EMANCIPAÇÃO DA GRANDE JUREMA
AMEJ - Associação do Movimento Emancipalista da Jurema.
Criada em: 06 de março de 2005.
Rua Araré, 189 – Guadalajara – Jurema/Caucaia-CE.
E-mail: tilui2@hotmail.com
Entidade jurídica de direto privado, sem fins lucrativos, legalmente constituída para conduzir e coordenar o processo de Emancipação do Distrito de Jurema / Caucaia, junto a Comissão de Triagem e Elaboração de Projetos de Criação de Novos Municípios da ALEC.
COMPOSIÇÃO ESTATUTÁRIA DA AMEJ
Carlos Kté Santos – Coordenador Geral
Antonio Costa – Sub-Coordenador
Luiz Carlos Moreira Farias – Coordenador Secretário
Criada em: 06 de março de 2005.
Rua Araré, 189 – Guadalajara – Jurema/Caucaia-CE.
E-mail: tilui2@hotmail.com
Entidade jurídica de direto privado, sem fins lucrativos, legalmente constituída para conduzir e coordenar o processo de Emancipação do Distrito de Jurema / Caucaia, junto a Comissão de Triagem e Elaboração de Projetos de Criação de Novos Municípios da ALEC.
COMPOSIÇÃO ESTATUTÁRIA DA AMEJ
Carlos Kté Santos – Coordenador Geral
Antonio Costa – Sub-Coordenador
Luiz Carlos Moreira Farias – Coordenador Secretário
Paulo Silas – Sub-Coordenador Secretário
Gerardo Macedo – Coordenador Financeiro
Paulo Sérgio Matos – Sub-Coordenador Financeiro
Arnaldo Lemos Jr. – Membro do Conselho Fiscal
Antonio Holanda – Membro do Conselho Fiscal
Xeque-Mate – Membro do Conselho Fiscal
Bernadeth Silva dos Santos – Membro do Conselho Fiscal
Roberto Pinto – Membro do Conselho Fiscal
Drª Rita – Membro do Conselho Fiscal
Gerardo Macedo – Coordenador Financeiro
Paulo Sérgio Matos – Sub-Coordenador Financeiro
Arnaldo Lemos Jr. – Membro do Conselho Fiscal
Antonio Holanda – Membro do Conselho Fiscal
Xeque-Mate – Membro do Conselho Fiscal
Bernadeth Silva dos Santos – Membro do Conselho Fiscal
Roberto Pinto – Membro do Conselho Fiscal
Drª Rita – Membro do Conselho Fiscal
POR QUE EMANCIPAR?
POLITICAMENTE – Políticos locais comprometidos exclusivamente com a comunidade – Representantes autênticos ‘do povo para o povo’;
ADMINISTRATIVAMENTE – Teremos educação, saúde, ação social, infra-estrutura básica e segurança mais próximos dos cidadãos.
Porque a independência é indispensável para o desenvolvimento local.
ESTUDOS DE VIABILIDADES
Ao propormos a emancipação Política Administrativa do Distrito da Jurema, tivemos a preocupação de fazermos um estudo detalhado sobre a Viabilidade Municipal, e constatamos que:
O Distrito supera com folga todas as exigências legais necessárias. Não vimos nenhum motivo que pudesse prejudicar o município mãe.
O município mãe deixará de receber, mas também deixará de gastar, pois, passará todas as obrigações que tem com a área emancipada, tais como: transporte escolar, gastos com servidores, conservação de equipamentos sociais e investimentos com infra-estrutura.
LIMITES:
Devido à proximidade com a Capital Fortaleza, muitos confundem a quem de fato e de direito está a responsabilidade sobre os assuntos e problemas nas áreas que margeiam o limite territorial da Grande Jurema
Leste - Fronteira com Fortaleza; BR-222 na ponte do Rio Maranguapinho; aludida via férrea. sul; 4ª etapa do Conjunto Ceará até o marco da Fazenda Carioca.
Sul - Marco da Fazenda Carioca, linha reta 1.600 m até o balão do Anel Viário.
Oeste - Anel viário BR-020 até o viaduto da BR-222.
Norte - Viaduto BR-020/BR-222 até o ponto inicial.
JUREMA (Criado pela Lei Nº 549 de 05 de março de 1990)
Toponímia – Etimologicamente significa arbusto ou arvoreto armada de espinhos; ramo da antropologia que estuda a cultura dos chamados povos naturais;
Superfície: 17, 029 km² (1,39% da área de Caucaia: 1.227,30 km² );
População: 132.502 (39,6% da área de Caucaia: 334.634);
Eleitores: 65.841/170 Seções eleitorais (38,13% do eleitorado de Caucaia: 172.712);
o 10 Bairros - núcleos urbanos;
o Imóveis: 52.693 (46.725 residenciais, 2.087 comerciais, 3.843 escolas-postos de saúde-associações e 3.735 terrenos baldios);
o Equipamentos Sociais: 05 (01 CSU; 31 municipais, 29 privadas);
o Escolas: 68 (08 estaduais; 31 municipais, 29 privadas);
o Alunos: 37.207 (6.810 estaduais; 20.639 municipais, 9.758 privadas);
o Saúde: 18 (01 hospital; 01 CAPS, 15 postos de saúde, 01 farmácia popular);
o Servidores Públicos: 3.119 (1.062 concursados, 2.057 terceirizados);
o Agencia Bancária: 01 (Caixa Econômica Federal);
o Casas Lotéricas: 02
o Delegacias de Policia: 02
o Correios: 01
o Empresas (PMG): 2.780 .
V A N T A G E N S:
Gerenciamento dos recursos;
Gerenciamento direto das necessidades;
Melhoria da prestação de serviços;
Desenvolvimento da economia local;
Geração de emprego e renda;
Melhor qualidade de vida;
Escolha dos representantes comprometidos com a comunidade;
Elevação da Auto Estima.
Toponímia – Etimologicamente significa arbusto ou arvoreto armada de espinhos; ramo da antropologia que estuda a cultura dos chamados povos naturais;
Superfície: 17, 029 km² (1,39% da área de Caucaia: 1.227,30 km² );
População: 132.502 (39,6% da área de Caucaia: 334.634);
Eleitores: 65.841/170 Seções eleitorais (38,13% do eleitorado de Caucaia: 172.712);
o 10 Bairros - núcleos urbanos;
o Imóveis: 52.693 (46.725 residenciais, 2.087 comerciais, 3.843 escolas-postos de saúde-associações e 3.735 terrenos baldios);
o Equipamentos Sociais: 05 (01 CSU; 31 municipais, 29 privadas);
o Escolas: 68 (08 estaduais; 31 municipais, 29 privadas);
o Alunos: 37.207 (6.810 estaduais; 20.639 municipais, 9.758 privadas);
o Saúde: 18 (01 hospital; 01 CAPS, 15 postos de saúde, 01 farmácia popular);
o Servidores Públicos: 3.119 (1.062 concursados, 2.057 terceirizados);
o Agencia Bancária: 01 (Caixa Econômica Federal);
o Casas Lotéricas: 02
o Delegacias de Policia: 02
o Correios: 01
o Empresas (PMG): 2.780 .
V A N T A G E N S:
Gerenciamento dos recursos;
Gerenciamento direto das necessidades;
Melhoria da prestação de serviços;
Desenvolvimento da economia local;
Geração de emprego e renda;
Melhor qualidade de vida;
Escolha dos representantes comprometidos com a comunidade;
Elevação da Auto Estima.
ASPECTOS ECONÔMICOS E ADMINISTRATIVOS
As receitas municipais estão constituídas por:
Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana - IPTU;
Imposto sobre transmissão intervivos de bens imóveis - ITBI;
Imposto sobre serviços de qualquer natureza - ISSQN;
Taxas resultantes do exercício do poder de polícia municipal (concessão de licenças, fiscalização) ou pela prestação de serviços públicos de competência do Município (limpeza urbana, coleta de lixo e iluminação pública);
Contribuição de melhoria decorrente de obras públicas municipais;
Rendas resultantes da venda ou exploração de bens patrimoniais do Município;
Participação em tributos federais: ITR (50%), FPM, FUNDEB, FUS, ANP, FEX, CFM, FEP, ANP-ROYALTIES, IPM-IPI...
Participação em tributos estaduais: IPVA (50%), ICMS (25%), IPI (25%);
Tem ainda participação em transferências constitucionais: saúde, educação, ação social e infra-estrutura básica - além é claro, de convênios firmados com estado, união e organismos internacionais.
ICMS
O repasse do ICMS aos Municípios está regulado na Lei Complementar Nº 63/90 onde destacam-se os seguintes parâmetros:
Transferencia automática e semanal;
Os recursos arrecadados em uma semana deverão ser transferidos à conta de cada Município até o segundo dia útil da semana seguinte;
Do produto da arrecadação do Estado, 25% é transferido para os Municípios (Cada Estado determina quais serão os critérios de rateio do ICMS).
FUNDEB
A Emenda Constitucional Nº 53 aprovada em 06 de dezembro de 2006 que criou o FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação -, tem por objetivo proporcionar a elevação e uma nova distribuição dos investimentos em educação.
Vai atender 47,2 milhões de alunos da educação básica (infantil, fundamental, média, de jovens e adultos e especial)
As receitas municipais estão constituídas por:
Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana - IPTU;
Imposto sobre transmissão intervivos de bens imóveis - ITBI;
Imposto sobre serviços de qualquer natureza - ISSQN;
Taxas resultantes do exercício do poder de polícia municipal (concessão de licenças, fiscalização) ou pela prestação de serviços públicos de competência do Município (limpeza urbana, coleta de lixo e iluminação pública);
Contribuição de melhoria decorrente de obras públicas municipais;
Rendas resultantes da venda ou exploração de bens patrimoniais do Município;
Participação em tributos federais: ITR (50%), FPM, FUNDEB, FUS, ANP, FEX, CFM, FEP, ANP-ROYALTIES, IPM-IPI...
Participação em tributos estaduais: IPVA (50%), ICMS (25%), IPI (25%);
Tem ainda participação em transferências constitucionais: saúde, educação, ação social e infra-estrutura básica - além é claro, de convênios firmados com estado, união e organismos internacionais.
ICMS
O repasse do ICMS aos Municípios está regulado na Lei Complementar Nº 63/90 onde destacam-se os seguintes parâmetros:
Transferencia automática e semanal;
Os recursos arrecadados em uma semana deverão ser transferidos à conta de cada Município até o segundo dia útil da semana seguinte;
Do produto da arrecadação do Estado, 25% é transferido para os Municípios (Cada Estado determina quais serão os critérios de rateio do ICMS).
FUNDEB
A Emenda Constitucional Nº 53 aprovada em 06 de dezembro de 2006 que criou o FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação -, tem por objetivo proporcionar a elevação e uma nova distribuição dos investimentos em educação.
Vai atender 47,2 milhões de alunos da educação básica (infantil, fundamental, média, de jovens e adultos e especial)
A previsão de vigência do fundo é de 14 anos (2006 a 2019). Também serão atendidas creches (para crianças de 0 a 3 anos).
FPM - (Formas de repasses)
Seu repasse é correspondente a população do Município, seguindo uma escala/coeficiente de 0.6 (até 10.188 hab.) a 4.0 (acima de 156.216 hab.).
Os dados correspondentes a população dos municípios é fornecida pelo IBGE que efetua a atualização anualmente - (31 de julho)
Os recursos do FPM serão transferidos nos dia 10, 20 e 30 de cada mês
Hoje a Grande Jurema se enquadra no coeficiente 3.6 com uma população de mais de 132.000 hab.
Caucaia tem um coeficiente de 4.0 (334.634hab).
com o desmembramento, permanecerá com o mesmo coeficiente.
AUTONOMIA MUNICIPAL
O Município tem poderes para eleger seu Governo;
Decretar, arrecadar e aplicar seus próprios tributos e outros ingressos;
Organizar e administrar seus serviços;
Além de legislar sobre matérias de sua competência, estabelecidas no Constituição Federal.
A organização político-administrativa do Brasil compreende a União, 26 Estados, Distrito Federal e 5.565 Municípios, todos autônomos, nos termos da Constituição Federal.
FPM - (Formas de repasses)
Seu repasse é correspondente a população do Município, seguindo uma escala/coeficiente de 0.6 (até 10.188 hab.) a 4.0 (acima de 156.216 hab.).
Os dados correspondentes a população dos municípios é fornecida pelo IBGE que efetua a atualização anualmente - (31 de julho)
Os recursos do FPM serão transferidos nos dia 10, 20 e 30 de cada mês
Hoje a Grande Jurema se enquadra no coeficiente 3.6 com uma população de mais de 132.000 hab.
Caucaia tem um coeficiente de 4.0 (334.634hab).
com o desmembramento, permanecerá com o mesmo coeficiente.
AUTONOMIA MUNICIPAL
O Município tem poderes para eleger seu Governo;
Decretar, arrecadar e aplicar seus próprios tributos e outros ingressos;
Organizar e administrar seus serviços;
Além de legislar sobre matérias de sua competência, estabelecidas no Constituição Federal.
A organização político-administrativa do Brasil compreende a União, 26 Estados, Distrito Federal e 5.565 Municípios, todos autônomos, nos termos da Constituição Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário