Pesquisar

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013


EM CAUCAIA

Nova estação vai tratar e reutilizar água suja

Projeto piloto da Cagece fará o reúso da água do esgoto para regar canteiros e praças do município da RMF
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) dá início, hoje, à pré-operação de uma Estação de Tratamento de Reúso (ETR), no bairro Guadalajara, em Caucaia. A estação visa tratar água utilizada pela população de maneira que possa ser reutilizada para regar os canteiros e praças do município. 


A iniciativa da Cagece trata-se de um projeto piloto que, de acordo com os resultados, será replicado em outras cidades Foto: Carol Domingues 24/08/2006
A expectativa inicial da Cagece é de que seja possível produzir sete metros cúbicos por hora de efluente tratado, tendo capacidade de produzir cerca de 240 mil litros diários de água para reúso.

O projeto foi implantado em uma estação de tratamento de esgoto através de lagoas de estabilização, que funciona como uma lagoa anaeróbia, uma lagoa facultativa e três lagoas de maturação. Um dos engenheiros responsáveis pelo projeto, Paulo Gener, destaca que a estação foi projetada para pegar a água suja, limpá-la e devolvê-la ao solo com todos os nutrientes.

“Quando a água suja for captada para a estação, ela passará por todo um processo químico, onde será removido material orgânico, impurezas e turbidez. Após isso, estará novamente pronta para uso”, explica.

Benefícios

Ainda conforme o engenheiro, a estação de reúso da água trará alguns benefícios para a população. O primeiro deles diz respeito ao meio ambiente. “Essa água suja, em vez de ir para a natureza, passa a ser reutilizada de maneira positiva”, explica. 
Outro aspecto importante, ainda de acordo com Gener, é que o desperdício da água poderá ser minimizado, já que, antes da estação de tratamento, usava-se água potável para a irrigação de diversos locais. 
A princípio, a estação vai funcionar apenas em Caucaia, entretanto, a Cagece poderá ampliar a iniciativa para outros locais. “Inicialmente, essa é uma experiência piloto onde iremos avaliar os resultados. O que pretendemos, também, é transformar a ETR em um centro de estudo e, quem sabe, desenvolver atividades em outros locais do Ceará”, diz Gener.

Saneamento
A tecnologia utilizada no empreendimento da estação é pioneira no ramo do saneamento básico no Brasil. A ETR utiliza uma tecnologia alemã, conhecida como Wellan, que aprimora o tratamento de esgoto e devolve a água limpa ao solo. A vantagem da tecnologia é que ela pode ser replicada em grande parte das estações semelhantes de esgoto da Cagece, tanto por ter baixo custo de implantação, como por precisar de espaços pequenos para que funcione de maneira satisfatória. 

No processo de tratamento do esgoto, após as lagoas de estabilização, a corrente de água passa por tanques chamados de chincanas, em seguida, há uma pré-cloração. Após esse processo, é adicionado um coagulante, o policloreto de alumínio, antes de passar pela tecnologia Wellan, que condiciona o efluente do ponto de vista físico-químico. O efluente passa por filtros de areia e por uma central de ozonização, para, em seguida, ir para uma central de ultravioleta, com o objetivo de remover o ozônio. Para finalizar, a água passa por dois filtros de carvão, por outra pré-cloração e por outros filtros, antes de ser armazenado em reservatórios com capacidade de 16 mil litros e, então, estar pronta para ser reutilizada para irrigação.
DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário