Pesquisar

quinta-feira, 31 de maio de 2012

PSDB realiza encontro nacional para traçar metas para as eleições municipais deste ano
Partido quer lançar o máximo de candidaturas no país inteiro. No Ceará pelo menos 50 nomes deverão ser lançados
 

Marcos Cals presidente estadual do PSDB no CE
A meta do PSDB para as eleições municipais deste ano, é conseguir pelo menos 30 prefeituras no estado do Ceará e pelo menos 950 no país.A meta foi discutida em encontro nacional da sigla ocorrido ontem em Brasília com centenas de pré-candidatos de todos os estados. O diretório do partido no estado do Ceará foi representado pelo seu presidente Marcos Cals  e pré-candidato a prefeito de Fortaleza.
Segundo Cals, o PSDB deverá lançar pelo menos 50 candidatos em todo o estado com grandes possibilidades de eleger pelo menos 30. Atualmente são 28 prefeitos tucanos no estado e a expectativa é de pelo menos manter este número.
"A orientação do comando nacional, é que lancemos o máximo de candidaturas", falou Marcos Cals.

Coligações
Para  o deputado federal Raimundo Gomes de Matos,  os diretórios municipais têm autonomia para fazer suas coligações com outros partidos. "Mesmo que estas coligações envolvam o PT, não há  determinação nacional que as proíbam" concluiu Raimundo Matos.
Porém de acordo com Marcos Cals, alianças de tucanos com petistas, têm que passar pela aprovação da executiva estadual tucana. "Há municípios em que já foi fechada uma aliança entre tucanos e petistas.Éo caso de Ararendá e será autorizada sem problemas.

Tucanos de Caucaia participaram do encontro nacional da sigla.

Foto: ENCONTRO NACIONAL DO PSDB HOMOLOGA PRÉ-CANDIDATURA DE PAULO GURGEL, NA CAUCAIA! Com pré-candidatos a prefeitos das 100 maiores cidades do Brasil, em 30/05,  a direção Nacional do PSDB homologou todas essas pré-candidaturas. dentre elas a de PAULO GURGEL , do PSDB de Caucaia, que é a 71ª cidade brasileira. Na foto, quando Paulo Gurgel fazia sua apresentação.
Paulo Gurgel fala durante encontro nacional do PSDB em Brasília

Participaram do encontro nacional do PSDB em Brasília, o presidente da sigla tucana em Caucaia, Paulo Gurgel e seu vice- presidente Raimundo Brasileiro. Lá os mesmos se avistaram com os dirigentes nacionais do partido, onde Paulo teve sua (pré-candidatura) homologada  para enfrentar as eleições municipais deste ano. "Fomos participar do encontro nacional de pré-candidatos realizado no dia de ontem (30/05) e buscarmos apoios a nível nacional para nosso pleito que é nos elegermos a prefeito de Caucaia", finalizou Paulo Gurgel.




Operários descumprem decisão do TRT e depredam canteiros na Capital

Trabalhadores não voltaram ao trabalho e deram continuidade à onda de vandalismo em Fortaleza


Stand de vendas na Varjota é atacado a pedradas
e destruído pelos manifestantes
Apesar da suspensão da greve dos trabalhadores da construção civil pelo Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), os manifestantes não voltaram ao trabalho e atingiram a pedradas um stand de vendas de apartamentos na rua Dr. José Lino, na Varjota, por volta de 7h30 desta quinta-feira (31).
Segundo o gerente da obra, Walter Santana, os manifestantes chegaram em dois ônibus antes das atividades começarem, derrubaram o portão e lançaram diversas pedras na vidraçaria do stand, que ficou completamente destruído.
O vigia do prédio foi atingido por dois chutes e precisou correr para não sofrer agressões mais sérias. Os manifestantes ainda chegaram a quebrar uma câmera de segurança e as luzes de um poste. A construção no local está parada desde o dia 7 de maio, segundo o gerente. Não há informação de feridos.
Multa em R$ 50 mil
O TRT havia determinado a suspensão da greve, na quarta-feira (30), através da Ordem Judicial n° 130/2012. Caso os trabalhadores não voltassem a seus postos, o Sindicato dos Trabalhadores da Industria da Construção Civil da Região Metropolitana de Fortaleza (STICCRMF) seria multado em R$ 50 mil por dia não trabalhado.
Onze canteiros foram “invadidos”
Em discordância à decisão, os trabalhadores deram continuidade à greve e, de acordo com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon), cometeram agressões e depredações em outros dez pontos da cidade, todas registradas em boletins de ocorrência, segundo o sindicato.
O STICCRMF respondeu através de assessoria de imprensa e da assessoria política, que não tomou conhecimento de nenhum dos onze canteiros invadidos pelos manifestantes. “Em nosso roteiro de passeatas, não houve nenhum incidente, mas procuraremos investigar o que realmente houve na rua Dr. José Lino, inclusive a origem dos dois ônibus usados”, informou o assessor político Valdir Pereira.

quarta-feira, 30 de maio de 2012


Cabral escapa de convocação na CPMI do Cachoeira; Perillo e Agnelo vão depor

Cabral escapa de convocação na CPMI do Cachoeira; Perillo e Agnelo vão deporO governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), foi o grande vitorioso da sessão desta quinta-feira da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os tentátculos da quadrilha do bicheiro Carlinhos Cachoeira. Por 17 votos a 11, os parlamentares decidiram não convocar ainda o governante fluminense, sob a alegação de que é preciso analisar os contratos com a Delta Construções antes de fazer qualquer questionamento a ele ou a seu governo. A convocação do governador Marconi Perillo (PSDB-GO) foi aprovada por unanimidade. Agnelo Queiroz (DF) também foi chamado, apesar das resistências por parte de seus colegas petistas, que conseguiram 11 votos contrários.
Cabral é aliado íntimo do PT, desde o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é seu amigo pessoal. Na última semana, uma equipe de TV flagrou o deputado Candido Vaccarezza (PT-SP) enviando uma mensagem pelo celular para o governador do Rio, na qual reiterava sua aliança com ele. Contudo, o peemedebista ainda pode ser convocado no futuro, caso haja elementos que liguem o seu governo com o esquema de desvio de verbas da Delta.
Durante a votação, o debate ficou entre os aliados do governador Perillo, que defendiam a votação em bloco, ou seja, tratando de forma igual os três governadores, e os parlamentares do campo governista, que alegaram que o grau de envolvimento de Perillo com o suposto esquema criminoso é bem maior que o envolvimento de Agnelo e Cabral. Com isso, os líderes governistas exigiram a votação em separado dos nomes dos três governadores.
"A comissão abre portas para a condenação, mas também pode abrir portas para as justificativas. Não podemos tratar coisas iguais como coisas diferentes", disse Álvaro Dias (PR), líder do PSDB no Senado.
"Não podemos tratar o diferente como igual. Quem faz isso aqui na CPMI está na tentativa de partidarizar o debate", considerou a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
Com Agência Brasil

PSDB de Caucaia solta nota de esclarecimentos


Nota
O Partido da Social Democracia Brasileira PSDB, através de seu diretório municipal de Caucaia, vem a público esclarecer sobre episódio ocorrido durante o evento de lançamento da pré-campanha de seu presidente, Paulo Gurgel à prefeitura do município e que simpatizantes do atual gestor, estão fazendo sensacionalismos nas redes sociais.
1-   Durante o evento, pessoas encontravam-se fazendo a distribuição de um jornal bancado pelo poder municipal (numa postura de afronta, pois o evento estava sendo realizado dentro de um ginásio e destinava-se festejar um evento intra-partidário que só a si dizia respeito), e ao serem percebidas, foram convidadas pela organização do evento a realizarem seu trabalho fora do  referido recinto.
2-   Com a negativa de tais pessoas,  alguns correligionários do partido, foram obrigados a recolher o referido material, “o que foi feito sem violência “, -inclusive a força policial presente nada registrou, o que mostra forma pacífica com que foi tratado o episódio, ao contrário do que alguns andaram plantando nas redes sociais, com  o mero fim de conturbar o cenário político do município.
3-   O Partido da Social Democracia Brasileira PSDB em Caucaia  lamenta tal episódio e faz os esclarecimentos para que não pairem quaisquer dúvidas sobre sua conduta.

Paulo Silas
Secretário..

terça-feira, 29 de maio de 2012


Jobim-Gilmar-Lula

Três homens e um destino de lama para o Brasil

A que nível chegou essa república: três figurões envolvidos num tititi sobre suposto tráfico de influência e corrupção, há dias são defendidos e atacados na mídia e redes sociais. Mas não encontramos quase nada de sério; sobra a passionalidade.
Ex-presidente Lula da Silva (PT), ex-ministro da Justiça Nelson Jobim e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)   Gilmar Mendes surgem imersos nesse enredo de esgoto.
Num país sério, a sociedade estaria perplexa e cobrando um desfecho menos emocional e mais legal.
Mas estamos no Brasil, não esqueça. Ah, já esqueceu, não é!?
Veja AQUI reportagem-entrevista com Gilmar Mendes em que ele polemiza mais ainda esse episódio.

Roberto Cláudio fala como candidato a prefeito

O discurso do deputado Roberto Cláudio (PSB), presidente da Assembleia Legislativa cearense, na Câmara Municipal de Fortaleza, ontem à noite, quando recebeu a Medalha Boticário Ferreira, foi de quem realmente é candidato à Prefeitura da Capital cearense. Vários dos políticos, empresários e secretários estaduais presentes ao evento disseram não ter dúvidas de que o deputado será mesmo indicado pelo PSB para disputar a Prefeitura, em outubro próximo.
Roberto Cláudio dentre outros pontos falou sobre a necessidade de a nova administração trabalhar uma “Fortaleza  moderna” que proporcione não apenas  melhor qualidade para a sua população, mas corresponda as expectativas dos que nos visitam.  
DN

Mensalão: Gilmar Mendes diz estar “lidando com gangsteres”   

Ministro acusa ex-presidente Lula de “central de divulgação” de notícias falsas 


Ministro Gilmar Mendes concedeu entrevista na sua chegada à sala da 2ª Turma do STF
Ministro Gilmar Mendes concede entrevista sobre a polêmica visita de Lula
Indignado, exaltado e munido de cópias de passagens aéreas e comprovantes de pagamentos de cartão de crédito, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, afirmou, nesta terça-feira, que “a gente está lidando com gangsteres, com bandidos, que ficam plantando essas informações”. Ele acrescentou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi “subsidiado com esse tipo de informação”, e tornou-se “a central de divulgação” das notícias veiculadas na imprensa segundo as quais o nome do ministro do STF iria aparecer no curso dos trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Cachoeira, por ter aceitado passagens ou caronas de avião do senador Demóstenes Torres.
A entrevista do ministro ocorreu na sua chegada à sala da 2ª Turma do STF, para a sessão ordinária das terças-feiras. À pergunta de se se sentia vítima, ao ser convidado, em abril, para um encontro com Lula e o ex-ministro Nelson Jobim, no qual o ex-presidente teria lhe oferecido “proteção” na CMPI, em troca de uma posição favorável ao adiamento do julgamento do Mensalão do PT, Gilmar Mendes respondeu: “Claro que isso é uma armação, obviamente. Mas não é para me atingir. As minhas posições em direito penal vocês todos conhecem. Era para atingir o tribunal, criar um clima de corrupção geral, era esse o objetivo”.
Perguntas e respostas
As principais perguntas feitas ao ministro e suas respostas foram as seguintes:  
— O que o senhor acha da situação toda? Leu a  informação de que o senhor teria viajado num jatinho do Cachoeira?
— Não viajei em jatinho coisa nenhuma. Até trouxe para vocês (documentos) para encerrar esse negócio. Vamos parar com fofoca. A gente está lidando com gangsteres.  Vamos deixar claro: Estamos lidando com bandidos. Bandidos. Bandidos que ficam plantando essas informações. Vocês se lembram do Gilmar de Mello Mendes (Referência à “Operação Navalha”, da Polícia Federal). É o mesmo nível de informação. Estamos lidando com gangsteres. Está aqui. A minha viagem para Berlim, a partir de Granada. Vocês têm aqui todos os documentos com hotéis... Chega de lidar com bandidos. Gangsteres. Pegam essas informações e ficam plantando. Que nível!
Vamos encerrar isso. Negócio de viagem. Por que não se esclarece isso? Vamos dizer que o Demóstenes me oferecesse uma carona num avião se ele tivesse. Teria algo de anormal? Eu fui duas vezes a Goiânia a convite do Demóstenes. Uma vez com o Jobim e Toffoli. E outra vez com Toffoli e a ministra Fátima Nancy. Avião que ele colocou à disposição. Tudo combinado e muitos de vocês já ouviram. Tenho tudo anotado. Era avião da empresa  Voar. Vamos dizer que eu tivesse pego um avião que ele tivesse me oferecido? Eu tinha algum envolvimento com o eventual malfeito dele? Que negócio é esse? Grupo de chantagistas, bandidos. Desrespeitosos.
(O ministro prossegue, exaltado e falando alto.)
Mas eles não querem me constranger não, queriam constranger o tribunal. É preciso encerrar de uma vez por todos com isso. Vamos encerrar com isso. Não quero ter relação com bandidagem e quem está fazendo isso é bandido. Vocês sabem que, desde 1979, frequento a Alemanha, a todo tempo. Tenho uma filha que mora lá. Dou aula lá. Sou professor de Granada. Todo ano vou lá. Vocês vão ver, a minha passagem é tirada pelo Supremo. Quem pagou? Eu preciso que alguém pague a minha passagem, gente? O meu livro Curso de Direito Constitucional vendeu, de 2007 até agora, 80 mil exemplares. Dava para dar algumas voltas ao mundo. Não é viagem a Berlim. Vamos parar de conversa. Eu não preciso ficar me apropriando de fundo sindical e nem de dinheiro de empresa. ..
— Quando o senhor se refere a bandidos o senhor está se referindo às pessoas que fizeram as gravações?
— Gente que está usando esse tipo de informação. É coisa de gangsterismo.
— Onde o presidente Lula entra nessa história?
— Ele recebeu esse tipo de informação. Gente que o subsidiou com esse tipo de informação e ele acreditou nela. Vamos encerrar com isso.
—  Ele estava passando essas informações adiante?
— As notícias que me chegaram era que sim. De que ele era a central de divulgação disso. O próprio presidente. Estive com o embaixador Everton Vargas (em Berlim), que foi designado pelo Lula. Quem vai para Berlim clandestinamente vai a Embaixada? Coisa de moleque e de baixa inteligência. É gente que não tem nenhum neurônio. Para esclarecer tudo isso bastava um telefonema para a embaixada. Não precisava se fazer essa rede de intriga que está se fazendo. Chega disso.
—  Quando o senhor diz que estão tentando coagir o Supremo, o que quer dizer?
— O objetivo era melar o julgamento do Mensalão. Dizer que o Judiciário está envolvido em uma rede de corrupção. Era isso. Tentaram fazer isso com o Gurgel e estão tentando fazer isso agora. Porque desde o começo eu assumi e não era para efeito de condenação. Todos vocês conhecem as minhas posições em matéria penal.  Eu tenho combatido aqui o populismo judicial e o populismo penal. Mas por que eu defendo o julgamento? Porque nós vamos ficar desmoralizados se não o fizermos. Vão sair dois experientes juízes, que participaram do julgamento anterior, virão dois novos, que virão contaminados por uma onda de suspeição.... Por isso, o tribunal tem que julgar neste semestre, e por isso essa pressão para que o tribunal não julgue. Vamos encerrar com isso. Agora, eu que viajo o mundo. Vou quatro vezes por ano na Comissão de Veneza, sou o representante do Brasil na comissão. Preciso de alguém para pagar passagem para mim? Vamos parar de futrica. Não preciso ficar extorquindo van para obter dinheiro. O que é isso. Um pouco mais de respeito, p....
— Réus do mensalão estariam envolvidos nessa tentativa de melar o julgamento?
— Sei lá, mas alguém construiu essa lógica burra, irresponsável, imbecil. Mas construiu.
— O senhor quando diz que o presidente Lula é a central de divulgação disso tudo...
— Colegas de vocês que me disseram isso.
—  Quando o senhor falou que o presidente Lula tocou no assunto CPI, o senhor falou vai fundo na investigação. Como ele reagiu?
— Ele ficou decepcionado e disse assim: E Berlim? Aí eu expliquei a ele que em Berlim eu ia tanto quando ele ia a São Bernardo. Alguém passou essa informação infeliz para ele, errada. Esses roteiros meus de viagem são públicos. Vocês podem pedir no meu gabinete. Eu não vou escondido para lugar nenhum.
— Na sua avaliação, o presidente foi uma vítima desses gangsteres, ou estaria incluído nesse grupo de pessoas?
—  Acho que ele está sobreonerado com isso. Estão exigindo dele uma tarefa de Sísifo. Evidente que (a tarefa dele seria adiar o julgamento). Perturbar isso. Aonde nós chegamos? E essa rede de intriga a que vocês se prestam.
—  O ministro Marco Aurélio disse que o senhor deveria ter se encontrado com Lula no seu gabinete. O senhor se arrepende de ter se encontrado com ele no escritório do Jobim?
— Não tem arrependimento. Até por que as circunstâncias eram muito específicas. Eu tinha uma relação muito específica com o presidente. Tive um excelente relacionamento com ele durante toda a presidência. Lembro questões relevantes. Vejam o impasse sobre vencimentos. A questão dos vencimentos dos magistrados se resolveu em uma conversa minha com o Lula. É isso que permitiu resolver. (...) Eu sempre tive excelente relacionamento com ele, relacionamento familiar. Quando ele ficou doente e voltou lá do Recife, a dona Marisa chamou a minha mulher pra gente ficar lá conversando com ele e o Sigmaringa (advogado e ex-deputado Sigmaringa Seixas). Quando ele ficou doente, agora em São Paulo, eu falei com ele várias vezes. Cheguei a marcar visita, não consegui. Esse encontro pra mim era a reposição de uma visita. Recentemente ainda falei com o presidente Sarney: “Precisava conversar com o presidente Lula”. A coisa mais transparente. Então, quando o Jobim falou: “Olha, o Lula vai passar por aí, você não quer conversar com ele?” Por que escritório? Porque o escritório está na QI 3 (Quadra do Lago Sul), ao lado do Aeroporto, e o Lula estava indo ao aeroporto. Era uma conversa de velhos conhecidos, eu ia dar um abraço nele, era essa a conversa.
—  Depois desse episódio, o senhor acha que a relação com Lula fica estremecida?
— Não quero fazer julgamento sobre isso.  
JB





Rádios comunitárias poderão comprar equipamentos financiados pelo BNDES

Brasília – Foi aprovado hoje (23) na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado (CCT) o Projeto de Lei 556/07, que permite às rádios comunitárias receberem recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O financiamento poderá ser usado para aquisição de equipamentos, modernização das instalações ou para a produção de programas culturais e educativos, assim como cursos de formação profissional.
O senador Walter Pinheiro (PT-BA), relator do projeto na CCT, justifica o parecer favorável lembrando da dificuldade que as emissoras comunitárias têm para se manter.
“Havia a lacuna do financiamento. As rádios comunitárias não podiam ter acesso a recursos principalmente para aquisição de equipamentos, para melhoramentos, e até gozar de benefícios da legislação existente”.
O texto foi aprovado em caráter terminativo. Se não houver manifestação para que o projeto seja analisado em plenário, a proposta segue para a Câmara dos Deputados.
A professora Cicilia Krohling Peruzzo, da Universidade Metodista de São Paulo, que faz pesquisa na área de comunicação comunitária, considera o projeto um avanço, mas que não resolve o problema, já que essas rádios, que são instituições sem fins lucrativos, terão que pagar o financiamento.
“Em um primeiro momento me parece uma questão bem interessante, no entanto, resta saber sobre o retorno desse financiamento ao banco. Na modalidade atual, as rádios comunitárias, com raríssimas exceções, não teriam como estar, depois, pagando esse financiamento, devolvendo ao banco, não tem entrada de recursos”.
Pelo texto do projeto, o financiamento será concedido com prazo de até dez anos, carência de dois anos e correção pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).
A professora defende que seja criado um fundo de apoio para as rádios comunitárias, com critérios para que possam ser passados recursos, a fundo perdido, para emissoras que têm papel significativo em suas localidades.
Também foi aprovada na CCT o Projeto de Lei 629/11, que permite que rádios comunitárias recebam recursos por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Na opinião da professora Cicilia, isso seria uma solução melhor do que o financiamento.
“É outra rubrica. Aí sim é um apoio para o crescimento das emissoras, melhoria, outro tipo de aporte”.
De acordo com o Ministério das Comunicações, rádio comunitária é uma emissora de baixa potência que serve de canal de comunicação dentro de uma comunidade, para a divulgação de ideias, manifestações culturais e hábitos sociais, sendo aberta à participação da população local. É necessário ter uma outorga para funcionar e a emissora não pode ter fins lucrativos nem ser vinculada a entidades como partidos políticos e instituições religiosas.
JB

Quadrilha rende comerciante e leva R$ 40 mil em assalto

Uma grupo de indivíduos invadiu e assaltou a residência de um comerciante em Amontada, a 157 km da Capital, na noite da última segunda-feira (28). A vítima afirma que foi levada uma quantia de cerca de R$ 40 mil na ação.
Eram por volta das 23h quando a Polícia Militar da cidade recebeu a informação da ocorrência e se encaminhou ao endereço informado. Lá chegando, depararam-se com dois elementos evadindo-se do local, levando consigo o comerciante e sua mãe como reféns. No endereço funcionam a casa e o comércio da vítima.
Durante a evasão, os acusados efetuaram disparos contra a PM e fugiram em um veículo Meriva.
A polícia saiu em perseguição e conseguiu estourar um pneu do carro, que foi abandonado. Entretanto, no local onde abandonaram o primeiro carro, já havia um outro, um Gol branco, aguardando pelo grupo. Diante da situação, os indivíduos libertaram os reféns, entraram no segundo carro e continuaram sua evasão.
A fuga continuou até o grupo abandonar também este carro e se esconder num matagal.
A Polícia Militar e o Ciopaer estão, neste momento, realizando diligências no local na tentativa de capturar os acusados.

De acordo com o escrivão Rocha, da Delegacia Municipal de Amontada, não há nomes de suspeitos de efetuarem o crime. O valor tomado também não pode ser considerado como exato, visto que a vítima ainda estava muito abalada e não tinha condições de precisar o quanto lhe foi tomado.
Fonte:DN

Ato de vandalismo: manifestantes depredam sede do Diário do Nordeste

A sede do Diário do Nordeste foi alvo do ataque de trabalhadores grevistas no final da manhã desta terça-feira (29). Os envolvidos na ação são membros dos sindicatos dos gráficos e da construção civil.

Eram por volta de 11h quando homens atiraram pedras contra o prédio. O ataque destruiu a recepção do jornal e deixou os profissionais que estavam no local em pânico.
O diretor-editor do Diário do Nordeste, Ildefonso Rodrigues, lamentou o fato e criticou o vandalismo praticado pelos grevistas. "Esta ação foi um verdadeiro abuso à liberdade de expressão, tendo em vista a agressividade com que agiu os trabalhadores sob a orientação do sindicato dos gráficos e trabalhadores da construção civil, como provam as imagens e gravações feitas durante o episódio. O que aconteceu foi um verdadeiro vandalismo, um abuso à segurança e ao nosso patrimônio. Todos os funcionários entraram em pânico. Esta ação demonstrou uma atitude completamente fora dos padrões. Nunca na história do jornal houve uma agressão de tamanha gravidade. Um verdadeiro ato de vandalismo", afirmou.


Tasso Jereissati é homenageado na AL em solenidade de 30 anos do Iguatemi 

Homenagem ao Iguatemi
A Assembleia Legislativa celebrou, na noite desta segunda-feira (28/05), o aniversário de 30 anos do Iguatemi Fortaleza, inaugurado em 02 de abril de 1982. O ex-governador do Estado e ex-senador, Tasso Jereissati, empreendedor do shopping, foi homenageado com uma placa comemorativa à data. A sessão solene atendeu solicitação dos deputados Fernanda Pessoa (PR) e Hermínio Resende (PSL).
Tasso agradeceu aos autores do requerimento por lembrarem da data e, especialmente, pela homenagem “a essa instituição do Estado que pertence a todos os que nela trabalham, mas também aos que dela usufruem”. Para o ex-governador, essa lembrança está relacionada ao carinho e amizade que os dois deputados devotam a ele e a todos aqueles que fazem o shopping. “Obrigado pela vontade de prestar uma homenagem também ao trabalho de cearenses que empreendem em nosso Estado, fazendo com que sejam gerados empregos e riquezas”, complementou.
Tasso ressaltou ainda que a caminhada não foi fácil, pois quando começou a se pensar no Iguatemi, praticamente não existiam shopping centers no Brasil, já que é um tipo de equipamento muito moderno e que só “teve seu boom nos Estados Unidos na década de 1960”.
Fernanda Pessoa destacou que em 1982 foi construído  em Fortaleza um empreendimento que se mantém influente para o estilo de vida da Capital. Segundo a parlamentar, para chegar a este status o shopping não seguiu as leis naturais do comércio, pois o bairro Edson Queiroz, onde está localizado, não tinha movimentação comercial naquela época. Para a deputada, o Iguatemi tem a marca de ser plural, pois vem atendendo a todas as classes e idades por três gerações.
Hermínio Resende parabenizou a Tasso pelo empreendedorismo, salientando que “há 30 anos ele teve a coragem e a brilhante ideia de construir um shopping center no Ceará, levando diferencial ao mercado varejista”. De acordo com o deputado, Tasso teve grande visão e a população correspondeu ao empreendimento. 
Participaram da sessão solene o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE); o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Marcos Cals, e o representante da Federação das Associações do Comércio, Indústria,Serviços e Agropecuária do Ceará (FACIC), Hermeto de Paula.
Além destes, prestigiaram a solenidade os deputados Tin Gomes (PHS), que presidiu os trabalhos, Fernando Hugo (PSDB), João Jaime (PSDB), Heitor Férrer (PDT), Roberto Mesquita (PV) e Patrícia Saboya (PDT), que se pronunciaram.
Na oportunidade, além de Tasso, receberam placas comemorativas Ângela Maria de Souza Castro e Francisco Quental Filho, funcionários do Iguatemi Fortaleza; a diretora da Calila Participações, Ilia Freitas Alencar, e o presidente da Associação dos Lojistas do Shopping Center Iguatemi, Lívio Parente César.




Heitor Férrer diz que Tasso é "divisor de águas" para o Ceará e deixa o ex-senador emocionado 





Para o deputado, é inimaginável pensar hoje o Estado do Ceará "sem as grandes obras públicas" da Era Tasso. "Temos, obviamente, que carregar por gerações e gerações a gratidão pelo que o senhor fez pelo Estado do Ceará", disse Heitor


COMPARTILHO.Anderson Fortaleza Tasso é um divisor de águas porque antes dele a política no Ceará era privilégio de alguns coronéis de duas famílias que revezavam-se ha décadas no poder, esta sucessão dinástica foi quebrada com ele, e sem dúvida fez muito pelo Ceará.


Basta ver o caso do Maranhão cuja dinastia não foi quebrada até hoje e o estado continua miserável, o Ceará sem Tasso hoje seria um Maranhão.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

PSDB de Caucaia lança pré-candidatura de Paulo Gurgel
Paulo Gurgel durante seu pronunciamento
O "tabuleiro" do jogo político do estado do Ceará começa a movimentar-se.
 E em Caucaia, no último sábado mais um nome deste "tabuleiro", foi pré-lançado à corrida pela prefeitura local. Em grande festa ocorrida na quadra do Colégio Willian Cartésio na Grande Jurema, foi feito o lançamento da pré-candidatura  do presidente do diretório municipal do PSDB, o jovem empresário Paulo Gurgel. Aproximadamente 1.600 pessoas de várias localidades do município compareceram para prestigiar o evento que contou ainda com a presença da cúpula tucana no estado do Ceará e de outras lideranças locais. 
Amigos e correligionários de Paulo Gurgel
Lá estiveram presentes: Marcos Cals, (presidente da sigla tucana no estado do Ceará), deputado Fernando Hugo, (líder da bancada tucana na Asssembleia Legislativa), Francini Guedes, (ex- deputado estadual) Raimundo Gomes de Matos (deputado federal), e ainda várias lideranças políticas da cidade e de outros municípios que la foram abraçar o pré-candidato.
Dentre eles; Amarílio Melo (pré-candidato pelo PSB) e Uedson Silva ( provável Pré-candidato pelo PPL) à prefeitura municipal e vários presidentes de partidos no município.



Povo prestigia lançamento da pré-candidatura de Paulo Gurgel
Lideranças políticas e "povo" ouvem Paulo Gurgel
Atendendo à convocação feita nas emissoras de rádio, e através de lideranças locais, um grande número de pessoas compareceu ao Colégio Willian Cartésius na Grande Jurema, para prestigiar o lançamento da pré-candidatura de Paulo Gurgel à prefeitura de Caucaia. Pessoas de várias localidades do município foram lá para ouvir e ver Paulo Gurgel. "Viemos da comunidade de Jandaiguaba, atendendo o convite do Irmão Brivaldo (liderança comunitária), que nos falou sobre este moço e viemos conferir o que ele pode representar na corrida para nossa prefeitura", disse Manoel Faustino morado da localidade.

Contagem regressiva para a maior conferência parlamentar da América Latina

 
Na próxima quarta-feira, 30, a partir das 20h, será aberta oficialmente a XVI Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE). Maior encontro parlamentar da América Latina, a CNLE se estende até o dia 1º de junho, no Centro de Convenções de Natal (RN). Os eventos paralelos abrigados pela XVI CNLE começam nesta terça-feira (29/05). A promoção é da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

“Matriz energética e alternativas para o futuro” é o tema do encontro, que deve reunir mais de 1.200 participantes e apresenta como novidade a realização de reunião da Confederação Parlamentar das Américas (COPA), que envolve parlamentares de todo o continente no debate de direitos humanos, meio ambiente e desenvolvimento sustentável e a situação das mulheres. Outra novidade é a realização da Feira de Produtos e Serviços, cuja abertura ocorre às 9h de terça-feira (29).

A cerimonia oficial de abertura do evento está prevista para as 19h30 do dia 30, no Centro de Convenções, e vai contar com a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini (DEM); da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV); da Câmara de Natal, Edivan Martins (PV); do presidente da Unale, José Luis Tchê e do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ricardo Motta. A seguir, a Unale faz a entrega da comenda a personalidades de destaque e será servido um coquetel aos participantes.

O ciclo de palestras começa na quinta-feira (31). O governador Eduardo Campos, de Pernambuco, fala sobre “A importância da energia para o desenvolvimento dos Estados”. O economista Ricardo Amorim analisa “Brasil – desafios e oportunidades nesta década”. O ex-ministro Shigeaki Ueki expõe “Evolução da matriz energética” e o governador Marcelo Déda, de Sergipe, faz a palestra “Energia para nacionalização da indústria de fertilizantes e desenvolvimento do agronegócio”.

Na parte da tarde, vai a debate a Revisão do Pacto Federativo, com a participação do senador e ex-governador do Paraná, Roberto Requião; da coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli; do ex-secretário da Receita Federal, Everardo Maciel; do conselheiro do TCU de Minas, Sebastião Helvécio; da deputada estadual Aspásia Camargo (RJ); do membro da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), João Pedro Casarotto e do professor de Marketing Silvio Teitelbaum.

Na sexta-feira, dia 1º de junho, os deputados federais Danrlei (RS) e Vicente Candido (SP), relator da Lei Geral da Copa, e o deputado estadual Roberto Dinamite (RJ) participam da mesa redonda “Olimpíadas e Copa do Mundo – desafios e oportunidades”. A nova diretoria da Unale será eleita e empossada em seguida.

Fonte: Dr. Luiz Carlos Maia (Pres. Comissão de novos Municípios da AL)

Ex-deputado da 'oração da propina' se entrega à polícia 


O ex-deputado distrital Júnior Brunelli se entregou à polícia no domingo em Brasília. Ele, que ficou conhecido durante o escândalo do Democratas na capital, estava foragido desde sexta-feira, quando teve a prisão temporária decretada por suspeita de desvio de dinheiro público. 
Brunelli e outras três pessoas foram presas acusadas de desviar dinheiro de emendas parlamentares que seria usado em programas para idosos. As informações são do Bom Dia Brasil.
O ex-deputado ficou conhecido depois de ser flagrado recebendo propina de Durval Barbosa, delator do esquema do mensalão do Democratas de Brasília. Em outro vídeo, Brunelli aparece comandando a chamada "oração da propina". Os presos vão responder por crimes como lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.
O mensalão do DEM
O chamado mensalão do DEM, cujos vídeos foram divulgados no final de 2009, é resultado das investigações da operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal. O esquema de desvio de recursos públicos envolvia empresas  de tecnologia para o pagamento de propina a deputados da base aliada.
O então governador José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) aparece em um dos vídeos recebendo maços de dinheiro. As imagens foram gravadas pelo ex-secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa, que, na condição de réu em 37 processos, denunciou o esquema por conta da delação premiada. Em sua defesa, Arruda afirmou que os recursos recebidos durante a campanha foram "regularmente registrados e contabilizados". Em meio ao escândalo, ele deixou o Democratas.
As investigações da Operação Caixa de Pandora apontam indícios de que Arruda, assessores, deputados e empresários podem ter cometido os crimes de formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva e ativa, fraude em licitação, crime eleitoral e crime tributário.
Acusado de tentar subornar o jornalista Edmilson Edson dos Santos, o Sombra, testemunha do caso, Arruda foi preso preventivamente em fevereiro de 2010, por determinação do Superior Tribunal de Justiça, que ainda o afastou do cargo de governador. Ele ficou preso por dois meses e, neste período, teve o mandato cassado por desfiliação partidária.
O caso aguarda denúncia do Ministério Público Federal e tramita no STJ.

domingo, 27 de maio de 2012

Na próxima segunda-feira (28/05), a Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Triagem e Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios, promove audiência pública para o lançamento do Projeto Atlas na região Metropolitana de Fortaleza.



Durante o encontro será apresentada a metodologia utilizada no Projeto que já realizou o trabalho de georreferenciamento na macrorregião do Litoral Leste/Jaguaribe e Cariri, totalizando 63 municípios. O trabalho é fruto de um Convênio entre a Assembléia Legislativa, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) e Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE). O Projeto Atlas Geográfico tem como Coordenador Geral o Deputado Neto Nunes (2º Secretário da Mesa Diretora). Participam da audiência representantes das cidades de Fortaleza, Caucaia, Aquiraz, Pacatuba, Maranguape, Maracanaú, Eusébio, Guaiúba, Itaitinga, Chorozinho, Pacajus, Horizonte, São Gonçalo, Pindoretama e Cascavel.
Durante a Audiência Pública os Prefeitos Municipais apresentaram suas demandas sobre as localidades que administram e de posse das mesmas a Comissão, IBGE, IPECE e IDACE irão a campo para verem o posicionamento das mesmas conforme os mapas, descritores e legislação vigente.
O debate é uma das iniciativas do grupo, que após terminar o trabalho na Região Metropolitana irão para o Maciço de Baturité, Inhamuns, Sertão Central, Sobral/Ibiapaba, Litoral Oeste para realização de estudo sobre o limites da região.
Segundo o presidente da Assembleia, deputado Roberto Cláudio, o importante nesse processo é a qualificação das partes envolvidas e o desejo de chegar a um consenso sobre os limites entre as cidades cearenses.
A Comissão de Novos Municípios busca sempre o entendimento entre os municípios quando há indefinição de limites. Sem consenso a única saída é a realização de realização de plebiscitos. Foram firmados diversos acordos de interpretação de limites. A perspectiva é que em novembro, a Assembleia apresente a consolidação das leis que definem os limites dos municípios cearenses, oferecendo um atlas georreferenciado. A APRECE (Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará) e a UVC (União dos Vereadores do Ceará) são parceiras da Assembléia neste Projeto.
Com informações: Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa

sexta-feira, 25 de maio de 2012


Dilma decide vetar 12 itens e fazer 32 mudanças no Código Florestal Brasileiro

Dilma veta 12 itens do Código Florestal e acaba com anistia a desmatadoresA presidenta Dilma Rousseff decidiu vetar 12 itens do Código Florestal e fazer 32 modificações no texto aprovado pela Câmara dos Deputados no fim de abril. O governo vai editar uma medida provisória (MP) para regulamentar os pontos que sofreram intervenção da presidenta. Os vetos e a MP serão publicados na edição de segunda-feira (28) do Diário Oficial da União.
"Foram 12 vetos e 32 modificações, das quais 14 recuperam o texto do Senado, cinco correspondem a dispositivos novos e 13 são ajustes ou adequações deconteúdo", resumiu o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, ao anunciar as decisões.
Entre os pontos vetados está o artigo que trata da consolidação de atividades rurais e da recuperação de  áreas de preservação permanente (APPs). O texto aprovado pelos deputados só exigia a recuperação da vegetação das áreas de preservação permanente (APPs) nas margens de rios de até 10 metros de largura. E não previa nenhuma obrigatoriedade de recuperação dessas APPs nas margens de rios mais largos.
Os vetos estão sendo apresentados pelos ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, da Agricultura, Mendes Ribeiro, do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e pelo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, no Palácio do Planalto.
O texto, aprovado pela Câmara no fim de abril, deixou de fora pontos que haviam sido negociados pelo governo durante a tramitação no Senado. Os vetos presidenciais podem ser derrubados pelo Congresso Nacional, desde que tenham o apoio da maioria absoluta das duas Casas – Senado e Câmara – em votação secreta.

'Não devo nada a ela, nem ela a mim', diz Cid Gomes abrindo o jogo sobre Luizianne Lins

Cid diz que  dialogará somente om o PT sobre as eleições municipais
O Governador do Ceará, Cid Gomes, abriu o jogo nesta sexta-feira (25) sobre a relação política com a prefeita de Fortaleza Luizanne Lins após semana de impasses entre os dois. Cid disse, após assinatura da ordem de serviço da ampliação do Aeroporto Pinto Martins, que não deve nada à prefeita e que pretende dialogar apenas com o Partido dos Trabalhadores (PT) para definir o candidato para as eleições municipais.
"Eu apoiei ela (Luizianne) com gratidão na sua reeleição e disse isso a ela. Então hoje nós estamos, nesse aspecto moral de gratidão, absolutamente quites. Nem eu devo nada a ela, nem ela a mim", disse em tom de desabafo.
Cid Gomes reconheceu o apoio da prefeita nas primeiras eleições e falou sobre bastidores que envolveram a escolha do então vice-governador, Professor Pinheiro.
"Na minha primeira eleição eu reconheço o apoio dela e sou grato por isso, tamanho reconhecimento que o PT deu a ela a escolha do vice-governador, sem nenhuma objeção. Aceitei o Pinheiro, que era uma pessoa que não conhecia", lembrou.
Ligações
Sobre as supostas ligações que a prefeita teria feito sem sucesso na tentativa de falar com o atual governador, Cid nega:
"Desconheço essa informação. Quando vi a notícia no jornal até perguntei a secretária se tinha ligação e ela disse que não, que não tinha nenhum registro da prefeita", nega.
Visita ao presidente Lula
Sobre a reunião com o presidente Lula na última terça-feira (22), Cid Gomes também demonstrou certo incômodo com as declarações da prefeita de Fortaleza:
"O fato de eu ter visitado o presidente Lula e lá ter tocado no assunto, é um fato de domínio público. Primeiro eu não tenho que dar satisfação a ninguém de quem eu vá encontrar, se é esse o motivo de uma eventual chateação", disse.
Fonte:DN

quarta-feira, 23 de maio de 2012


Somente quatro estados têm estádios com obras mais avançadas para a Copa

Os estádios com obras mais avançadas para a Copa do Mundo de 2014 são os de Fortaleza, Salvador, Brasília e Belo Horizonte, que “já ultrapassaram 50% de realização dos empreendimentos”, segundo dados do 3º balanço das ações de preparação do Brasil para o evento, divulgado  pelo governo federal, em entrevista no Ministério do Esporte.
Todas as arenas que têm financiamento contratado com o BNDES já receberam recursos do banco e os desembolsos somam mais de R$ 1 bilhão, informa o documento, sendo que 19.043 trabalhadores estão empregados nessas atividades. Os dados foram apresentados pelos ministros Aldo Rebelo, do Esporte, e Miriam Belchior, do Planejamento.
Sobre os aeroportos, o balanço revela que 13 considerados prioritários para a Copa já estão com obras em andamento. Cinco obras já foram entregues - em Cuiabá (MT), Porto Alegre(RS) e Campinas (SP) e duas em São Paulo (SP).
A entrega de 26 dos 31 empreendimentos em aeroportos está prevista para 2013 – quando será realizada a Copa das Confederações, em seis capitais brasileiras – e os cinco restantes estão programados para o primeiro semestre de 2014.
Em relação aos projetos de mobilidade urbana, informa o balanço, nove das 12 cidades-sede estão com obras em andamento. Estão previstas 51 obras, ao todo, com parceria que inclui financiamento do governo federal e execução pelos municípios ou governos estaduais.
Desse conjunto, 28 (65%) estão em obras e seis (14%) com a licitação concluída, segundo o balanço oficial. A maior parte dos projetos (41, ou 81%), será concluída até o segundo semestre de 2013, e dez devem ser entregues no primeiro semestre de 2014.
Em relação aos portos, o balanço governamental informa que as intervenções já começaram nos equipamentos de Fortaleza (CE), Recife (PE), Natal (RN) e Salvador (BA). Em Santos (SP) e no Rio de Janeiro (RJ), o processo está na fase de licitação, e em Manaus (AM), na elaboração do projeto.
O balanço destaca ainda que o projeto da Lei Geral da Copa foi aprovado pelo Congresso Nacional e seguiu para a sanção da presidenta Dilma Rousseff. “Com a lei, conclui-se a fase de normatização das garantias federais oferecidas à Fifa para a realização da Copa”, diz o governo.
De acordo com o relatório, a matriz de responsabilidade de telecomunicações, com o projeto de investimentos, foi aprovada pelo Grupo Executivo da Copa e publicada no Diário Oficial da União. Assim, informa, “inicia-se oficialmente o segundo ciclo de planejamento das ações governamentais para a Copa”.


Fortaleza amanhece debaixo de chuva e com vários transtornos no trânsito 


A capital cearense amanhaceu nesta quarta-feira (23) debaixo de chuva. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a maior precipitação ocorreu em Fortaleza, no bairro Castelão, com 102,6 milímetros. Em todo o Estado, choveu em 46 municípios, até às 10 horas. Segundo a Funceme, essa é a segunda maior chuva do ano na Capital.

A previsão para as próximas 24 horas é de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada no litoral e centro-sul do Estado.

De acordo com a meteorologista da Fundação, Cláudia Rickes, a expectativa para a quadra chuvosa, que se iniciou em fevereiro e termina no final de maio, é que chova 685,4 mm. Porém, até esta quarta-feira (23), foi registrado apenas 343,2 mm. "A chuva de hoje foi um fato isolado. A previsão para amanhã é de chuva apenas na área litorânea. Até esta manhã, choveu apenas 50% do esperado e, provavelmente, não conseguiremos alcançar a meta, já que, faltam apenas oito dias para encerrar o mês", explica Erckes.
Ocorrências
E para quem precisou sair de casa no ínicio da manhã, teve que enfrentar, além da forte chuva, vários transtornos no trânsito. De acordo com a Autarquia Muncipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), nas últimas horas, foram registradas 15 colisões que deixaram seis pessoas feridas, um atropelamento no bairro Montese - uma equipe estava à caminho da ocorrência -, e, seis semáforos apresentaram problemas.
Três cruzamentos estão com os semáforos apagados: Domingos Olímpio com Justiano de Serpa, Bezerra de Menezes com Justiano de Serpa e Avenida Presidente Castelo Branco com a Jacinto Matos.
Fonte:DN

OAB cobra divulgação de salários de magistrados de todos os tribunais do país

Após a decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira de divulgar a folha de pagamento de seus ministros e de seus funcionários, com vencimentos, gratificações e vantagens, sem quaisquer restrições, incluindo os nomes de todos os ministros e servidores, o presidente da OAB do Rio de Janeiro (OAB-RJ), Wadih Damous, afirmou hoje (23) que atitude semelhante deve ser adotada imediatamente pelos demais tribunais brasileiros, cumprindo o que determina a Lei de Acesso à Informação Pública (Lei 12.527/2012), em vigor desde a semana passada.
Segundo Damous, "vencimentos e salários pagos com o dinheiro do povo não são informação confidencial, são de interesse público. Todos os magistrados, parlamentares e servidores públicos em geral podem e devem ter os valores da sua remuneração revelados àsociedade". Ele lembrou que a intenção da nova Lei de Acesso à Informação Pública vai contribuir para tornar a democracia brasileira mais consistente ao estabelecer um relacionamento mais próximo entre o cidadão e o estado.
O presidente da Seccional da OAB acrescentou que a nova Lei proporciona ao cidadão acesso às entranhas da burocracia estatal, jogando luz sobre setores e fatos obscuros daadministração publica brasileira." Os vencimentos acima do teto, as gratificações indevidas e outras mazelas tão comuns passam a ser do conhecimento público, o que vai dificultar a sua efetivação.