Dilma se complica
A decisão do vice Michel Temer (PMDB) de abandonar a articulação política é o que de pior poderia acontecer a presidente Dilma. Analistas políticos experientes dizem que ele nem precisa passar a conspirar contra a titular do cargo: ainda que não estimule isso, o Palácio Jaburu, sua residência oficial, vai virar local de romaria de parlamentares que sonham com a queda de Dilma e a posse dele no Palácio do Planalto.
É só ficar quieto
Para o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), Temer nem precisa fazer coisa alguma. “Se ficar quieto, a presidência cai no seu colo”.
Desconfiança
Temer é reconhecido pelos amigos por sua lealdade e ponderação, mas Dilma e o PT sempre o trataram com desdém e desconfiança.
Rompimento
O afastamento de Temer fortalece a defesa que o grupo liderado por Eduardo Cunha faz do rompimento do PMDB com o PT e o governo.
Impeachment
Sem o PMDB na bancada governista, o impeachment de Dilma pode deixar de ser factível para se transformar em forte possibilidade.
Desativação
O presidente do Itaú, Roberto Setúbal, antecipou aos analistas de mercado, semana passada, como vai aumentar o lucro: o banco irá fechar 15% das suas 4 mil agências nos próximos três anos. Em dez anos, o objetivo é mais radical: fechar metade delas. Isso representa uma economia vigorosa nos gastos com trabalhadores. No primeiro corte de 15% das agências, serão ceifados cerca de 9 mil empregos.
Navalha na carne
No prazo de dez anos, a estimativa no banco Itaú é de um total de 30 mil postos de trabalho a menos.
Sem bancário
A fria explicação do Itaú é que, hoje, 36% do resultado de varejo já são do atendimento digital (internet, celular, telefone, autoatendimento).
Feito para você
O dado mais cruel: em 2012, mais de 83% do lucro do Itaú eram realizados pelos gerentes. Hoje, esse índice está em 46%.
Situação delicada
Na opinião de Lula, a saída de Michel Temer deve apressar a tramitação do pedido de impeachment de Dilma. Para o ex-presidente, sem o PMDB de Michel Temer, a situação de madame é “delicada”.
Ela se segurou
No encontro privado com Michel Temer, ontem, Dilma fez um grande esforço para evitar a habitual grosseria. Fingiu até que queria a permanência dele, mas a decisão estava tomada há duas semanas.
Piada pronta
O BNDES, que tem CPI para chamar de sua no Congresso, e o BTG Pactual, enrolado em compras suspeitas de sondas, promovem mesa-redonda ensinando a “desatar nós” dos financiamentos de concessões.
Melhor extinguir
Entre os pedetistas da Câmara, poucos se habilitam a assumir a vaga de Manoel Dias no Ministério do Trabalho. Reclamam da falta de verbas e da perda de importância do ministério.
Cuidado com a TAM
Houve rebelião no voo 8043 da TAM, Miami-Brasília, domingo à noite, com o atraso de mais de 2 h, com todos a bordo. Parte deles havia sido vítima de dois dias de cancelamento desse voo, e o atraso os deixou exasperados. Queriam deixar o avião, um velhíssimo Boeing 767.
Rato de 1º mundo
A entrevista em que a diretora destacava o “padrão primeiro mundo” do Hospital Geral do Estado, em Maceió, foi interrompida em razão de um visitante imprevisto: um rato. Assustado com o alarido, o bicho “vazou”.
Celina no TCDF
A presidente da Câmara Legislativa do DF, Celina Leão (PDT), pode assumir uma vaga no Tribunal de Contas distrital, que é cargo vitalício. Wasny de Roure (PT) e Dr.Michel (PP) também disputam a vaga.
Outro endereço
Após ter sido ministro do Turismo, cargo que ocupou como uma opção técnica, Vinicius Lages tem trabalhado para assumir uma das presidências no Sistema S. Atualmente ele trabalha no Senado.
Pensando bem...
...ao admitir, um ano e meio depois, que não percebeu a gravidade da crise, agora é oficial: Dilma não precisa de oposição para chamá-la de incompetente.
PODER SEM PUDOR
Derrota certa
Na eleição de 1994 não era mesmo a vez do candidato do PMDB ao governo paulista, Barros Munhoz. Pudera. O símbolo da campanha era um garfo e um prato com o slogan “Ninguém é feliz de barriga vazia”. Ele contratou centenas de moças para agitar bandeiras com a logomarca e o slogan, horas a fio, sob sol e chuva. Certo dia, pelas 20h, uma delas se aproximou do candidato, cansada e mal-humorada, e tacou: - Olha, doutor Munhoz, a gente está de barriga vazia! A história vazou e a candidatura foi para o beleléu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário