Pesquisar

quarta-feira, 27 de maio de 2015

QUER O MANDATO
PT apresenta ação para tirar mandato de Marta Suplicy
Partido alega que senadora deixou a legenda por ambição política e oportunismo eleitoral


O PT protocolou nesta terça-feira, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma ação em que pede o mandato da senadora Marta Suplicy (SP). Ela havia deixado a legenda no mês passado.
Assinada pelos presidentes do diretório nacional, Rui Falcão, e do diretório estadual de São Paulo, Emídio de Souza, a ação argumenta que Marta resolveu deixar o partido por “ambição política, ambição política, oportunismo eleitoral e personalismo desmedido”. A legenda considera que a falta de espaço político, citado como justificativa pela senadora para abandonar o partido, não passa de “demagogia mal disfarçada”.


“Apesar dos motivos enunciados em sua carta de desfiliação - um arrazoado de justificativas infundadas, enviado à imprensa antes mesmo de ser enviado ao PT - as reais razões da saída se devem à ambição política da senadora e a um oportunismo eleitoral”, afirma.
Os petistas classificam a saída de Marta de “caprichosa atitude” e dizem que a motivação para a decisão foi o fato de ela ter sido preterida em favor de Fernando Haddad na escolha do candidato da legenda a prefeito de São Paulo, em 2012.
A senadora é acusada de retribuir com “falta de ética” o apoio que o PT lhe conferiu. Marta deve disputar a prefeitura de São Paulo no ano que vem pelo PSB.



A ação ainda apresenta argumentos sobre a legalidade da cassação de mandatos de cargos majoritários por infidelidade partidária. . O primeiro suplente de Marta é o ministro dos Transporte, Antonio Carlos Rodrigues, do PR. O segundo suplente é o petista Paulo Frateschi, que ficaria com o posto se a ação for julgada procedente.
Em discurso no plenário do Senado, a senadora Marta Suplicy (sem partido-SP) rebateu a acusação de que traiu o PT ao deixar o partido:
- Se alguém traiu alguém, pergunto a vocês: quem traiu quem? Saí do Partido dos Trabalhadores pela traição aos princípios que eu ingressei, princípios éticos, que hoje basta abrir a página do jornal para ver o que o partido está envolvido, princípios programáticos. Hoje, a votação aqui (do ajuste fiscal) é o maior exemplo. O Partido dos Trabalhadores hoje trai sua essência, sua criação, a defesa do que se batalhou a vida inteira. Não sou eu que estou traindo os princípios!

Com O Globo....


Nenhum comentário:

Postar um comentário