Pesquisar

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

HOMENAGEM
Assembleia Legislativa prestará homenagem pelos 52 anos da ACEJI
Agência de Comunicação será meta da nova diretoria


Atendendo requerimento do deputado Heitor Férrer, subscrito pelo pelos deputados, Capitão Wagner e Walter Cavalcante, a Assembleia Legislativa do Ceará promove no dia 3 de setembro (quinta-feira), às 15h, no Plenário 13 de Maio Sessão Especial para comemorar os 52 anos da ACEJI (Associação Cearense de Jornalistas do Interior) e a posse da sua nova diretoria.
A iniciativa do parlamentar é justificada pelo fato da entidade “ter, dentre outros objetivos, promover, por meio da imprensa, o progresso, a integração e o bem-estar das comunidades do interior, promovendo o encaminhamento dos seus problemas locais e regionais junto às autoridades do País, Estado e Municípios, propugnar pelo soerguimento da classe e pela melhoria do nível da comunicação, com a realização de capacitação especializada e o ingresso de seus filiados em escolas de jornalismo ou de comunicação”.
Agraciados

Durante a cerimônia, a ACEJI prestará homenagem especial, com a entrega da comenda “52 anos da Aceji” às seguintes personalidades: empresária Yolanda Vidal Queiroz, jornalistas Antônio Viana de Carvalho, Manoel Evaldo Lopes de Oliveira, Edmundo Bernardo de Souza, Maria Adísia Barros de Sá, e Wellington Lobo de Mesquita; empresário Antônio Glauber Gonçalves Monteiro, radialista José Távora Costa, educadora Maria Nivanda Medeiros, administrador de empresas Josbertini Virgínio Clementino, advogado e jornalista Francisco Aprígio da Silva, e ex-deputado Filinto Elízio Aguiar, prefeito de Icó Jaime Junior, empresária Carmem Lúcia Dummar, e Conselheiro do TCM, Domingos Gomes de Aguiar Filho.

De acordo com o presidente da Aceji, jornalista João Ferreira, a idéia é dar mais visibilidade pública à instituição e homenagear acejianos e personalidades que contribuem para o seu crescimento. “Estamos fazendo um resgate istórico dos grandes nomes do passado que ainda não haviam recebido o justo reconhecimento público do seu trabalho. Esperamos estar contribuindo para a história futura da Aceji”, ressalta.
Os convites para o grande evento já estão sendo entregues e a diretoria da Aceji espera a adesão em massa da família acejiana, autoridades e convidados especiais que irão prestigiar o acontecimento. 

Nova diretoria

A diretoria a ser empossada durante a solenidade tem à frente o jornalista João Ferreira, reeleito, por aclamação para seu segundo mandato (2015 a 2018). Os demais dirigentes são os seguintes: 1º VICE – JOSÉ ALFREDO EMÍDIO DA COSTA, 2º VICE – WALTER PINTO BARDAWIL, SECRETARIADO: 1º LUIZ CARLOS MOREIRA FARIAS 2º -LUCIANO MOREIRA DE ARAUJO, 3º -SYLVIA HELENA MEDEIROS BRAUN, TESOURARIA: 1º -MANUEL EVALDO LOPES DE OLIVEIRA, 2º -CARLOS AUGUSTO VASCONCELOS MONTEIRO, 3º -EVANDRO SOARES DE OLIVEIRA; RELAÇÕES PÚBLICAS - ANTÔNIO ZEUDIR QUEIROZ SOUTO, ASSESSORIA DE IMPRENSA - LÍGIA DA SILVA XAVIER, DIRETOR DE COMUNICAÇÃO - ANTÔNIO VIANA DE CARVALHO; DIRETOR REGIONAL METROPOLITANO - JORGE LUIZ PEREIRA DE SOUZA, DIRETOR REGIONAL CENTRO-SUL VOLTAIRE XAVIER, DIRETOR DE SEDE E PATRIMÔNIO - JOSÉ JONES BARBOSA CAVALCANTE, DIRETOR DE ASSUNTOS CULTURAIS - FRANCISCO DE ASSIS CLEMENTINO FERREIRA, DIRETOR DE BIBLIOTECA,- JORGE LUIZ FRORENÇO ALVES, DIRETOR DE ASSUNTOS JURÍDICO - FRANCISCO APRÍGIO DA SILVA, SUPLENTES DE DIRETORIA: RAIMUNDO RODRIGUES ARAÚJO, MILTON BRAGA FIGUEIREDO, MARCOS EVANGELISTA NERY SARAIVA; CONSELHO FISCAL: PAULO ROBERTO NEVES PEREIRA, GILSON MOREIRA DA COST, MIGUEL GOMES SOARES, SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL: FRANCISCO LIMA FREITAS, CARLOS JOSÉ DOS SANTOS (KTÉ), CLÓVIS ALMEIDA ( JR. PENTECOSTE), DIRETOR DE ASSUNTOS INSTITUCIONAIS.-FILINTO ELIZIO AGUIAR, DIRETOR REGIONAL IBIAPAVA – VALDIVINO BENTO DA COSTA, DIRETOR DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM JORNALISMO – AUGUSTO CÉSAR VENANCIO DA SILVA, - DIRETOR DE PLANEJAMENTO E MARKETING – FABIO TAJRA.

Projetos
A nova diretoria da Aceji terá como grande desafio a criação de sua Agência de Comunicação. “Esse é um sonho antigo e que pretendemos tornar realidade nesses próximos três anos, com o objetivo gerar ocupação e renda para os nossos associados”, destaca o presidente João Ferreira. A realização de convênios com clínicas, hospitais, lojas e outros também são metas ambiciosas da nova gestão acejiana, tudo para beneficiar o quatro social da instituição.
Mais informações: Assessoria de imprensa da Aceji: (85) 99697.8568 – jornalista Lígia Xavier Presidência: (85) 99732.5010/98540.9588

Com informações de João Ferreira (presidente da ACEJI)..
 MIDIÁTICO

Obama vai testar capacidade de sobrevivência em reality show


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama
Presidente Obama participará de reality show em TV americana
Nova York - O presidente dos Estados UnidosBarack Obama, vai testar sua capacidade de sobreviver na natureza selvagem em uma participação no reality show “Running Wild” durante uma aventura no Alasca, informou a rede de televisão NBC nesta segunda-feira.
Obama será o primeiro presidente norte-americano a participar do programa, no qual o aventureiro britânico Bear Grylls leva celebridades em jornadas exaustivas por florestas e montanhas remotas.
A NBC fez o anúncio no mesmo dia em que Obama iniciou uma visita de três dias ao Alasca, cujo foco é a mudança climática. A rede disse que Obama e Grylls vão se encontrar para observar os efeitos das alterações do clima na área.

O programa será gravado e exibido pela NBC no final deste ano, afirmou a rede.
Atores como Ben Stiller, Kate Winslet e Jesse Tyler Ferguson foram alguns dos convidados de Grylls, ex-soldado das Forças Especiais Britânicas, em expedições em dupla que testaram suas habilidades de resistência física e mental.
CRISTIANO ARAUJO
Carro do artista estava a 179 km/h, dizem técnicos ingleses
Morte de Cristiano comoveu o país inteiro

Um novo parecer técnico que o carro de Cristiano Araujo estava a 179 km/h exatamente cinco segundos antes da batida. O limite da via era de 110 km/h.
Uma espécie de "caixa preta" foi levada para análise na fábrica da Land Rover na Inglaterra, que encontrou o dado.
Segundo o delegado Norton Luiz Ferreira, da Polícia Civil de Goiás, o Land Rover tem "tecnologia muito avançada" e o velocímetro é digital, o que dificulta a medição da velocidade em acidentes.
Por isso, a própria Land Rover encaminhou a caixa preta para análise na fábrica. "É de interesse da própria marca comprovar que não houve defeito no veículo", explica Ferreira. "Veio um perito da empresa aqui em Goiânia e levou esse módulo que eles chamam de caixa preta, para análise na Inglaterra".

O carro continua em Goiânia para análise da perícia. O laudo oficial ficará pronto em cerca de 15 dias.

"Esses dados da Land Rover, serão juntados ao inquérito", diz o delegado. Com o inquérito concluído o motorista Ronaldo Ribeiro será julgado. Ele pode responder por homicídio culposo e pegar até quatro anos de prisão.

O acidente
Cristiano Araujo morreu na madrugada do dia 24 de junho, na BR 153, após seu carro capotar no trecho entre Morrinhos e o trevo de Pontalina em Goiás. ele estava voltando de um show acompanhado do motorista e da namorada Allana, que também morreu. O motorista saiu ileso.

Com informações da Folha de São Paulo..



U
CIGEL
Genuinamente cearense, empresa está presente em todo Norte e Nordeste
Empresa é líder de mercado em alguns produtos

Na contramão da crise instalada no país, uma empresa genuinamente cerense,  localizada em  Caucaia, mais precisamente no distrito da Grande Jurema, a  CIGEL, controlada pelo empresário Paulo Gurgel e sua família, vem mostrando que mesmo na adversidade, pode haver sucesso no que se faz. 
Seu controlador principal, Paulo Gurgel, -também envolvido na vida politica da cidade, pois foi candidato a prefeito de Caucaia pelo PSDB nas últimas eleições, é sempre citado pela classe empresarial como exemplo de empreendedorismo.
E Paulo Gurgel concedeu uma entrevista na edição desta segunda-feira (31/08) a um dos jornais de maior circulação e credibilidade do Ceará, o jornal O estado.

O Blogdoktsantos, divulga na íntegra a entrevista concedia por Paulo Gurgel, ao o Estado.

A Cigel – uma indústria de cosméticos e produtos para higiene pessoal e beleza – é genuinamente cearense e completará 29 anos de existência no próximo mês de outubro. Tendo iniciado como uma pequena fábrica de fundo de quintal, em 1986, teve sua existência pautada pela dedicação e empenho de sua diretoria e colaboradores, tornando-se numa empresa que fabrica cerca de mil toneladas (t) de produtos por mês, envaza 650 t mensalmente, possui uma linha de produtos com 172 itens e continua em processo de expansão. Seu presidente, Paulo Gurgel, conversou com a reportagem do jornal O Estado e falou sobre a trajetória de sucesso da empresa e os planos para o futuro.

Como foi essa trajetória de sucesso?
Nossa empresa nasceu, pequenininha e, como se fala aqui no Nordeste, começamos comendo pelas beiradas. Iniciamos na periferia, depois fomos para o interior, nossos produtos passaram a ser reconhecidos pelos consumidores e, hoje, estamos numa área de 16 mil metros quadrados (m²), em Caucaia, onde empregamos mais de 200 pessoas, diretamente, fora os indiretos, que deve chegar a mais de mil, pois trabalhamos da Bahia ao Amazonas. As regiões Norte e Nordeste são o nosso foco, embora tenhamos clientes em outros estados e nossa meta é, um dia, estarmos em todo o território nacional. Somos líderes de mercado em alguns produtos, mas estamos crescendo, graças a um trabalho árduo e, apesar de ser uma empresa familiar, os herdeiros foram preparados para assumir os negócios como executivos.
Todos os seus filhos trabalham com o senhor lá na Cigel?
Tenho três filhos – um rapaz e duas moças – e todos eles trabalham conosco, desde a adolescência, lá no chão de fábrica, aprendendo como faz isso, aquilo. Foram crescendo, estudando e fui vendo qual a aptidão de cada um e, para a sorte da Cigel e, para a minha alegria, eles têm vocação para a produção e também para a área comercial. Uma das moças tem uma vocação para o financeiro, embora seja arquiteta. Fez vários cursos, inclusive MBA e cuida da área financeira. A outra é formada em publicidade, com pós-graduação em marketing, e atua neste segmento. Foram formados dentro da empresa e hoje a diretoria está muito bem sincronizada com nossas metas
E quais são as principais ações e decisões dessa diretoria?
Nosso planejamento estratégico é feito olhando para os próximos cinco anos, pois acho que, no Brasil, a cada década, há uma crise política, que afeta profundamente a economia. O ideal era fazer um planejamento para 20 anos, mas entra um governo e muda a regra do jogo. Vem um ministro e muda a matriz econômica, pega aquilo que vinha dando certo e põe uma coisa duvidosa e dá no que deu agora, esse desequilíbrio. É necessário fazer um ajuste fiscal, mas isso só ocorreu porque o País foi levado para esse momento de dificuldade. Mas isso só ocorreu porque mexeram na matriz econômica. Se não tivessem feito políticas eleitoreiras, não seria esse desastre que aí está.
E como está a situação da sua empresa?
No ano passado, o crescimento do setor foi em torno de 11% e nós crescemos 20%, e este ano está se mantendo o bom desempenho, apesar de alguns meses sazonais. Na Convenção Nacional da Abad, que ocorreu aqui, em 2013, fechamos 19 ou 20 distribuidores para as regiões Norte e Nordeste. Ano passado, foi no Sul e não participamos. Mas este ano, ocorreu novamente aqui, no Centro de Eventos, e fechamos com vários outros distribuidores. Então, as pessoas que olhavam para aquela Cigel que começou num fundo de quintal, em 1986, no auge do Plano Cruzado, já olham para nós com outros olhos, pois o consumidor está buscando os produtos Alyne, o Aseplyne, e já conseguimos um bom naco desse mercado, pois investimos em tecnologia, usamos o apelo do bioma do Nordeste, utilizando a aroeira, que é típica daqui e tem várias aplicações.
E como os consumidores responderam?
A aceitação foi muito boa e estamos ampliando a linha Aseplyne, que é o sabonete Bio Spa e o lançamento do ano: o Sabonete do Chef. As mulheres são muito dinâmicas, mas não deixam de querer fazer um jantar caprichado para o marido, os filhos, mas fica aquele odor forte de cebola ou alho nas mãos. Então, criamos este sabonete antiodores, que reduz em mais de 90% esses cheiros mais fortes. E serve para mulheres e homens que gostam de cozinhar, sem falar nos chefs.
Qual a produção atual da Cigel e como está a comercialização, apesar do momento complicado da nossa economia?
Temos uma capacidade de produzir mais de mil toneladas, mas nossa capacidade de envasamento é pouco mais de 650 t, que acaba sendo absorvida pelo mercado. Já chegamos a vender 100% da nossa produção. Tivemos de trabalhar 24 horas por dia, sábados, domingos, feriados, dias santos, sem parar, para atender à demanda. Mas ela voltou aos níveis normais, não tanto no caso da Cigel, pois se o mercado crescia 11% e a gente 20%, hoje ele deve crescer 5%, devemos crescer 7% ou 8%. Estamos buscando novos espaços, pois há muito para crescer. E gostamos de estabelecer parcerias, pois hoje o distribuidor é a continuação da nossa empresa. Nossa expertise é fabricar produtos, ver o que os consumidores querem, daí chamamos o distribuidor e passamos a mercadoria a ele, para levar até a gôndola.
Vocês investiram muito na qualidade do produto?
A gente tem trabalhado com muito afinco, carinho, pois aquilo que você faz para o mercado, tem de fazer com amor. A gente escuta muitos empresários dizerem que vão fazer tal coisa e ganhar dinheiro. Eu digo que devo fazer o melhor que eu possa fazer, pois o dinheiro, o lucro, é consequência. E, como você falou agora há pouco, e a crise? E te pergunto, que crise? Ela é mais política e apura o mercado.
E ela também oferece grandes oportunidades?
Nesse momento, reunimos toda a equipe e falamos que esse é um momento que precisamos olhar para o mercado com mais carinho e, principalmente, olhar para dentro da empresa e ver se não relaxamos em algum ponto. Vimos que nosso custo com energia elétrica estava alto e conseguimos reduzi-lo, assim como em combustível, material de expediente, manutenção. Você fica mis vigilante e descobre que aqueles R$ 10,00 que estavam ali, os R$ 100,00 de outro canto, quando junta tudo, dá R$ 1 mil, dá R$ 10 mil, R$ 100 mil no ano. Então, esses momentos servem para deixar a gente mais cuidadoso, olhando para dentro do nosso negócio.
E isso acaba se refletindo lá na ponta?
Com certeza. O problema do dólar, que disparou, e elevou os nossos custos, por causa da matérias-primas. E nesse momento não temos como repassar. Aí fomos, exatamente, nesses pontos e conseguimos equilibrar. Estamos revendo todos os nossos processos, pois quando os retrabalhamos, vemos que alguns deles podem ser muito mais produtivos, com as mesmas pessoas. Não fazemos esses estudos para demitir, mas sim para produzir mais, com menos. Porque na hora que tenho dez pessoas numa linha e ela produz 100, vou retrabalhar para que produza 110, 120, pois assim posso manter seus empregos e oferecer alguma vantagem aos nossos consumidores. Numa situação difícil como estamos, o pai de família perder o emprego, é uma dor muito forte e que se reflete em toda a economia, pois isso é uma cadeia. Na hora que há desemprego, a massa salarial que circula no bairro, na cidade, diminui também e, daí, o comerciante vai demitir, o Estado vai arrecadar menos, aí já vêm ajustes e mais desemprego.
E existe alguma solução?
Sou a favor da distribuição de renda, conforme o governo de Fernando Henrique Cardoso criou aqueles programas sociais. Depois, o Lula juntou tudo e criou o Bolsa Família, e quando essa renda foi distribuída, o pessoal da base da pirâmide começou a ter acesso ao mercado, a consumir. Só que nos governos anteriores havia critério e hoje isso se perdeu. Se dá por dar. A fiscalização é falha, pois os valores são liberados e muita gente não quer mais trabalhar, pois recebe as bolsas. Tem muita gente que nunca plantou um pé de feijão e recebe o seguro-safra, pois tudo é muito politizado. O que falta no Brasil são estadistas. Político para fazer politicagem barata tem muito. O País precisa de homens como foram Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas, que viram o Brasil 50 anos na frente. Hoje, vemos por aí, grandes fortunas nas mãos de quem não deu um dia de trabalho. Só politicagem.
O que a Cigel tem de fazer para se perpetuar no mercado e a sua mensagem final?
A nossa empresa tem de continuar investindo em novas tecnologias, olhar para o mercado com um olhar crítico e entender os anseios da população, para poder ganhar novos consumidores. Atuar com gestão financeira responsável e formar parcerias. Digo para a juventude que não dê ouvidos à crise, que é política e só nós, eleitores, podemos mudar. Na hora que resolverem essa briga, a economia voltará a girar.
Glossário
Expertise. Conhecimento que se adquire pelo estudo, experiência e prática; e a capacidade de aplicar o que foi aprendido de forma adequada às solicitações requeridas pela função exercida.
Aseplyne. Linha de produtos formada por sabonetes líquidos e gel, utilizada para que seja feita a higiene pessoal, no dia a dia, com ação antibacteriana.
Sazonais. Característica ou evento que ocorre em determinada época do ano. No caso de negócios, usado principalmente para descrever os períodos de vendas.i
Matriz econômica. Conjunto de medidas tomado pelo Governo, com o objetivo de manter o equilíbrio e promover o crescimento da economia de um país.
MARCELO CABRAL
economia@oestadoce.com.br

sábado, 29 de agosto de 2015

POLÍTICA
Danilo Forte e Heitor Ferrer deixam seus partidos e rumam ao PSB
Parlamentares já acertaram seu ingresso na sigla Peesbista


GEDSC DIGITAL CAMERA
Danilo Forte, Carlos Siqueira, Heitor Ferrer e Sérgio Novais
Durante encontro nesta sexta-feira em Brasília
A temperatura política de Brasília esteve em alta na tarde desta última sexta-feira (28/08). E dois nomes de peso da política cearense, foram os protagonistas desta ebulição política da capital candanga. É que depois de muitos burburinhos, os deputados Danilo Forte -federal PMDB, e Heitor Ferrer - estadual PDT, anunciaram que estão deixando seus partidos e anunciaram seu ingresso no Partido Social Brasileiro (PSB), faltando somente a solenidade do ato de filiação.

Danilo Forte, após mais de 20 anos de filiação no PMDB, vinha demonstrando desconforto no partido, para tentar viabilizar sua candidatura á prefeitura de Caucaia, e  desde então,  buscava uma alternativa para por em prática suas pretensões. De acordo com entendimentos com a cúpula  do PSB Nacional, é bem provável que Forte seja conduzido à presidência dos socialistas cearenses. Porém isso deverá ser mais amplamente discutido dentro do partido, pois bem recente o ex-prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa, deixou o PR e assumiu a direção do partido no estado. Com a entrada de Roberto Pessoa no partido, alimentou-se a expectativa do mesmo ser candidato a prefeito da capital, fato que não deverá consolidar-se.

Já Heitor Ferrer, depois de 27 anos filiado ao PDT, e com grandes possibilidades de concorrer à eleição para a prefeitura de Fortaleza no próximo ano, viu suas pretensões praticamente irem por água abaixo, já que a entrada do grupo liderado pelos irmãos Ferreira Gomes na agremiação aniquila suas pretensões, restando a Heitor a busca por outra agremiação para tentar disputar a eleição à prefeitura da capital. Segundo o próprio Heitor, nas últimas semanas surgiram pelo menos 08 convites para se filiar em outra agremiação, dentre elas o convite feito pelo senador Tasso Jereissati  para filiar-se ao PSDB, porém a filiação à sigla socialista é a que mais lhe agrada e que deverá ocorrer durante a próxima semana.

Tanto Danilo Forte, como Heitor Ferrer, têm que negociar com seus atuais partidos (PMDB e PDT), um acordo para que posteriormente não haja a possibilidade destas agremiações virem requerer na justiça eleitoral seus mandatos, e assim possam migar sem sustos ou receios de problemas futuros. Danilo Forte, inclusive postou em redes sociais, que já eleitor de Caucaia, após transferir seu domicílio eleitoral para a cidade, fato que ocorreu a poucos dias atrás.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

ASSALTO
Carro forte é assaltado em Pedra Branca
Veículo de valores foi interceptado e dinamitado

Um carro forte  transportando valores para uma agência bancária da cidade de Pedra Branca, foi interceptado por pelo menos 07 homens no fim da manhã desta sexta-feira na BR 226, próximo ao distrito de Mineirolândia. Informações dão conta de que os bandidos após interceptarem o veículo, explodiram seu cofre e levaram todos os malotes. Ainda não foi revelado o valor levado pelo bando.
Segundo informações, o veículo foi atacado nas imediações do bairro Santa Úrsula, na entrada da cidade. Notícias extra-oficias dão conta de que há inclusive pessoas feitas reféns. E que estes reféns seriam do distrito de Mineirolândia.
Com este novo ataque, já são 34 casos registrados no Ceará este ano.
No decorrer do dia, o blog atualizará os fatos.
Veja vídeo..
Com informações do correspondente José Giovane, direto de Mineirolândia...

C


PLENÁRIO VAZIO

Sessão na Assembleia Legislativa é suspensa por falta de deputados

Sessão marcada para a manhã desta sexta-feira (28/08), na Assembleia Legislativa foi suspensa pela falta de deputados no plenário. Até às 9h30min, apenas cerca de dez parlamentares haviam registrado presença, não sendo alcançado o quórum mínimo de 16 deputados para a abertura da sessão.
Desde a volta do recesso, no início de agosto, deputados tem tido problemas em alcançar o quórum mínimo para abertura dos trabalhos. Nas últimas semanas, pelo menos duas sessões começaram com atraso de mais de 20 minutos pela falta de pelo menos 16 deputados presentes na Casa.
No momento da queda da sessão, estavam registrados os deputados Antônio Granja (Pros), David Durand (PRB), Lucílvio Girão (SD), Professor Teodoro (PSD), Rachel Marques (PT), Robério Monteiro (Pros), Roberto Mesquita (PV), Sérgio Aguiar (Pros), Tin Gomes (PHS) e Zé Ailton Brasil (PP).
No expediente desta sexta, estavam em pauta apenas três projetos dos deputados. Um deles, de autoria de Tin Gomes, concede título de cidadania cearense ao presidente nacional do PHS, Eduardo Machado. Nove deputados já estavam inscritos para falar na sessão.
RÁDIO E TV LEGISLATIVAS
Câmara Municipal de Caucaia ganhará rádio FM e canal de TV
Comissão de vereadores esteve em Brasília tratando do assunto


Silvio Nascimento dá entrevista ao repórter Ivan Monteiro
Durante a sessão legislativa da última quinta-feira, da Câmara Municipal de Caucaia, o vereador e presidente da casa, Silvio Nascimento (PRP), anunciou que em breve aquela casa legislativa, disporá de dois veículos de comunicação. Segundo o presidente, foi assinado em Brasília na última quarta-feira, o protocolo para a implantação de uma rádio FM e um canal de TV aberta, para as transmissões dos trabalhos do legislativo caucaiense. 

"Estive em Brasília, na companhia dos colegas vereadores João Andrade (PRB) e Kiko do Cazuza (PROS), para tratarmos de assuntos de interesse de nosso município, e dentre eles um dos mais importantes, foi a protocolação no Ministério das Comunicações  da implantação de uma rádio FM, bem como um canal de TV para nossa Câmara Municipal. Através dos deputados federais, Ronaldo Martins (PRB), José Airton Cirllo (PT) e Danilo Forte (PMDB), que nos deram todo o suporte, estamos confiantes que obteremos êxito em nosso pleito, pois sabemos da importância que dois equipamentos deste porte, para a otimização dos trabalhos desenvolvidos pelos vereadores de nossa cidade. Com estes canais de comunicação certamente o povo de Caucaia poderá acompanhar mais de perto as ações de seus representantes no legislativo". Finalizou Sílvio Nascimento.

Ainda segundo Sílvio Nascimento,o próximo passo é apresentar um projeto com levantamentos técnicos e financeiros para que possa tornar-se realidade o sonho de se ter dois equipamentos como estes colaborando com o processo de divulgação dos trabalhos do legislativo municipal.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

MINHA CASA
Vereadores questionam critérios para escolha dos beneficiados com o programa do governo federal
João Andrade cobra esclarecimentos dos envolvidos no programa

Um dos temas bastante discutidos na sessão da Câmara Municipal de Caucaia, na manhã desta quinta-feira, 27/08, foi a questão dos critérios adotados pela Secretaria de Defesa Social, para a escolha dos beneficiados com os imóveis do programa Minha Casa Minha Vida.

O tema foi abordado pelo vereador João Andrade (PRB), que se diz preocupado e decepcionado com o rumo que o processo de escolha dos beneficiados vem tomando no município.
" O vice prefeito Paulo Guerra esteve aqui numa sessão da Câmara para falar do assunto, porém nada que foi dito aqui, está sendo posto em prática. Eu tinha muito respeito por Paulo Guerra, mas hoje já não mais certeza disso, pois não há clareza e transparência no processo de escolha dos beneficiados pelo programa. Há inclusive denúncias de que pessoas que não estão dentro do perfil estabelecido pelo projeto, estão recebendo residências em detrimento de quem de fato preenche os requisitos". Finalizou João Andrade.

Ainda durante a discussão sobre o assunto, foi sugerido e o presidente do legislativo municipal, Sílvio Nascimento acatou que o secretário da SDS,  Mersinho Filho, seja convocado para dar explicações se de fato vem ocorrendo o desvio da finalidade do projeto.


VIADUTOS
Vereadora se posicionará contra construção de viadutos na Jurema
Cristina do Diogo defende que haja diálogo com a comunidade


Vereadora Cristina do Diogo sugere que haja amplo debate para
que se encontre uma solução para  o impasse

Ainda durante a sessão legislativa da Câmara Municipal de Caucaia, na manha desta quinta-feira, 27/08, um dos temas abordados, foi a possível construção de um viaduto sobre a linha do Metrofor  na Av. Dom Almeida Lustosa na Grande Jurema. Levantado pelo vereador Sebastião Conrado (PSL), o assunto rendeu muitas manifestações de vários parlamentares que o seguiram  em suas preocupações.

De acordo com o que está sendo planejado pela prefeitura de Caucaia, a construção de tal equipamento se faz necessário para melhorar a mobilidade urbana da área. Porém segundo comerciantes do entorno, se o equipamento for mesmo construído trará grandes prejuízos para todos naquela movimentada área do distrito, pois aproximadamente 34 comerciantes terão suas atividades bastante prejudicadas se de fato se concretizar o desejo da gestão municipal.

Ante o temor dos comerciantes, a vereadora Cristina do Diogo (PSDB), defende que haja uma amplo debate com a população, não só os comerciantes que se sentirão prejudicados, mas que toda a população da Grande Jurema seja chamada a participar destes debates.
" Não é possível que a gestão municipal empreenda uma obra desta natureza, sem antes trazer a comunidade para o debate. Pelo que está sendo projetado, esta obra irá dividir a Jurema em duas, e isso não pode acontecer, pois pais de família que tiram seu sustento do comércio naquela movimentada avenida, não podem correr esse risco de serem prejudicados. É importante que se repense e que se busque uma alternativa. A Câmara trará o tema para ser discutido e certamente estarei do lado que for o mais viável para solucionar o problema, pois fui eleita para defender os interesses de minha comunidade". Afirmou Cristina do Diogo.
O presidente Silvio Nascimento (PRP), acatou sugestão de seus pares e propôs que sejam feitas audiências públicas com a comunidade, afim de se encontrar uma saída para o impasse.
CAUCAIA
Vereadores sentem-se "desrespeitados" por secretário Deuzinho  Filho  
Secretário não comparece a convocação dos vereadores

A sessão da Câmara Municipal de Caucaia, realizada na manhã desta quinta-feira, 27/08, foi marcada pela reclamação dos parlamentares, que sentiram-se desrespeitados pelo Secretário de Saúde do Município, Deuzinho Filho,  que não compareceu a uma convocação da casa, para explicar alguns problemas referentes à pasta. 

Para o presidente do legislativo municipal Sílvio Nascimento (PRP), "o secretário mostrou que não tem o mínimo de respeito para com o poder legislativo municipal, pois além de não comparecer a uma convocação oficial, para dar explicações sobre vários problemas que apresenta sua pasta, não teve sequer a consideração de dar pelo menos um telefonema, justificando sua ausência". Falou o presidente, no que foi seguido por mais parlamentares.

Para o vereador Augostinho Ferreira Lima (PT), Deuzinho Filho perdeu uma grande oportunidade de esclarecer e ou até justificar alguns gargalos que têm trazidos grandes transtornos à sua gestão frente à pasta da saúde da cidade, que segundo ainda o parlamentar petista, vai de mal a pior. " Como pode uma pessoa comparecer a um posto de saúde, contorcendo-se de dores, e ter como resposta: volte pra casa e retorne somente no dia 10 de outubro?"  Para Augostinho esta é uma marca negativa de Deuzinho e que o mais prejudicado é o cidadão caucaiense.

Para o Vereador Américo Rocha (PTN),  o não comparecimento do Secretário, deixou sem explicações o motivo da falta de medicamentos em vários postos do município.

Durante a sessão, o plenário da casa  votou e aprovou uma nova convocação do secretário, já para a próxima sessão.







quarta-feira, 26 de agosto de 2015

DISCURSO NO SENADO
Tasso Jereissati cobra urgência do Governo no debate da crise econômica
Senador cearense defende que é preciso priorizar esta discussão sobre as demais.

O Senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) cobrou urgência do Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Senador Delcídio do Amaral (PT-MS), no debate da crise econômica brasileira. 

Durante reunião da Comissão realizada na manhã desta terça-feira (25), Tasso destacou o agravamento da crise em todo o país e ressaltou a importância da vinda do Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e do Presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, para debater o tema com os parlamentares.

Para ele, é preciso priorizar esta discussão sobre as demais, pois a cada dia que passa a crise se agrava e o governo e os Estados estão perdendo o controle da situação econômica. “A crise é muito grave e a cada dia que passa ela aumenta mais. Temos que falar agora sobre como não cair neste abismo”, afirmou.


        

terça-feira, 25 de agosto de 2015

POR CLAUDIO HUMBERTO...
Dilma se complica

A decisão do vice Michel Temer (PMDB) de abandonar a articulação política é o que de pior poderia acontecer a presidente Dilma. Analistas políticos experientes dizem que ele nem precisa passar a conspirar contra a titular do cargo: ainda que não estimule isso, o Palácio Jaburu, sua residência oficial, vai virar local de romaria de parlamentares que sonham com a queda de Dilma e a posse dele no Palácio do Planalto. 
É só ficar quieto
Para o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), Temer nem precisa fazer coisa alguma. “Se ficar quieto, a presidência cai no seu colo”.
Desconfiança
Temer é reconhecido pelos amigos por sua lealdade e ponderação, mas Dilma e o PT sempre o trataram com desdém e desconfiança. 
Rompimento
O afastamento de Temer fortalece a defesa que o grupo liderado por Eduardo Cunha faz do rompimento do PMDB com o PT e o governo.
Impeachment
Sem o PMDB na bancada governista, o impeachment de Dilma pode deixar de ser factível para se transformar em forte possibilidade.
Desativação
O presidente do Itaú, Roberto Setúbal, antecipou aos analistas de mercado, semana passada, como vai aumentar o lucro: o banco irá fechar 15% das suas 4 mil agências nos próximos três anos. Em dez anos, o objetivo é mais radical: fechar metade delas. Isso representa uma economia vigorosa nos gastos com trabalhadores. No primeiro corte de 15% das agências, serão ceifados cerca de 9 mil empregos. 
Navalha na carne
No prazo de dez anos, a estimativa no banco Itaú é de um total de 30 mil postos de trabalho a menos. 
Sem bancário
A fria explicação do Itaú é que, hoje, 36% do resultado de varejo já são do atendimento digital (internet, celular, telefone, autoatendimento). 
Feito para você
O dado mais cruel: em 2012, mais de 83% do lucro do Itaú eram realizados pelos gerentes. Hoje, esse índice está em 46%.
Situação delicada
Na opinião de Lula, a saída de Michel Temer deve apressar a tramitação do pedido de impeachment de Dilma. Para o ex-presidente, sem o PMDB de Michel Temer, a situação de madame é “delicada”.
Ela se segurou
No encontro privado com Michel Temer, ontem, Dilma fez um grande esforço para evitar a habitual grosseria. Fingiu até que queria a permanência dele, mas a decisão estava tomada há duas semanas. 
Piada pronta
O BNDES, que tem CPI para chamar de sua no Congresso, e o BTG Pactual, enrolado em compras suspeitas de sondas, promovem mesa-redonda ensinando a “desatar nós” dos financiamentos de concessões.
Melhor extinguir
Entre os pedetistas da Câmara, poucos se habilitam a assumir a vaga de Manoel Dias no Ministério do Trabalho. Reclamam da falta de verbas e da perda de importância do ministério. 
Cuidado com a TAM
Houve rebelião no voo 8043 da TAM, Miami-Brasília, domingo à noite, com o atraso de mais de 2 h, com todos a bordo. Parte deles havia sido vítima de dois dias de cancelamento desse voo, e o atraso os deixou exasperados. Queriam deixar o avião, um velhíssimo Boeing 767.
Rato de 1º mundo
A entrevista em que a diretora destacava o “padrão primeiro mundo” do Hospital Geral do Estado, em Maceió, foi interrompida em razão de um visitante imprevisto: um rato. Assustado com o alarido, o bicho “vazou”. 
Celina no TCDF
A presidente da Câmara Legislativa do DF, Celina Leão (PDT), pode assumir uma vaga no Tribunal de Contas distrital, que é cargo vitalício. Wasny de Roure (PT) e Dr.Michel (PP) também disputam a vaga.
Outro endereço
Após ter sido ministro do Turismo, cargo que ocupou como uma opção técnica, Vinicius Lages tem trabalhado para assumir uma das presidências no Sistema S. Atualmente ele trabalha no Senado.
Pensando bem...
...ao admitir, um ano e meio depois, que não percebeu a gravidade da crise, agora é oficial: Dilma não precisa de oposição para chamá-la de incompetente.

PODER SEM PUDOR


Derrota certa
Na eleição de 1994 não era mesmo a vez do candidato do PMDB ao governo paulista, Barros Munhoz. Pudera. O símbolo da campanha era um garfo e um prato com o slogan “Ninguém é feliz de barriga vazia”. Ele contratou centenas de moças para agitar bandeiras com a logomarca e o slogan, horas a fio, sob sol e chuva. Certo dia, pelas 20h, uma delas se aproximou do candidato, cansada e mal-humorada, e tacou: - Olha, doutor Munhoz, a gente está de barriga vazia! A história vazou e a candidatura foi para o beleléu.
NÃO PATROCINARÁ
PSDB não vai liderar movimento pelo  impeachment de Dilma, diz Aloysio Nunes
Posição do partido foi comunicada pelo senador tucano a deputados paulistas nesta segunda-feira


SÃO PAULO - A falta de um consenso interno levou o PSDB a decidir que não vai liderar um movimento pró-impeachment da presidente Dilma Rousseff. A posição foi comunicada pelo senador Aloysio Nunes Ferreira a deputados da sigla em São Paulo em uma reunião na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira. Segundo relato de parlamentares, Aloysio explicou que, se um processo for aberto no Congresso para afastar Dilma, o PSDB apoiará. Mas, que não partirá da legenda o pedido de impeachment.

Na semana passada o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso reuniu-se com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o senador Aécio Neves em seu apartamento na capital paulista para tentar afinar um discurso único do PSDB sobre o futuro político de Dilma. Um dia depois do encontro, Alckmin e Aécio apareceram em público dizendo que era preciso esperar as investigações contra a presidente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Tribunal de Contas da União (TCU) para se posicionar sobre um eventual impeachment. Até então, aliados do governador e do senador estavam adotando posições conflitantes sobre o debate.

O próprio Fernando Henrique divulgou em uma rede social, um dia após os protestos anti-Dilma do último dia 16, mensagem sugerindo a renúncia da presidente. Tucanos dizem hoje que o posicionamento do ex-presidente foi mais um gesto para os manifestantes do que uma linha de ação para o partido.

Na reunião com os parlamentares tucanos ontem, Aloysio disse que o PSDB precisa agir com cautela para manter a imagem de partido “responsável”. Alguns deputados se manifestaram a favor e contra o partido encabeçar em Brasília essa discussão. O senador usou a falta de consenso na bancada estadual para destacar que a mesma situação se repete no partido em nível nacional e que, portanto, não há condições internas para que o PSDB lidere um movimento pró-impeachment de Dilma neste momento.

Aloysio esteve na Assembleia Legislativa paulista para participar, ao lado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, de uma reunião com dirigentes dos legislativos estaduais de todo o país sobre a PEC do pacto federativo.


Com informações de O Globo..
DESVIOS
Doleiro Youssef: Dilma e Lula sabiam do esquema da Lava Jato


O doleiro Alberto Youssef, um dos principais delatores da operação Lava Jato, disse nesta terça-feira (25) que a presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinham conhecimento do esquema de desvios de recursos públicos da Petrobras investigado pela Polícia Federal e pelo MPF (Ministério Público Federal). A declaração foi feita durante a acareação entre Youssef e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras na Câmara dos Deputados.
Youssef e Paulo Roberto Costa foram questionados pelo deputado André Moura (PSC-SE) sobre se acreditavam que Dilma tinha conhecimento do esquema de corrupção investigado pela operação Lava Jato durante o período em que ela foi presidente do Conselho de Administração da Petrobras, entre 2003 e 2010.
"No meu entendimento, quando o Paulo Roberto, nas discussões e nas brigas do partido, ele pedia um sinal do Palácio do Planalto ... No meu entendimento, [Dilma] tinha conhecimento", disse Youssef.
Paulo Roberto Costa, por sua vez, disse que não poderia confirmar se Dilma tinha conhecimento ou não do esquema operado junto à Petrobras. "Como eu já mencionei nos meus depoimentos, nunca conversei com ela sobre esse tema. Agora, não posso afirmar uma coisa que eu não tenho esse conhecimento", afirmou.
André Moura então continuou a pergunta feita a Youssef perguntando se ele acreditava que Costa tinha o aval do ex-presidente Lula e de Dilma para operar o esquema de corrupção junto à Petrobras. 
"O Paulo Roberto tinha sinalização do Palácio do Planalto, tinha sinalização de quem comandava e presidia o conselho de administração, no caso o ex-presidente Lula, a presidente Dilma, seja enquanto presidente, seja enquanto ministra, seja como presidente do conselho de administração, mas que obviamente, qualquer passo dado do seu Paulo Roberto para roubar os cofres públicos a Petrobras tinha a sinalização de quem comandava o país ou a Petrobras, o ex-presidente Lula, a presidente Dilma. É isso?", indagou Moura. "É isso", disse Youssef. 
A presidente Dilma sempre negou que soubesse do esquema. Em entrevista a três jornais brasileiros ontem, a presidente disse ter sido "surpreendida" ao saber que pessoas ligadas ao PT estavam envolvidas em irregularidades na Petrobras. "Lamento profundamente. Sou a favor de uma coisa que Marcio Thomaz Bastos [advogado e ex-ministro morto em 2014] dizia. Não espere que sejam as pessoas a fonte da virtude. Tem que ser as instituições. Elas é que precisam ter mecanismos de controle. Quem pode colocar luz sobre um processo de corrupção é a maturidade institucional do país", disse. 
Em maio deste ano, o Instituto Lula divulgou nota na qual o ex-presidente disse, sem se referir diretamente a Alberto Youssef, que é "inacreditável que um bandido com oito condenações, que já enganou a Justiça num acordo anterior de delação premiada, tenha palco para atacar e caluniar, sem nenhuma prova, algumas das principais lideranças políticas do país". Alberto Youssef já firmou acordos de delação premiada com a Justiça Federal durante as investigações do caso Banestado.
E, em junho, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, da força-tarefa da Lava Jato, negou que Lula seja investigado. "Neste momento, o ex-presidente não faz parte da investigação. O fato é que se encontramos elementos, investigaremos (Lula) como qualquer outro", disse.