Pesquisar

terça-feira, 9 de abril de 2013

Açude Público Padre Cícero (Açude Castanhão)

O Açude Castanhão é um reservatório localizado no Ceará, construído sobre o leito do Rio Jaguaribe, cuja barragem está localizada no Município de Alto Santo. 
Fica a 253 km de Fortaleza. Seu reservatório, de 325 quilômetros quadrados, tem capacidade de 6,7 bilhões de metros cúbicos de água em 48 km de comprimento. 
É o maior reservatório de água doce do Ceará. 
A obra foi iniciada em 1995 no governo de Tasso Jereissati e concluída em 2003, no governo de Beni Veras. A construção do reservatório foi resultado de uma parceria entre o DNOCS e a Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará.
O açude abrande os municípios cearenses de Nova jaguaribara, Alto Santo, Jaguaretama e Jaguaribe.
Durante a construção do açude foi necessário remover a antiga sede do município de jaguaribara, que foi inundada. Em substituição á cidade submersa, foi construída a cidade de nova Jaguaribara, que procurou reproduzir a antiga cidade, a fim de atenuar a frustração dos moradores, que viram sua cidade natal ceder seu espaço para dar lugar ao açude Castanhão.
A construção de açudes no Ceará representa mecanismo de controle das secas, e no caso do Castanhão, é um instrumento de controle das cheias sazonais que atingem a região do Vale do Jaguaribe.
É também utilizado para irrigação, abastecimento urbano e piscicultura, onde são desenvolvidos diversos projetos visando a melhoria da qualidade de vida da população da região jaguaribana.
Nesse mês de março, já está prevista a abertura parcial das comportas, para diminuir o crescente volume de água acumulada no açude em decorrência das fortes e constantes chuvas que caem no Estado desde o início do ano, sobretudo na região do Cariri, onde fica o rio Salgado, principal afluente do rio Jaguaribe, barrado pelo Castanhão. 

Fontes: DNOCS, Wikipedia, Diário do Nordeste, O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário