Pesquisar

sábado, 16 de janeiro de 2016

CHUVAS
Alguns açudes do Ceará já começam  tomar recarga
Com chuvas acima de 100 mm alguns pequenos açudes já estão quase cheios
Apesar de ainda não ser a confirmação de bom inverno, as precipitações que têm caído no estado do Ceará no início de janeiro, já deixam principalmente o homem do campo contente. É que chuvas acima de 100 mm têm sido frequentes e já começam a fazer a reposição hídrica de alguns pequenos reservatórios. 
d

Até o momento as maiores precipitações têm ocorrido na região dos Inhamus, como foi o caso das cuvas registradas nas cidades de Tauá e Saboeiro que chegaram aos 125 mm.

O Assessor da Presidência da COGERH, Gianni Lima, disse que os aportes verificados em vários açudes não foram expressivos em relação às suas capacidades, mas são importantes para o abastecimento local. "As recargas registradas contribuíram para estabilizar a queda diária do nível dos reservatórios do estado, evitando o rebaixamento já esperad o, explicou Gianni Lima. Estas chuvas que têm relação com a pré-estação são mais imprevisíveis".

A COGERH registrou ontem, aportes em 23 açudes. Quatro deixaram de estar secos: Colina em Quiterianópolis, Flor do Campo em Novo Oriente, Parambu em Parambu, e Tricí em Tauá. 
Outros que receberam recarga são: Angicos (Quixelô), Arneiroz II, Figueredo (Alto Santo), Orós e Pedras Brancas em Quixadá.

O açude Colina em Quiterianópolis, desde 2012 que estava seco recebeu um aporte de 334 mil m³.  O Arneiroz II registrou recarga de 1,5 milhão de m³. O aporte mais favorável até o momento, é o registrado no flor do Campo em em Novo Oriente, que recebeu 1,072 milão de m³.  Este aporte foi muito importante porque havia risco de colapso de abastecimento da cidade.

O Trici em Tauá, que abastece a cidade e estava seco, recebeu quase um milhão de m³. Esse mesmo volume de água chegou ontem ao Pedras Brancas e Banabuiu.

No próximo dia 20, a Funceme  divulga o prognóstico da quadra invernosa de fevereiro a maio. 

Na última sexta-feira foram registradas boas chuvas em 60 municípios.  As cinco maiores precipitações ocorreram nos municípios de: Iracema 60 mm, Quixelô 55 mm, Jardim 42 mm, Jati 39 mm, e Alto Santo 38 mm.
Ainda segundo a Funceme, nos próximos dias, as chuvas continuarão banhando as regiões centro-sul, Inhamuns, sul do Cariri e Vale do Jaguaribe. 

Com informações da Funceme e Cogerh

Funceme: (85) 3101-1117      Cogerh (85) 3218-7024

Nenhum comentário:

Postar um comentário