Pesquisar

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

AÉREA

TAF inaugura voo de Fortaleza a Sobral

voo
Foi aberto oficialmente o voo regular de Fortaleza e Sobral, de ida e volta, na manha desta sexta-feira (30/10). O voo inaugural aconteceu as 7:00 H, saindo do hangar, no antigo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Pinto Martins em Fortaleza com destino a Sobral.
Nesse voo inaugural participaram, convidados, empresários do setor de turismo e a imprensa, que foram recepcionados pela Secretária de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Sobral Daniella Costa, representando o Prefeito Veveu Arruda. Em seguida todos os convidados participaram de um Café da manhã.
O voo terá frequência diária, com duração de 45 minutos, a partir de R$ 350,00. A aeronave é um Caravan com capacidade para nove passageiros, informa o controlador da TAF, Ariston Pessoa Filho. A TAF – Transportes Aéreos Fortaleza (Linhas Aéreas) começa a operar normalmente na próxima segunda-feira (02), o voo regular de Fortaleza e Sobral, ida e volta.
A previsão de decolagem é 07:15 da manhã, partindo de Fortaleza, retornando às 09:15. Esta poderá ser a primeira frequência, já que a TAF pretende fazer um segundo voo, no período da tarde.
Com informações do site Cearaagora....
ESTELIONATO

Lula admite que Dilma cometeu “estelionato eleitoral” na campanha à reeleição


Lula foto ABr
Em discurso no encontro nacional do PT, nesta quinta-feira (29), o ex-presidente Lula reconheceu que “a mudança de discurso” da presidente Dilma, após as eleições, é em parte responsável pela crise política que o governo da petista atravessa.
Em outras palavras, a principal liderança petista endossou as acusações das oposições de que a presidente Dilma praticou ‘estelionato eleitoral’ ao fazer promessas que foram descumpridas no pós-eleição.
Veja o que disse o ex-presidente Lula: “Tivemos um grande problema político quando tomamos a atitude de fazer o ajuste que era necessário fazer. Ganhamos as eleições com um discurso e, depois, tivemos que mudar o discurso e fazer o que dizíamos que não íamos fazer. Isso é fato conhecido pela nossa querida presidente”.
A oposição, capitaneada pelo PSDB, já havia alertado para o ‘estelionato eleitoral’ cometido pela presidente Dilma por ela ter se valido de um discurso eleitoral que imediatamente foi negado pelas ações que implementou ao se reeleger.
Referiam-se aos reajustes de várias tarifas como combustível e energia, ao corte de direitos e benefícios dos trabalhadores e a uma política de ajuste fiscal que se concentra fortemente no aumento e criação de impostos. As proferir as críticas, os tucanos foram tachados pelo PT de “golpistas”.
*Do portal do PSDB-PE
 ENCONTRO REGIONAL
PSDB realiza encontro regional na cidade de Iguatu 
Encontro foi considerado um dos  maiores  eventos  políticos já realizados na cidade

O clube da AABB de Iguatu, recebeu a maior lotação de lideranças políticas, comunitárias e de cidadãos de todo o Centro-Sul, na última quinta-feira, 29, em evento idealizado pelo PSDB estadual, que contou com a presença do Senador Tasso Jereissati, o presidente da executiva estadual, Luis Pontes, Prefeito Aderilo Alcântara, Vereadores, Prefeitos e Ex-prefeitos, Luiz Pontes, ex-senador; Deputados Agenor Neto, Leonardo Araújo, Carlos Matos e do médico e também ex-deputado estadual e prefeito de Quixelô, José Ilo Dantas, além de várias outras lideranças da região centro-sul do estado.

O evento foi considerado o maior encontro partidário de todos os tempos em Iguatu, e teve como pauta principal,  discutir os rumos da política local, estadual e nacional.  O encontro, teve como ponto alto, a filiação de mais de 300 pessoas, desde  vereadores, estudantes, empresários, e de pessoas de todas as classes sociais da região.
Eu seu discurso, o ex-prefeito e atual deputado estadual pelo PMDB, Agenor Neto, fez grandes elogios ao encontro e principalmente ao senador Tasso Jereissati.
“Tasso é uma referência e inspiração pra todos nós. Um homem, um líder e um cidadão honrado. E quanto ao nosso senador Eunício Oliveira, gostaria de lembrar neste momento, que ele marcou a coragem do povo cearense - do sertão à capital - de enfrentar sem medo, uma candidatura ao Governo do Ceará recentemente, onde a família Ferreira Gomes tinha por objetivo tirar do povo a escolha do seu próprio governante, distante de seu mando e recomendação pessoal”, registrou Agenor Neto.

O senador Tasso Jereissati, ao falar à multidão no clube da AABB, reconheceu a força do Centro-Sul e a sua importância no cenário social, econômico e político do estado e retribuiu a gentileza do Deputado Agenor Neto, destacando seu trabalho em defesa dos cidadãos iguatuenses e da região centro-sul do estado.

Todos os oradores registraram em seus pronunciamentos que o modelo de gestão implantado no Brasil e no Ceará não preenche mais os desejos populares em suas várias áreas de governo.  

"A nossa região quer fazer parte de todas às discussões que envolvam o nosso desenvolvimento. Queremos crescer não só como cidade, individualmente, mas como região", cobrou Agenor Neto.

Com informações de Rubens Brasil direto de Iguatu..

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

FERIDO
Bando assalta carro-forte e na fuga atira em delegado
Salviano de Pádua e mais dois policiais saem feridos durante tiroteio
carro forte explodido
Mais um carro-forte que fazia o transporte de valores, foia atacado no início da tarde desta quarta-feira no interior do estado. Uma quadrilha fortemente armada, interceptou o veículo na CE  060, na altura da localidade de Lagoa de São Miguel, entre Quixadá e Quixeramobim.
Na ação dois vigilantes foram feitos reféns, enquanto o bando explodia o veículo. Na fuga os mesmos enfrentaram uma composição da Polícia Civil, ferindo o delegado Salviano de pádua e mais 03 agentes, que foram conduzidos para atendimento médico em Quixeramobim e em seguida transportados para Fortaleza pelo helicóptero da Cipaer. Segundos fontes, os policiais não correm risco de morte.
Já os bandidos fugiram em dois carros de cor prata, levando uma quantia ainda não informada pela polícia.
Policiais de Quixadá, Quixeramobim, Boa Viagem , Senador Pompeu, Choró e Banabuiu, estão na busca aos mesmos, porém até o fechamento desta matéria, não haviam sido localizados.


VIOLÊNCIA
Vereadora de Caucaia demonstra preocupação com os altos índices de violência na cidade
Cristina do Diogo defende maior contingente policial 

A "onda" de violência que se instalou no Ceará, também afeta a vida da população de Caucaia e tem sido fonte de preocupação entre os parlamentares da cidade. Na sessão legislativa da Câmara Municipal desta terça-feira (27/10), o tema voltou a ser discutido e um dos parlamentares que demonstraram grande preocupação, foi a vereadora Cristina do Diogo. D. Cristina em apartes a seus colegas, disse estar muito preocupada os últimos fatos  ocorridos em Caucaia. D. Cristina ensossou as palavras do vereador João Andrade, que sugeriu a formação de  uma comitiva de vereadores,  pra ir até ao governador do estado na tentativa de buscar uma solução para o problema.
" Nossa cidade está muito violenta. Não podemos mais caminhar pelas ruas sem termos medo de a qualquer momento sermos abordado por algum marginal. eles perderam totalmente o medo e o respeito agem a qualquer hora do dia. Tanto faz ter gente na rua ou não. Vejam o que ocorreu em pleno centro de Caucaia no último sábado, onde em plena manhã e com centenas de pessoas na rua, realizaram um assalto e na fuga atiraram em duas pessoas, com uma vindo a óbito. Isso é um verdadeiro absurdo e que temos que buscar urgentemente uma solução para pelo menos diminuir isso.". Pontificou d. Cristina.

A Parlamentar destacou que um dos fatores que contribuem para estes alarmantes índices de violência, é o pequeno número de policiais para cobrir toda a área, e sugere o aumento do contingente policia com urgência.

Cristina do Diogo, tem sua base política no Parque Potira na Grande Jurema, onde tem grande atuação na área social e é parlamentar eleita pelo PSDB de Caucaia, sendo também a vice-presidente da agremiação.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

CAUCAIA
Vereador volta a cobrar instalação de CPI
Samuel do PT cobra compromisso do presidente do poder legislativo

O vereador Samuel do PT, voltou a cobrar do presidente Silvio Nascimento, o cumprimento do requerimento de sua autoria e aprovado em plenário, que autoriza a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar irregularidades na Secretaria de Desenvolvimento Social de Caucaia. Segundo o parlamentar petista, os últimos acontecimentos envolvendo aquela pasta, são elementos suficientes para a criação da Comissão Processante.
" A gestão do Secretário Mersinho, tem sido pautada por denúncias de irregularidades nas ações da pasta da ação social no município. São muitas as denúncias de irregularidades e que  motivam a criação desa CPI. Só na questão do programa Minha Casa Minha Vida, são uma enxurrada de irregularidades atribuídas aos que comandam a pasta, e isso já resultou até em morte". Finalizou Samuel do PT

Violência assusta e preocupa aos caucaienses

O presidente do poder legislativo de Caucaia, vereador Sílvio Nascimento (PRP), voltou a destaca a preocupação com a violência que vem acometendo e assustando a população do município. Silvio Destacou sua preocupação e disse que o poder legislativo municipal vem adotando algumas medidas no sentido de dialogar com os poderes constituídos na cidade, como o encontro da última segunda-feira (26/10), onde participou de uma audiência com o Conselho de Diretores Lojistas (CDL), vários comerciantes e a cúpula da Segurança  Pública da cidade.
Em sua fala, Silvio Nascimento referiu-se aos últimos acontecimentos de violência na cidade, quando no último sábado (24/10), bandidos assaltaram uma loja de material esportivo e na fuga, acabaram assassinando uma pessoa e ferindo outra. 
"O que eles fizeram foi um desafio à polícia, pois era o dia de feira na cidade e consequentemente um grande movimento de pessoas fazendo suas compras e foram surpreendidas com um fato lamentável como este. É preciso que tomemos atitudes no sentido de tentar diminuir este alto índice de criminalidade na cidade. Não aguentamos mais e por isso estamos envidando esforços junto às entidades ligadas à segurança pública para colaborar com uma situação mais confortável para nosso povo". Finalizou Sílvio Nascimento.

Bené Cunha demonstra preocupação com reformas do Hospital Santa Terezinha

Em pronunciamento na Câmara Municipal, nesta terça-feira (27), o vereador Bené Cunha (PSDC), voltou a demonstrar preocupação com a lentidão das obras de reforma do Hospital Santa Terezinha na Jurema. Para o parlamentar é preocupante a situação, pois segundo o mesmo as obras estão num ritmo muito lento e a população que precisa dos serviços daquela unidade de saúde é a mais prejudicada com a situação.
Segundo Bené Cunha, já se passaram mais de 60 dias do início das obras e o que se constata é que pouca coisa foi realizada. 
" Realmente estão trabalhando, porém em um ritmo muito lento. Em minha última visita àquela unidade de saúde, pude constatar que há uma placa onde informa o custo da obra, que está orçada em R$ 217.300,00 com a previsão de duração de 120 dias. Para mim é um prazo muito elástico e enquanto isso a população fica sem o devido atendimento e não podemos concordar com isso". Concluiu Bené Cunha.
Enquanto as obras se processam no Hospital, o atendimento foi transferido para o posto de saúde Paulo Pontes, em frente à referida unidade de saúde, porém, as reclamações dos usuários são frequentes, pois segundo os mesmos a demanda é muito grande e o local não oferece as condições adequadas para atender com o mínimo de conforto a quem lá se dirige.


ALTA REJEIÇÃO

Pesquisa mostra que 80% dos brasileiros desaprovam o governo Dilma

FOTO: EXAME.COMA avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff subiu de 7,7%, em julho, para 8,8%, em outubro, indica pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) ao instituto de pesquisa MDA, divulgada hoje (27/10). De acordo com a pesquisa, 70% dos entrevistados reprovam o governo. Na pesquisa anterior, divulgada em julho, o percentual era de 70,9%.
Em outubro, a pesquisa aponta que 1,3% consideram o governo ótimo; 7,5%, bom; 20,4%, regular; 18,1%, ruim; 51,9%, péssimo; não sabem ou não responderam (0,8%). No levantamento anterior (julho), 1,5% consideravam o governo Dilma ótimo; 6,2%, bom; 20,5%, regular; 18,5%, ruim; e 52,4%, péssimo.
Desempenho pessoal
Sobre o desempenho pessoal da presidenta Dilma, 15,9% aprovam e 80,7% desaprovam. Na pesquisa anterior, os percentuais eram 15,3% e 79,9% respectivamente. O percentual de entrevistados que não sabe ou não respondeu foi de 3,4%, ante os 4,8% da coleta anterior.
O Instituto MDA ouviu 2.002 pessoas, em 24 unidades da Federação, entre os dias 20 e 24 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Com informações da Agência Brasil
ELEIÇÕES 2018

Pesquisa CNT/MDA: Aécio lidera intenção de voto espontânea, seguido por Lula e Marina

aécio-neves2O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), lidera a intenção de voto espontânea, caso o primeiro turno das eleições presidenciais de 2018 fosse realizado hoje, mostra pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) realizada em parceria com a MDA Pesquisa divulgada nesta terça-feira (27/10). O tucano recebeu 13,7% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 7,9%, seguido pela ex-senadora Marina Silva (Rede), com 4,7%.
Mesmo não podendo se candidatar à reeleição novamente, a presidente Dilma Rousseff foi citada por 1,8% dos entrevistados. Ela está à frente do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que teve 1,2% das intenções de voto espontâneas, seguido pelo senador José Serra (PSDB-SP), com 1,1%. Os três últimos lugares ficariam com o deputado federal Jair Bolsonaro, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa e Luciana Genro (PSOL), citados por 0,9%, 0,4% e 0,2%, respectivamente. Brancos e nulos totalizaram 17,3%, enquanto 47 9% dos entrevistados se disseram “indecisos”.
Voto estimulado
Já em três cenários apresentados pela pesquisa de intenção de voto estimulada, Aécio Neves seria o único membro do PSDB que conseguiria chegar ao segundo turno. No primeiro cenário, o senador mineiro seria votado por 32% dos entrevistados, contra 21,6% de Lula e 21,3% de Marina Silva. No segundo cenário, com Alckmin concorrendo pelo PSDB, Marina ficaria em primeiro lugar, com 27,8% das intenções de voto, seguida por Lula (23,1%) e pelo governador paulista (19,9%). Com o candidato sendo Serra, o tucano também ficaria em terceiro lugar, com 19,6% dos votos. Em primeiro, ficaria Marina Silva (27,9%), seguida por Lula (23 5%).
Em um segundo turno com o ex-presidente Lula, todos os três possíveis candidatos do PSDB venceriam. Segundo a pesquisa, Aécio ficaria em primeiro lugar com 45,9% dos votos, contra 28, 3% de Lula. Alckmin teria 36,4% dos votos, ante 30,2% do petista. Serra, por sua vez, venceria com 35,2% dos votos, contra 30,9% de Lula. Já em um segundo turno com Marina Silva, apenas Aécio venceria, com 37,7% dos votos, ante 32,9% da ex-senadora. Já Marina venceria Alckmin (25,9%) com 39,7% dos votos e Serra (26,8%) com 39,6%.
Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 136 municípios de 24 unidades federativas entre os dias 20 e 24 de outubro de 2015. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais, com 95% de nível de confiança. Isso significa que, em 100 pesquisas feitas com a mesma metodologia, 95 terão resultados dentro da margem de erro prevista pelo instituto.

fonte: Estadão Conteudo

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

ELEIÇÕES 2018
Ciro tem rejeição de 52% da população em pesquisa do Ibope sobre eleição presidencial
               
O ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), aparece com o terceiro índice de rejeição entre possíveis candidatos na eleição presidencial de 2018. Segundo levantamento do Instituto Ibope, realizado entre os dias 17 e 21 deste mês, Ciro aparece com 52% de rejeição, empatando com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), também com 52%, e perdendo para o senador José Serra (PSDB-SP), com 54% e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 55%.
A pesquisa, de iniciativa do próprio Ibope, entrevistou 2.002 pessoas com mais de 16 anos aptas a votar em 140 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O nível de confiança é de 95% (de cada 100 pesquisas realizadas com a mesma metodologia, 95 chegariam a resultados dentro da margem de erro).
Os maiores índices de rejeição (eleitor diz que não votaria de jeito nenhum), segundo a pesquisa Ibope, são de:
- Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 55%
- Senador José Serra (PSDB-SP): 54%;
- Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB): 52%
- Ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE): 52%;
- Ex-ministra e ex-senadora Marina Silva (Rede): 50%;
- Senador Aécio Neves (PSDB-MG): 47%.
No levantamento, o Ibope também perguntou em quem os eleitores votariam com certeza:
- Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 23%
- Senador Aécio Neves (PSDB-MG): 15%
- Ex-ministra e ex-senadora Marina Silva (Rede): 11%
- Senador José Serra (PSDB-SP): 8%;
- Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB): 7%
- Ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE): 4%;
Possibilidade de voto
Outra pergunta do Ibope foi em quais candidatos os eleitores poderiam votar:
- Ex-ministra e ex-senadora Marina Silva: 28%;
- Senador Aécio Neves: 27%;
- Senador José Serra: 24%;
- Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin: 23%;
- Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: 18%;
- Ex-ministro Ciro Gomes: 16%.

Os eleitores responderam ainda sobre quais candidatos não conhecem o suficiente para opinar. O resultado foi o seguinte:
Ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE): 24%;
- Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB): 16%
- Senador José Serra (PSDB-SP): 11%;
- Ex-ministra e ex-senadora Marina Silva (Rede): 10%
- Senador Aécio Neves (PSDB-MG): 9%
- Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 2%
INDIGNAÇÃO

Em conversas, Lula responsabiliza Dilma por ação em empresa de filho

SAO PAULO/SP BRASIL. 26/10/2015 - PF deflagra nova fase da operacao Zelotes em empresa da familia do ex presidente Lula em pradio na Rua Padre Joao Manuel, 450.(foto: Zanone Fraissat/FOLHAPRESS, PODER)***EXCLUSIVO***
Prédio onde Luis Claudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, tem escritório em São Paulo

Dizendo-se indignado, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva responsabilizou, nesta segunda-feira (26), a presidente Dilma Rousseff, pela operação de busca e apreensão na empresa LFT Marketing Esportivo, que pertence a seu filho Luís Claudio Lula da Silva.
Nas conversas com aliados, Lula apresentou duas hipóteses para a ação da PF no escritório do filho, num desdobramento da operação Zelotes. Para Lula, ou essa é uma demonstração de desgoverno da presidente, ou uma prova de que Dilma orientou seu Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a unicamente protegê-la, ainda que seu padrinho político tenha que pagar o preço disso. Nos dois casos, afirmou, a responsabilidade é dela.

Ainda segundo aliados, Lula está tão irritado que acusa Dilma de destruir seu legado para construir a imagem da presidente que combateu a corrupção. Ao criticar Cardozo, Lula disse que não quer "ganhar no tapetão", mas que é papel do Ministro da Justiça, zelar pela constituição.
Para confirmar sua tese, Lula diz que, quando quer, o governo trabalha para se defender na justiça, como é o caso das pedaladas fiscais, e que faria o mesmo se tivesse o interesse de poupá-lo. Nas conversas, Lula repetiu que "passou dos limites".

De acordo com os petistas, ele disse também que Dilma destruiu a economia, o partido, e agora quer acabar com seu legado. Na quinta-feira (29), Lula fará um discurso no encontro do partido.
A avaliação dos aliados do petista, é de que o episódio se trata de uma nova tentativa de enfraquecê-lo politicamente e demonstra que tem faltado pulso do Ministério da Justiça e do comando da Polícia Federal.
Para pessoas próximas ao petista, causa estranheza o fato da Polícia Federal não ter feito busca e apreensão a escritórios de grandes empresas que estão no foco da Operação Zelotes como Gerdau e Marcopolo, mas ter realizado no da empresa do filho do ex-presidente.

Na nova fase da Operação Zelotes, que investiga um esquema de pagamentos de propina a integrantes do CARF ( Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), a Polícia Federal prendeu Marcos Marcondes, sócio da Marcondes e Mautoni ( M&M). O escritório teve relações com Luis Claudio. Em 2014, contratou a LFT Marketing Esportivo, por R$ 2,4 milhões.

O ex-presidente não deve, pelo menos  por enquanto, pronunciar-se publicamente. Ele tem dito que ainda não tem elementos para uma manifestação sobre o episódio. O posicionamento público ficou a cargo dos advogados do filho de Lula.
O advogado Cristiano Zanin Martins, que defende o empresário, pediu à Justiça Federal e à Polícia Federal acesso a todo material usado para justificar a medida.
Ele disse que a falta de acesso aos autos "impede que a defesa possa exercer o contraditório e tomar outras medidas cabíveis".

No início da tarde desta segunda-feira, o ex-presidente se deslocou para o Instituto Lula, escritório de onde despacha em São Paulo. O presidente do PT, Ruy Falcão, o presidente do instituto, Paulo Okamotto, e o advogado Martins, estiveram com Lula, mas negaram ter tratado da operação da PF.


SOBREVIVENTE
Menina retratada em foto da guerra do Vietnã faz tratamento para aliviar a dor



Kim Phuc faz um tratamento para queimaduras em Miami, nos Estados UnidosSímbolo da Guerra do Vietnã, Kim Phuc luta para cuidar das cicatrizes causadas pelas queimaduras em seu corpo e diminuir a dor que sente após o ataque com napalm em 1972, quando tinha 9 anos. Kim Phuc, atualmente com 52 anos, viajou para Miami, nos Estados Unidos, para começar um novo tratamento.
Ela estava acompanhada do marido, Bui Huy Toan, e do fotógrafo Nick Ut, que registrou a imagem dela correndo de braços abertos após o ataque. “Ele é o princípio e o fim. Tirou uma foto minha e agora está aqui comigo com esta nova jornada, novo capítulo”, disse Kim, segundo o jornal “Daily Mail”. A vietnamita e o marido vivem em Toronto, no Canadá, e têm dois filhos, com 18 e 21 anos.

                           Kim Phuc na foto de junho de 1972 durante a Guerra do Vietnã


Ut afirmou que se lembra da menina gritando em vietnamita: “Muito quente! Muito quente!”. Ele a colocou na van da AP, onde ela se agachou no chão enquanto soluçando: “Eu acho que eu estou morrendo, muito quente, muito quente, eu estou morrendo”. Ele a levou para um hospital onde ela recebeu o primeiro tratamento.

                           Kim Phuc mostra as cicatrizes nas costas
O médico Jill Waibel utiliza lasers para tratar cicatrizes há mais de uma década. Cada tratamento normalmente custa até dois mil dólares (R$ 8 mil), mas ele se ofereceu para fazer o de Kim Phuc gratuitamente quando foi contatado por ela.
Waibel disse ao “Daily Mail” que Kim Phuc precisará de até sete sessões do tratamento ao longo dos próximos oito ou nove meses. Em comparação com as outras cirurgias e enxertos de pele que ela já fez, considera os lasers os mais tranquilos. “Este era tão leve, tão fácil. Talvez seja preciso um ano, mas realmente estou animada”, disse ela.



O médico Jill Waibel aplica o laser no braço de Kim Phuc para reduzir a dor e a aparências das cicatrizes

O médico Jill Waibel aplica o laser no braço de Kim Phuc para reduzir a dor e a aparências das cicatrizes

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

PDDU
Câmara Municipal de Caucaia realiza audiência pública para discutir PDDU do município
Autoridades e empresários da cidade participaram do encontro

Promotor de Justiça e cidadania de Caucaia Dr. Hugo Mendonça
Apauta da sessão ordinária da Câmara Municipal de Caucaia, desta quinta-feira, 22/10,  foi marcada pela audiência pública, convocada pelo presidente Silvio Nascimento para discutir o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano da cidade (PDDU). Durante mais de duas horas parlamentares, empresários, representantes do governo municipal e o promotor de justiça e cidadania da cidade, Hugo Mendonça, discutiram as ações que deveria ser adotas pelos órgãos públicos no sentido de restabelecer a ordem quanto ás várias irregularidades encontradas na ordenação imobiliária do município.

Em sua fala o promotor de justiça, Dr. Hugo Mendonça, relatou fatos como: ocupação irregular de áreas públicas e sugeriu estudos para a alteração imediata do Plano Diretor da cidade.
Para o promotor, não se pode aceitar as enormes irregularidades que encontramos em toda a área urbana do município. "Pessoas que incrementaram construções em espaços públicos, dever regularizar sua situação. Seja recuando a construção irregular ou  indenizando o município pela área ocupada irregularmente. E cabe aos senhores parlamentares através de estudos técnicos definirem como será realizada esta regularização", finalizou Hugo Mendonça.

Dentro da mesma discussão da regularização fundiária, um dos pontos abordados foi a municipalização das BRs nas áreas de entorno da cidade. Para dar maiores esclarecimentos ao assunto, compareceu o representante do DNIT, o engenheiro Mário Frota, que esclareceu o como se viabilizaria o processo, bem como o que já vem sendo discutido em torno da questão. Para Mário Frota, o assunto requer uma profunda discussão, pois envolve foros, municipais, estaduais e federais, e a questão de indenizações de construções no entorno das áreas afetadas, é o maior problema a ser enfrentado, pois envolveria grandes quantias financeiras, coisa que o órgão não dispõe em seu orçamento no atual momento.

Quem também compareceu à audiência pública, foi o deputado federal Danilo Forte que ouviu as discussões e também foi cobrado para que inclua no orçamento de 2016, recursos para que obras em torno das BRs que cortam o município sejam postas em prática, pois Danilo Forte, é sub-relator do orçamento do governo para o próximo ano.
NEGÓCIOS

Cearense que trabalhou na roça na infância hoje preside grupo que fatura R$ 2 bilhões por ano

Vilmar Ferreira sempre teve vocação para os negócios. Aos 65 anos, ele é dono da Aço Cearense, uma das maiores distribuidoras de aço do país
Bom em matemática e em cálculos, Vilmar Ferreira, de 65 anos, poderia ser mais um cearense destaque em olimpíadas ou premiações internacionais. O diferencial dele foi ter aliado a aptidão por negócios com a habilidade nas contas. “Sempre tive vocação para o comércio. É só saber fazer conta: calcular os custos e os benefícios”, brinca.
Vilmar Ferreira resolveu buscar trabalho em Fortaleza, aos 18 anos. Conseguiu mais que isso: fundar a empresa líder em comercialização de aço da Região Nordeste (FOTO: Arquivo pessoal)Vilmar é o fundador da empresa líder em comercialização de aço na Região Nordeste, o Grupo Aço Cearense, cujo faturamento é de mais de R$ 2 bilhões por ano. Quarto filho em uma família de 13 irmãos, precisou iniciar o trabalho na roça ainda criança, com apenas sete anos de idade, no município de Marco, a 235 quilômetros de Fortaleza, próximo ao destino turístico Jericoacoara.
“A família era grande. Para sobreviver, tínhamos que ir para roça de manhã e depois estudar”, lembra o apaixonado pela matemática. Com o pensamento sempre na coletividade, que garante ter até hoje, algumas vezes precisou dividir um ovo com o irmão no jantar, para não dormir de barriga vazia.
Aos 15 anos, sofreu acidente trabalhando na roça. O episódio foi tão marcante, que ainda lembra o horário: às 9h. “A foice [antiga ferramenta agrícola, curvilínea] escapuliu da minha mão e cortou a minha perna”. Jorrou muito sangue, que foi estancado pelo próprio pai. “Ele me colocou nos braços e disse: ‘Nossa Senhora, abençoe meu filho. De hoje em diante, nunca mais te mando para a roça‘. Me levou em um jumento para casa, vendeu uma vaca que eu tinha, comprou outra e me deu a diferença em dinheiro”.
Foi o suficiente para Vilmar largar o trabalho no roçado e virar comerciante, ainda adolescente. Pegou o dinheiro e saiu comprando o que conseguia: ovos, galinhas, porcos, ovelhas. “Eu já tinha um instinto. Desde pequeno era eu que fazia algumas compras, porque minha mãe me achava o mais ativo entre os filhos”. Às 5h, acordava, matava um porco, colocava em cima do jumento e saía vendendo, em um raio de atuação de 8 quilômetros. No inverno, precisava atravessar rios com os produtos. “Uma vez escorreguei e quebrei todos os ovos”, lembra bem-humorado.
“A família era grande. Para sobreviver, tínhamos que ir para roça de manhã e depois estudar”. (Vilmar Ferreira, presidente da Aço Cearense)
 Apesar da dificuldade, ajudava os pais e fazia economias. Até que, aos 18 anos, resolveu viajar a Fortaleza, a fim de buscar novas oportunidades. “Não queria mais aquela vida de matar porco, queria outra coisa na minha vida”. Na semana seguinte após a decisão, separou três mudas de roupa, sapato, subiu em um caminhão e foi atrás do sonho.
Precisou de exatamente um mês para conseguir emprego em um mercadinho, próximo ao Instituto Médico Legal (IML). Recebia apenas um 1/3 do salário-mínimo, cerca de 40 cruzeiros por mês, e moradia. Com três dias, já chamou a atenção do chefe, que passou a chamá-lo de “Pimenta”, porque era muito rápido. “Até reclamava de mim, dizendo que eu não precisava me esforçar tanto. Ele me descobriu comerciante quando passei a comprar os produtos mais barato do que ele comprava.Ora, ele andava em cinco armazéns pesquisando, e eu corria em 20, fazia meu leilão e conseguia”, conta Vilmar.
Não demorou para ser promovido a gerente da loja, mesmo sem aumento salarial. Após 1 ano e 6 meses trabalhando no estabelecimento, voltou ao interior e estimulou o irmão mais velho a fazer parceria para abrir o próprio negócio. Deu certo. Até o dia em que decidiu chamar toda a família para morar na capital, fazendo o irmão desistir da sociedade e deixá-lo com contas para pagar e mais de 10 pessoas para cuidar.
Com informações do site Tribuna de Ceará..

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Vale à pena ler...
Meu caro Lula

Permito-me escrever-lhe publicamente diante da impossibilidade de nos falarmos em pessoa, com a franqueza dos tempos de nossos seguidos contatos –você na presidência do Sindicato dos Metalúrgicos e eu prefeito de São Bernardo do Campo.

Não vou falar das greves que ocorreram de 1979 a 1981, que projetaram seu nome no Brasil e no exterior. Não quero lembrar os dias angustiantes da intervenção no sindicato pelo ministro do Trabalho, em março de 1979, e da violência que se seguiu com prisões, processos e a sua detenção pelo Dops (Departamento de Ordem Política e Social).

Todos esses fatos sempre foram acompanhados por mim juntamente ao senador Teotônio Vilela, a Ulysses Guimarães e a numerosos políticos do então MDB.

Na véspera da intervenção no sindicato, você ligou no meu gabinete me pedindo ajuda para retirar estoques de alimentos ali guardados. Enviei caminhões da prefeitura para retirá-los e o material foi depositado na igreja matriz da cidade.

Não falo das reuniões, madrugadas adentro, em meu apartamento em São Bernardo, com figuras expressivas do mundo político e também de outras esferas, como dom Cláudio Hummes, nosso amigo, então bispo de Santo André, hoje pessoa de confiança do papa Francisco, em Roma. 

Éramos todos preocupados com a sua sorte, a do sindicato e também a das nossas instituições em pleno regime militar.

Prefiro não falar dos dias em que o acolhi em minha chácara na pequena cidade de Torrinha, no interior de São Paulo, acobertando-o de perseguições do poder militar da época: você, Marisa, os filhos pequenos, vivendo horas de aflição e preocupantes expectativas.

Nem quero me lembrar das assembleias do sindicato, depois da intervenção no estádio de Vila Euclides, cedido pela Prefeitura de São Bernardo, fornecendo os aparatos possíveis de segurança.

Eram os primórdios de uma carreira vitoriosa como líder operário que chegou à Presidência da República por um partido político que prometia seriedade no manejo da coisa pública e logo decepcionou a todos pelos desvios de comportamento e de abusos na condução da máquina administrativa do Estado.

E aqui começa o seu desvio de uma carreira política que poderia tê-lo consagrado como autêntico líder para um país ainda em busca de desenvolvimento. Você deixou escapar-lhe das mãos a oportunidade histórica de liderar a implantação de urgentes mudanças estruturais na máquina do poder público.

Como bem lembrou Frei Betto, seu amigo e colaborador, você, liderando o Partido dos Trabalhadores, abandonou um projeto de Brasil para dedicar-se tão somente a um ambicioso e impatriótico projeto de poder, acomodando-se aos vícios da política tradicional.

Assim, seu partido, em seus alargados anos de governo, com indissimulada arrogância, optou por embrenhar-se na busca incessante, impatriótica e irresponsável do aparelhamento do Estado em favor de sua causa que não é a do país.

Enganou-se você com a pretensão equivocada de implantar uma era de bonança artificial pela via perversa do paternalismo e do consumismo em favor das classes menos favorecidas, levando-as ao engano do qual agora se apercebem com natural desapontamento.

Por isso, meu caro Lula, segundo penso, você perdeu a oportunidade histórica de se tornar o verdadeiro líder de um país que ainda busca um caminho de prosperidade, igualdade e solidariedade para todos. Alguma coisa que poderia beirar a utopia, mas perfeitamente factível pelo poder político que você e seu partido detiveram por largo tempo.

Agora, perdido o ensejo de sua consagração como grande liderança de nossa história republicana recente, o operário-estadista, resta à população brasileira o desconsolo de esperar por uma era de dificuldades e incertezas.

Seu amigo, Tito Costa.

ANTONIO TITO COSTA, 92, advogado, foi prefeito de São Bernardo do Campo (1977-1983) pelo MDB/PMDB, quando teve atuação destacada nas greves de metalúrgicos no ABC paulista em oposição à ditadura militar. Foi também deputado federal constituinte (1987-1988)


Fonte: Folha/uolu

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

CRÍTICAS

Eunício atrai filiados ao PMDB e crítica PT e Governo Dilma

FOTO: REPRODUÇÃO TWITTER
Integrante da bancada de sustentação política e administrativa ao Palácio do Planalto, o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, declarou, ao comandar encontro regional da sigla na cidade de Pacajus, Região Metropolitana de Fortaleza, que o PMDB ampliou espaços na administração federal não para salvar o Governo da presidente Dilma Rousseff, mas sim salvar o Brasil.
Eunício não poupou críticas ao PT e ao Governo Federal disse que os que mentiram, prometeram e não realizaram obras para melhorar as condições de vida da população vão começar a pagar a conta nas eleições municipais de prefeito em 2016. O encontro do PMDB, em Pacajus, foi realizado no último sábado (17/10), simultâneo à convenção estadual do PDT.
Durante a convenção dos pedetistas, o ex-governador Cid Gomes assinou ficha de filiação ao PDT, fez críticas pesadas ao PMDB, acusou o vice-presidente da República, Michel Temer, de ser líder de uma quadrilha – fez referência ao PMDB que ganhou novos ministérios e cargos no Governo Federal, e defendeu a candidatura do irmão Ciro à Presidência da República em 2018.
O presidente da Executiva Regional do PMDB, Eunício Oliveira, que tem o nome cotado para suceder o atual presidente do Senado, Renan Calheiros, e trabalha para, em aliança com o PSDB, disputar, em 2018, a sucessão estadual, não focou as críticas exclusivamente no PT nacional, mas as estendeu, também, ao contexto local, que tem o governador Camilo Santana como principal aliado da presidente Dilma Rousseff.
Com informações do site Cearaagora....

sábado, 17 de outubro de 2015

ECONOMIA
Levy reclama de "fogo amigo" e deve deixar o Ministério da Fazenda

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse a interlocutores que pretende deixar o cargo no fim do ano, caso o "fogo amigo" contra ele continue dentro do governo e no PT. Levy está muito irritado com as críticas que vem sofrendo por parte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do partido e, em conversas reservadas, avalia que sofre uma espécie de "ataque especulativo", o que prejudica até mesmo a aprovação do ajuste fiscal pelo Congresso.
Nos últimos dias, Lula intensificou o bombardeio na direção de Levy. Em jantar com a presidente Dilma Rousseff, na quinta-feira, Lula voltou a dizer que o titular da Fazenda tinha "prazo de validade", expressão usada por ele em outras ocasiões para expressar o descontentamento com o comandante da economia. Dilma, porém, resiste a trocar Levy por achar que a demissão criará mais instabilidade no governo.
Depois de convencer a cúpula do PT a não pedir a cabeça do ministro da Fazenda em resolução aprovada pelo 5.º Congresso do partido, em junho, Dilma assistirá a mais um capítulo da revolta petista. Em reunião marcada para o próximo dia 29, o Diretório Nacional do PT promete pedir a demissão de Levy e propor uma guinada na política econômica.
Ex-secretário do Tesouro Nacional no governo Lula, apelidado pelos desafetos de "Levy, mãos de tesoura", o ministro da Fazenda anda muito desgostoso com a falta de solidariedade no governo. Está se sentindo "isolado". Ele não apresentou carta de demissão nem se queixou com Dilma, mas não escondeu o aborrecimento com as estocadas públicas de Lula. Na terça-feira, por exemplo, o ex-presidente afirmou, no Congresso da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que Dilma tinha adotado o discurso da campanha adversária.
Na reunião com deputados do PT, na quinta-feira, Lula também bateu na tecla de que o governo precisava trocar a agenda de cortes pelo crescimento econômico e distribuição de renda.
"Eu vou para a rua defender o quê? A gente precisa vender esperança. Qual é o futuro? A agenda não pode ser só ajuste fiscal", insistiu o ex-presidente.
Lula já chegou a sugerir a Dilma, mais de uma vez, a substituição de Levy por Henrique Meirelles, que comandou o Banco Central de 2003 a 2010. Ela, porém, não gosta de Meirelles. Os dois foram colegas no governo do petista e protagonizaram duros embates.
Nos bastidores, o ministro diz que uma coisa é ser atacado por deputados no Congresso, outra é que isso seja feito, sistematicamente, por Lula. Na avaliação do ministro, isso o deixa desgastado. Para complicar, ontem não houve declaração de Dilma defendendo a sua permanência no governo, depois que circularam rumores, negados pela Fazenda, sobre um pedido de demissão.
Levy estava no Palácio da Alvorada, em uma reunião da Junta Orçamentária com Dilma, Nelson Barbosa (Planejamento) e Jaques Wagner (Casa Civil), quando surgiram as notícias de que ele entregaria o cargo. Auxiliares de Dilma asseguraram que o tema não foi tratado no Alvorada e que não houve conversa a sós entre os dois.
Desde o dia anterior, porém, o Planalto dava demonstrações de insatisfação com a conduta do ministro, por ele não ter divulgado cedo um comunicado sobre o rebaixamento da nota do Brasil, levando a Presidência a apresentar o posicionamento do governo. A nota da Fazenda só saiu tarde da noite, provocando críticas no Planalto. Esta é a segunda vez que o fato se repete, em menos de dois meses.
Em nota, a assessoria de Levy informou ontem que ele não pediu demissão. "Levy continua trabalhando e se esforçando pelo futuro do País", diz o texto.
Contas públicas
No mês que vem, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), promete analisar a chamada pauta-bomba do Congresso, que pode gerar forte impacto sobre a contas públicas. Levy tem trabalhado para evitar uma derrota do governo, o que, segundo ele, dificultaria ainda mais a possibilidade de recuperação da economia brasileira e manteria o déficit orçamentário.
Constam da pauta do Congresso a apreciação de vetos que preveem o reajuste dos servidores do Poder Judiciário, que tem impacto, segundo dados do governo, de R$ 36,2 bilhões até 2019, e o que atrela o aumento do salário mínimo a todos os benefícios do INSS, o que representa uma despesa extra de R$ 11 bilhões em idêntico período.
Com informações de o Estadão..

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

DE CASA NOVA
PSB inaugura nova sede

O Partido Socialista Brasileiro (PSB), agora sob a direção do deputado federal Danilo Forte, inaugurará na próxima sexta-feira sua nova sede no Ceará. O parlamentar cearense que deixou o PMDB, depois de mais de 20 anos de filiação, tenta dar um novo impulso ao partido no Ceará. Para isso vem fomentando a criação de Comissões Provisórias em vários estados do Ceará. E nesta próxima sexta-feira (23/10), estará inaugurando a nova sede do partido. E para tentar fazer uma grandiosa festa, convida a todos que têm simpatia pelo partido ou mesmo pela nova filosofia, pelos novos projetos que os socialistas tentam emplacar no Estado.
Danilo Forte, filiou-se ao PSB a menos de 40 dias e de imediato já assumiu o comando do mesmo no Ceará, cargo que até então vinha sendo ocupado pelo ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa. Com a assunção de Danilo, Pessoa deixou a agremiação a qual também havia se filiado há pouco tempo.
O PSB, passou quase 28 anos sob a tutela da família Novais no Ceará. Com a filiação do grupo liderado pelos Ferreira Gomes ao partido, o mesmo tornou-se uma das maiores agremiações partidárias do estado. Porém em pouco tempo, voltou a ser uma sigla pequena, pois o grupo que havia assumido o partido, novamente muda de sigla, indo para o recente fundado PROS, e o partido volta a ser controlado por Sérgio Novais e seu grupo.
Quando pensava-se que os Novais poderiam compor no grupo liderado por Danilo Forte, eis que Sérgio Novais e seu grupo, anunciam o rompimento e deixam o partido.
Desde então Danilo Forte vem trabalhando para mudar toda a estrutura partidária dos socialistas no Ceará.


CAUCAIA EM FESTA

Município comemora aniversário de 256 anos de emancipação política

Prefeitura De Caucaia

O município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, comemorou nesta quinta-feira (15) 256 anos de emancipação política. Considerada uma das mais importantes cidades do Ceará, Caucaia possui o 3º maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado e a 2ª maior população. O aniversário de Caucaia é celebrado também pelo reconhecimento como um dos principais polos turísticos do Ceará, tendo o segundo maior fluxo turístico do estado com cerca de 300 mil turistas por ano. O município tem 44 km de litoral, dos quais 28 km e é um dos principais palcos para a prática de esportes radicais. Além de ser a cidade que mais gerou emprego no Ceará no primeiro trimestre deste ano, segundo dados do Ministério do Trabalho.
Caucaia celebra mais um aniversário com oportunidade e conquistas. Cidade de povo acolhedor e trabalhador, reconhecido pela luta diária. “Parabéns a todos que diariamente cumprem sua missão, contribuindo com o desenvolvimento do município. Desejamos que as conquistas de Caucaia sejam sempre crescentes”, destacou o prefeito Washington Gois.
Ainda durante o desfile, o prefeito disse que o aniversário de Caucaia é também o dia do aniversário de cada cidadão. “É o dia de cada homem, cada mulher, cada criança caucaiense. É o dia das pessoas de bem, honradas e guerreiras, que aqui vivem. Parabéns a todos que diariamente cumprem sua missão, contribuindo com o desenvolvimento do município”.
O aniversário da cidade foi festejado com o tradicional desfile cívico. O evento contou com a participação do prefeito Washington Gois, do vice-prefeito, Paulo Guerra, da primeira-dama Ester Julia Gois, além de outras autoridades de Caucaia. Muitos caucaienses participaram da festa.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Uma singela homenagem a Caucaia pelos seus 256 anos

Caucaia dos manguezais
Das praias e do sertão
Do histórico rio Ceará
Da serra da Conceição
Quem vive aqui é feliz
Seja nativo ou não...

Caucaia, outrora Soure
Terra de gente feliz
Agora é Mato Queimado
A história assim é quem diz
Quem vem viver por aqui
Só pode viver feliz...

Caucaia dos índios Tapeba
Dos seus lindos carnaubais
De suas dunas litorâneas
E de belos  manguezais
Quem vem conhecer aqui,
Não pode esquecer jamais...

Caucaia tem filhos ilustres
Espalhados pelo mundo
Todos de grande valor
E de respeito profundo
Todos muito felizes
Por serem deste solo fecundo..

Caucaia dos 256 anos
De bela história e amor
De luta e perseverança
De um povo trabalhador
Recebe hoje o carinho
De seu povo acolhedor...  ( Por Carlos Kté Santos )








terça-feira, 13 de outubro de 2015

PAULO GUERRA
Em hipótese alguma serei candidato a vice de Lia Gomes
Vice-prefeito de Caucaia pode até retirar-se da vida pública


Em entrevista á imprensa de Caucaia, na manhã desta terça-feira, 13/10, - logo após o prefeito Washington Góis anunciar a retirada de apoio à pré-candidatura de Lia Gomes à sua sucessão, na Câmara Municipal, o  vice-prefeito, Cel. Aviador, Paulo Guerra, afirmou que " em hipótese alguma"  seria  candidato a vice em uma provável chapa encabeçada pela irmã dos Ferreira Gomes.

Paulo Guerra foi enfático em sua afirmação e chegou a dizer que seria até capaz de abandonar a vida pública. " Não vivo de política, posso até sair da vida pública, pois não dependo de política para sobreviver. E opções não faltariam. Posso ser professor universitário por exemplo, pois convites não faltam, tanto no Brasil, como no exterior". Afirmou Guerra.

Paulo Guerra já foi candidato a prefeito e deputado estadual em outras eleições e atualmente exerce o cargo de vice-prefeito   nas duas gestões de Washington Góis. É o presidente da Comissão provisória do PDT municipal e uma das grandes expressões do partido no Ceará.Antes de filiar-se ao PDT, Guerra foi presidente do PP, tendo deixado a legenda por desavenças como outra grande liderança de Caucaia, Domingos Pontes, o Domingão.
Logo após o pronunciamento de Washington Góis, a médica Lia Gomes anunciou a retirada de sua candidatura à prefeitura do município.


POLÍTICA
Câmara Municipal de Caucaia tem sessão movimentada
De surpresa, prefeito Washington Gois comparece à sessão ordinária da casa legislativa e anuncia sua retirada de apoio à pré-candidatura de Lia Gomes


A sessão da Câmara Municipal de Caucaia, ocorrida na manhã desta terça-feira, 13/10 foi uma das mais concorridas dos últimos dias. É que a pauta estava direcionada para uma homenagem às crianças, com a realização da sessão denominada "parlamento Júnior". Crianças filhas de parlamentares e de convidados compareceram para receber a homenagem. Porém para a surpresa de todos, quem roubou a cena, foi o prefeito Washington Gois, que resolveu "surpreendentemente" comparecer à sessão e realizou uma breve  "prestação de contas". Washington, usou a tribuna para um pequeno balanço de suas conquistas à frente da gestão municipal, e o mais surpreendente: anunciou a retirada de seu apoio à pré-candidatura da médica Lia Gomes à sua sucessão.
Em um trecho de seu discurso, Washington utilizou as seguintes palavras; " Meu compromisso agora, mais do que nunca, é com o povo de Caucaia. Por isso, para poder realizar as medidas que o município precisa, devo afastar o cidadão Washington Gois da figura do Prefeito de Caucaia. A partir de hoje, serei tão somente o administrador para o cargo que fui eleito. Pensei que, como cidadão, deveria procurar um sucessor que fosse honesto, competente e comprometido com as causas dos que mais precisam.
Por isso resolvi apoiar a pré-candidata Dra. Lia Ferreira Gomes. Contudo, esse fato acarretou o surgimento de pressões políticas e econômicas que poderiam prejudicar a população de Caucaia. Esta antecipação eleitoral pode causar grandes prejuízos, principalmente, para a população. Chega o momento em que não devemos pensar no poder, muito menos em interesses próprios. Quem escolheu a política deve carregar consigo sempre um proposito maior: o bem comum.
Portanto, gostaria de comunicar que, além de retirar meu apoio à Dra. Lia, não terei e não apoiarei nenhum candidato. Tenho certeza que a população de Caucaia terá a capacidade de escolher quem for melhor para me suceder."
Washington Gois, que estava acompanhado de todo seu secretariado e assessores, utilizou a tribuna da Câmara e ao final seguiu para um encontro de trabalho com o governador Camilo Santana.
Logo após o pronunciamento de Góis, a médica Lia Gomes, também anunciou a retirada de sua candidatura à prefeitura do município.
MATOPIBA

Áreas do Norte e do Nordeste consolidam-se como nova fronteira agrícola

colheita soja
Formada por terras do Sul do Maranhão, do Leste do Tocantins, do Sul do Piauí e do Oeste da Bahia mais, a região do Matopiba consolida-se como a mais nova fronteira agrícola do país. Próxima dos portos de Belém, de São Luís, de Pecém (CE) e de Suape (PE), a região caracteriza-se pelo baixo preço das terras e pela uniformidade do clima, do solo e do relevo, que facilitam a mecanização agrícola e têm atraído cada vez mais agricultores.
Com 337 municípios distribuídos em 73 milhões de hectares, o Matopiba tem quase 6 milhões de brasileiros e 324 mil estabelecimentos agrícolas. A região se ressente, no entanto, da falta de uma malha rodoviária mais eficiente para o escoamento.
Parte da safra do Tocantins e do Maranhão pode ser exportada pela Rodovia Belém-Brasília até o porto de Barcarena (PA) ou pela Ferrovia Norte-Sul, de Porto Franco (MA) até o porto de Itaqui, em São Luís. As demais áreas do Matopiba têm como caminho natural a BR-020, que liga Brasília a Fortaleza, que não tem asfalto num trecho de 460 quilômetros na Bahia e no Piauí.
Apesar da carência de infraestrutura, que encarece os preços dos fretes, o agricultor e presidente da Associação dos Produtores da Serra do Quilombo (PI), Leivandro Fritzen, diz que investir em lavouras na região tem vantagens. Ele ressalta que as produções de soja e milho têm crescido ano a ano.
Segundo o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão, Celestino Zanella, Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba, lançado em maio pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, ajudará a elevar a produtividade na região. Ele, no entanto, também reivindica melhorias na malha viária para o escoamento da safra. “Corrigida essa deficiência, a produção na região só tem a crescer”, diz.
Mesmo com as deficiências no escoamento, a região tem chamado a atenção pela produção e pela produtividade crescentes. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Matopiba produziu 8,7 milhões de toneladas de soja na safra 2013/2014. Na temporada 2014/2015, a produção da oleaginosa teve aumento de 21,7% e chegou a 10,5, milhões de toneladas, equivalentes a 11% da produção nacional de soja. A Bahia se destaca em produtividade, com 2.940 quilos por hectare (kg/ha) e 4,2 milhões de toneladas colhidas.
Potencial elevado
Na safra 2014/2015, a região do Matopiba colheu 9,4% das 209,5 milhões de toneladas de grãos produzidas no país. A região produziu 19,7 milhões de toneladas de algodão em pluma, soja, arroz e milho, em uma área de 5,7 milhões de hectares. De acordo com a Conab, mais 10 milhões de hectares podem ser incorporados à área plantada.
A produção poderia ter sido maior, não fosse a lagarta e a mosca branca que atacaram as plantações no início deste ano, além da falta de chuva, de acordo com o sojicultor Emir Wendler, de Balsas (MA). O sul do estado foi escolhido por agricultores do centro-sul para as primeiras experiências com soja em áreas de Cerrado, em 1978, mas a lavoura só ganhou impulso no final da década de 1990, avançando para outras áreas.
No ciclo 2013/2014, o Matopiba colheu 4,42 milhões de toneladas de milho. A produção subiu para 4,45 milhões de toneladas na safra atual, o que equivale a 5% do total nacional. O Maranhão sobressaiu com 1,3 milhão de toneladas. A maior produtividade foi registrada no Piauí, com 7.186 kg/ha.
O Matopiba também produz algodão. Numa área de 315 mil hectares, a produção na safra 2014/2015 chegou a 495 mil toneladas de algodão em pluma – a maior parte na Bahia. O volume equivale a 32% da produção brasileira.
Tocantins destaca-se na produção (605 mil toneladas) e na produtividade (4.745 kg/ha) de arroz no Matopiba. A região produziu 986 mil toneladas do cereal na safra 2014/2015, equivalentes a 8% do total nacional.
Com informações da Agência Brasil

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

ELEIÇÕES 2016
Capitão Wagner caminha forte rumo à candidatura a prefeito em 2016Parlamentar assegura que não sairá do PR e terá apoio de outros partidos


O deputado estadual Capitão Wagner (PR) declarou ter o nome cotado pelo partido para que seja candidato à Prefeitura de Fortaleza. Em entrevista à Rádio Tribuna BandNews FM, na manhã desta sexta-feira (9), o parlamentar afirmou que os bons resultados nas urnas nas eleições anteriores ajudarão na possível escolha.

“Fui o vereador e o deputado estadual mais votado, então é natural que eu tenha o nome cotado para a Prefeitura de Fortaleza. O PR tem, sim, interesse em lançar candidatura própria. Meu nome é, hoje, consenso no partido. A intenção é ter Capitão Wagner como candidato”, assegurou.

Segundo disse, a legenda mostra-se disponível para se unir a outros partidos, como o PSDB, PMDB e Solidariedade, para o lançamento da candidatura. Ele assegurou não ter pretensão de mudar de partido e lamentou a troca-troca partidária dos políticos, aproveitando para alfinetar o prefeito Roberto Cláudio (PDT). “Ele tem uma carreira curta, mas já passou por quatro partidos, e ainda disse que o que menos importa é o partido. Eu não acho isso muito coerente, e a população não vê isso com bons olhos. Acaba sendo uma decisão individual e não pelo coletivo”.

Para ele, é necessário ouvir a população e se posicionar diante dos questionamentos. “É preciso se preocupar mais com as pessoas. Infelizmente, há uma preocupação maior com obras, prédios. Enquanto isso, por exemplo, o professor permanece insatisfeito, dentro de um prédio todo novo, mas o profissional continua sendo ameaçado dentro da sala de aula pelo aluno”.


Outro ponto destacado, durante a entrevista, foi a ocupação dos espaços públicos de maneira ordenada. De acordo com Capitão Wagner, a segurança na cidade é de responsabilidade de todos: Município, Estado e União. “A gente precisa tirar Fortaleza desse cenário de insegurança”. Fortaleza é a capital com maior número de crimes violentos, conforme dados do 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. São 77,3 mortes para cada 100 mil habitantes.