sindicalista José Maria, Zé Maria, à Presidência da Repúbica. Ele concorreu ao Palácio do Planalto nas eleições de 1998, 2002 e 2010. Zé Maria mantém o mesmo discurso, defendendo um Estado menos privatizado e a luta contra os banqueiros.
“Queremos mudança. É preciso que o Brasil tenha um governo que tenha coragem de romper com banqueiros e as grandes empresas. Para fazer com que a riqueza e os recursos que o nosso país tem possam garantir saúde, educação, moradia, transporte coletivo, reforma agrária e aposentadoria, ou seja, vida digna para o povo brasileiro”, disse Zé Maria.
Com Cearaagora..

Belo exemplo

Japoneses recolhem o próprio lixo após jogo de sua seleção

Torcedores orientais foram vistos limpando a área onde viram confronto contra Costa do Marfim

Reprodução - Twitter
Atitude dos japoneses surpreendeu a muita gente, que não possui o hábito de recolher o próprio lixo
Pouco tempo depois da vitória da Costa do Marfim sobre o Japão, imagens curiosas para os brasileiros começaram a rodar nas redes sociais. Torcedores japoneses foram flagrados com sacos de lixo recolhendo os próprios produtos que consumiram durante partida que aconteceu na Arena Pernambucano na noite deste sábado. Cada um fez questão de deixar limpa a área onde sentaram para ver o duelo.
Muitos torcedores postaram a imagem em suas páginas pessoais, fazendo questão de enaltecer a atitude dos japoneses, que poderia servir de exemplo para vários brasileiros.
Aproveitando a presença da Copa do Mundo em Belo Horizonte, as ruas da cidade contam com banners e mensagens espalhadas incentivando que cada cidadão recolha o lixo produzido.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Convenção: Infidelidade pode levar PMDB do Ceará a perder recursos

O Globo traz nesta quinta-feira, 12, matéria assinada pelas jornalistas Maria Lima e Cristiane Jungblut, afirmando que passada a convenção que sacramentou o apoio do PMDB à reeleição da presidente Dilma Rousseff, a ala ligada ao vice-presidente Michel Temer está focada agora na construção do maior número de palanques governistas possíveis país afora. Mas já decidiu também que os infiéis não passarão incólumes: a direção nacional pretende não repassar recursos para os estados onde o partido estiver integralmente apoiando Aécio Neves (PSDB) ou Eduardo Campos (PSB). Na lista negra dos principais responsáveis pela apertada margem que consagrou a aliança estão Bahia, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraíba e Ceará.
Integrantes da ala vitoriosa na convenção do PMDB atribuem o resultado apertado (59% dos votos a favor da aliança) aos problemas do partido na formação de palanques estaduais em confronto com o PT. Avaliam que a rebelião inesperada foi um recado para o PT, que agora precisa fazer sua parte e ceder em estados cruciais para Dilma: Ceará, Rio e Goiás. No Rio, cobram a renúncia de Lindbergh Farias em favor de Pezão; em Goiás, querem a renúncia de Paulo Garcia em favor de Íris Rezende; e no Ceará, que o PT defina logo o apoio à candidatura de Eunício Oliveira ao governo, sob pena de o líder do PMDB no Senado, que lidera a disputa num patamar acima de 40% nas pesquisas, se aliar a Tasso Jereissatti, do PSDB, e apoiar Aécio Neves.
— A questão estadual contaminou o resultado, e isso tem que ser revisto pelo PT. Nós fizemos nossa parte. Agora cabe ao PT decidir se é mais importante o projeto estadual ou reeleger Dilma. Vai haver reação nos estados — disse o deputado Eliseu Padilha (RS), que está isolado no apoio a Dilma no estado, contra uma chapa formada para apoiar Eduardo Campos (PSB).
Sobre as traições, Padilha diz que Temer vai olhar para frente, pois é preciso esquecer o que passou. Mas aliados de Temer avisam também que, em estados como a Bahia, onde o PMDB de Geddel Vieira Lima vai apoiar Aécio, os candidatos terão que viabilizar suas campanhas com o caixa da oposição, e não do partido.
Fonte: O Globo.