Pesquisar

segunda-feira, 23 de março de 2015

ESPERANÇA

Chuvas de março ainda podem superar a média histórica para o mês

quixada
Em Quixadá a chuva causou alagamentos em várias vias da cidade
esperança do sertanejo de que um invernopelo menos perto da média, apesar dasprevisões contrárias, aumentou após as chuvas dos três últimos dias. Até a última terça-feira, o mês de março apresentava uma defasagem de 55% de chuvas em relação à média. Com as precipitações caídas no último final de semana e no início desta segunda-feira, esse percentual caiu bastante. O boletim atualizado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) às 10 horas aponta precipitações em 155 municípios do Estado. Alem de abranger todas as regiões do Ceará, as chuvas são intensas.

média considerada normal para março é de 206,2 milímetros. O acumulado até as sete horas desta segunda-feira é de 147,6 mm. Para se ter uma ideia, na última terça-feira era de apenas 92,1 mm. O desvio que era de 55,4% caiu para 28,4%, faltando nove dias, inclusive das sete horas até o final do dia de hoje, para acabar o mês. Vale salientar que janeiro ficou bem abaixo da média, com 28,4 mm, quando o normal é 98,7 mm. O desvio foi de -71,2%. Já fevereiro apresentou uma melhora. Tivemos 98,8 mm. O normal para o segundo mês do ano é 97,8%. O desvio negativo foi de 23%.

Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foi onde mais choveu das sete horas do último domingo até as sete horas desta segunda-feira, 135,2. Campos Sales registrou 120.2 mm. A Funceme explica as precipitações pelo fato de se "observar nuvens sobre o norte do Ceará. Essa nebulosidade está associada a áreas de instabilidade que se formam em virtude da atuação do sistema atmosférico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)".
Previsão
Segundo a Funceme, no dia de hoje, "áreas de instabilidade atmosférica continuam atuando sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro. Por isso, ao longo do dia, todas as regiões cearenses ficarão com nebulosidade variável e com chuvas".  Para amanhã, "o Ceará deverá permanecer sob a influência de áreas de instabilidade atmosférica que devem deixar o céu com nebulosidade variável e com chuvas em todas as regiões cearenses no decorrer do dia". Já para esta quarta-feira, "teremos nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões do estado ao longo do dia".
Abaixo, confira lista com as 10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Caucaia: 135.2 mm

Campos Sales: 120.0 mm

Banabuiú: 112.5 mm

Redenção: 111.0 mm

Iracema: 109.0 mm

Aiuaba: 106.4 mm

Quixeramobim: 96.0 mm

Fortaleza: 93.0 mm

Horizonte: 90.0 mm

Salitre: 87.0 mm
Com Diário do Nordeste...

Nenhum comentário:

Postar um comentário