Pesquisar

segunda-feira, 25 de maio de 2015

MEIO AMBIENTE
Os cinco países na Europa onde a água é mais limpa

CHIPRE.....

Menina brinca na praia de Ayia Napa, em Chipre. Foto: Petros Karadjias / AP

Às vésperas do verão no Hemisfério Norte, a Agência Europeia de Meio Ambiente divulgou o ranking com os países com melhores índices de balneabilidade no continente. A ilha de Chipre, no Mediterrâneo, foi um dos três países que tiveram 100% de suas áreas de banho consideradas excelente. A praia de Ayia Napa é um dos pontos mais populares do país.

MALTA
Blue Lagoon Bay entre as ilhas de Comino e Cominotto, em Malta Foto: Reprodução/Wikipedia

Outra ilha no Mediterrâneo figura no topo do ranking da Agência Europeia de Meio Ambiente. O órgão atestou que 100% das praias de Malta são excelentes para o banho. A baía de Blue Lagoon, entre as ilhas de Comino e Cominotto, estão entre os pontos mais bonitos da ilha, que encantou gente como Brad Pitt e Kate Middleton.


LUXEMBURGO
O Lago Upper-Sûre, em Luxemburgo Foto: Haas Pierre/Visit Luxembourg / Divulgação

O pequeníssimo grão-ducado encravado entre Alemanha, França e Bélgica não tem praias. Mas a balneabilidade de 100% de seus rios e lagos foi considerada excelente pela Agência Europeia de Meio Ambiente. Lagos como Upper-Sûre, Echternach e os de Remerschen são muito populares durante o verão.


GRÉCIA
Ilha de Skiathos, na Grécia Foto: Y Skoulas/Visit Greece / Divulgação

Milhões de turistas, há décadas, não poderiam estar errados. Segundo a agência da União Europeia, 97% das áreas de banho da Grécia são consideradas excelentes. As inúmeras praias eilhas, quase todas de cartão-postal, como a ilha de Skiathos, fazem do país um dos mais procurados no verão.

CROÁCIA
Praia de Zlatni Rat, na ilha de Brac, na Croácia Foto: Cristina Massari / O Globo

De acordo com a Agência Europeia de Meio Ambiente, 94% das águas da Croácia são excelentes para banho. O país banhado pelo Mar Adriático é o quinto do ranking do órgão, mas um dos primeiros quando se pensa em belos destinos de praias na Europa, como Dubrovnik, Split, Hvar e Brac (foto).


Nenhum comentário:

Postar um comentário