Pesquisar

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


Assessor da presidência da  República participa de reunião da embaixada de Cuba contra a jornalista/blogueira Yoani Sanchez

Servidor recebeu CD com dados de blogueira cubana, diz governo

A Secretaria-Geral da Presidência afirmou nesta segunda-feira, em nota oficial, que o servidor envolvido na execução de um suposto dossiê contra a blogueira Yoani Sánchez recebeu, durante reunião na Embaixada de Cuba no Brasil, um CD com informações sobre a ativista. Disse, contudo, que o funcionário não usou os dados.
Reportagem da revista "Veja" desta semana afirma que integrantes do primeiro escalão do governo federal articularam um suposto plano de espionagem e pedido de divulgação de um dossiê contra a blogueira cubana Yoani, que está em visita ao Brasil.
O dossiê foi distribuído numa reunião na Embaixada de Cuba no Brasil a militantes de esquerda, entre eles do PT e do PC do B, segundo a publicação. Entre os participantes da reunião estava, conforme a reportagem, Ricardo Poppi Martins, funcionário da Secretaria-Geral da Presidência.
A pasta diz que Poppi esteve na embaixada para tirar seu visto para uma viagem àquele país e, posteriormente, fora convidado "por um funcionário da embaixada" a participar da reunião em questão.
Segundo a secretaria, o seminário em Havana não teve relação com os temas tratados na reunião.
A pasta já havia divulgado nota, no sábado passado, em que confirmava que Poppi esteve na embaixada de Cuba em 6 de fevereiro, mas para tratar de uma viagem que faria a Havana, onde participaria de um encontro internacional de redes sociais.
A secretaria ressaltou, na ocasião, que não autorizou nenhum servidor tratar da visita da blogueira ao Brasil e que não foi informada de uma reunião nos termos relatados pela revista. "A suposta participação do servidor Ricardo Augusto Poppi Martins será devidamente apurada quando de seu retorno ao Brasil", disse o governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário