Pesquisar

sábado, 12 de dezembro de 2015

CAUCAIA 2016
Eleições municipais em Caucaia prometem disputa acirrada
Pelo menos seis nomes deverão disputar a cadeira de Washington Góis
A pouco mais de dez meses para as eleições municipais Brasil afora, o pleito em Caucaia, - segundo município do estado em população e com extraordinário crescimento econômico, desperta grande interesse da classe política do município, com a expectativa de ser um dos pelitos mais acirrados do Ceará. Segundo alguns expets no assunto, no próximo pleito, deverão ser colocados ao julgamento do eleitor para o cargo de prefeito, entre seis e nove nomes. 
Fazendo uma análise independente e imparcial, o Blog do Ktsantos, cita alguns nomes que poderão surgir no cenário político local.

Zé Gerardo
Entre nomes já tradicionais da política local, alguns já despontam como prováveis candidatos; É o caso do ex-prefeito e ex-deputado federal, José Gerardo Arruda, - sendo inclusive o primeiro parlamentar cassado no período pós-regime militar, teve os direitos políticos cassados por 08 anos, porém já está apto a concorrer novamente.

Naumi Amorim

O deputado estadual Naumi Amorim, que concorreu no pleito anterior, obtendo expressiva votação, é "pule de dez", para as próximas eleições. Naumi, é hoje o nome mais badalado na cidade em função do bom desempenho na disputa anterior e por ter sido eleito  deputado estadual, também com excelente votação. Amorim, foi eleito pelo PSL, porém tem sido "cobiçado", por outras siglas para concorrer mais uma vez a prefeito da cidade.

Paulo Guerra

Tradicional político no município, Paulo Guerra está no 2º mandato como vice-prefeito do atual prefeito Washington Góis. Guerra já disputou a prefeitura em outra ocasião e também concorreu a deputado estadual - ambas pelo PDT, não obtendo êxito em seu sonho de comandar o município.  No próximo pleito, -segundo o próprio, não terá o apoio de Góis, pois o mesmo já declarou que não apoiará nenhum nome à sua sucessão.

Lia Gomes

A médica Lia Gomes (herdeira política do clã Ferreira Gomes), também deverá vir com força para a disputa. Mesmo tendo retirado seu nome a alguns meses atrás, alguns analistas entendem sua atitude como uma estratégia para não sofrer desgastes desnecessários. Lia seria o nome oficial da gestão municipal para suceder Washington Góis. Porém como o próprio afirmou à época, não apoiará nenhum nome à sua sucessão, não se pode mensurar neste momento como se comportará sua candidatura. 

Potim

O contador  Hipólito Indio Guimarães Neto, mais conhecido como Potim, também deverá lançar-se candidato, concorrendo pelo PSC. Potim está á frente do Instituto de Previdência de Caucaia (IPMC), há alguns anos, e teve seu nome envolvido em possíveis irregularidades, porém não ficou nada provado e o mesmo já realiza movimentos pela cidade como pré-candidato. Comenta-se na cidade que Potim trabalha duas hipóteses: ser vice de alguém ou em caso de mudança de opinião do prefeito Góis, ser sua opção para a disputa.

Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa, é  atualmente vereador na Câmara Municipal da cidade e também pleiteia disputar o cargo de prefeito. Porém enfrenta dificuldades dentro de sua própria agremiação (PRP), em função de haver colegas de partido que também pleiteiam entrar na disputa. Se não conseguir consolidar sua candidatura no atual partido, deverá aproveitar a janela de transferências e buscar outra agremiação, que poderá ser o PR. Pessoa já disputou outras eleições sempre com boa votação.

Silvio Nascimento

Atual presidente da Câmara Municipal Sílvio Nascimento é outro nome que deverá vir para a disputa. Jovem, bem articulado, Nascimento dificilmente disputará a eleição pelo atual partido (PRP), pois segundo o mesmo, tem convites para ingressar em  outras agremiações. Sílvio tem estado muito próximo do deputado federal Danilo Forte (PSB) e segundo comentários, deverá ingressar na sigla socialista para disputar a eleição.

Erivaldo Rodrigues

O advogado Erivaldo Rodrigues, que já foi vereador pelo PCdoB, também se movimenta no sentido de disputar a cadeira de Góis. Porém, tem enfrentado as mesmas dificuldades dos demais pré-candidatos: conseguir arregimentar em torno de si,forças que o coloquem no páreo com possibilidades de um bom desempenho nas urnas. 

Baiano Ximenes

Quem também deseja entrar na disputa, é o líder do setor de transporte alternativo (Cooperativa Esperança), Baiano Ximenes. Baiano em contato com a reportagem, disse estar na busca por uma agremiação que lhe dê a legenda para entrar na disputa. Segundo o próprio Baiano, em uma pesquisa encomendada pelo governo do estado, seu nome aparece bem cotado na intenção de votos.

Apesar dos nove nomes citados, é provável que alguns não consigam por seu projeto em ação, em função de vários fatores, que vão desde a questão de legenda, a condições financeiras...






Nenhum comentário:

Postar um comentário