Maior avião desenvolvido no Brasil, KC-390 realiza primeiro voo
Modelo cargueiro foi testado a partir da pista da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de SP
Imagem divulgada pelo Ministério da Defesa mostra decolagem do KC-390 em SP
O KC-390, maior avião desenvolvido no Brasil, fez seu primeiro voo nesta terça-feira (3), a partir da pista da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP).
De acordo com o Ministério da Defesa, o "voo durou uma hora e 19 minutos e ocorreu em uma área sobre fazendas do interior de São Paulo".
No comando do cargueiro estavam dois pilotos de testes da Embraer, entre eles um coronel da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), e dois engenheiros de voo da empresa. “O voo transcorreu normalmente”, afirmou o comandante Marco Oliveira Lima.
"O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira. Da Amazônia à Antártica, a frota de 28 aeronaves terá um papel fundamental para os mais diversos projetos do Estado brasileiro, da pesquisa científica à manutenção da soberania", afirmou o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato.
De acordo com o Ministério da Defesa, o "voo durou uma hora e 19 minutos e ocorreu em uma área sobre fazendas do interior de São Paulo".
No comando do cargueiro estavam dois pilotos de testes da Embraer, entre eles um coronel da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), e dois engenheiros de voo da empresa. “O voo transcorreu normalmente”, afirmou o comandante Marco Oliveira Lima.
"O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira. Da Amazônia à Antártica, a frota de 28 aeronaves terá um papel fundamental para os mais diversos projetos do Estado brasileiro, da pesquisa científica à manutenção da soberania", afirmou o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato.
O KC-390 tem 35,20 m de comprimento e capacidade para transportar até 23 toneladas de carga. É o maior avião já desenvolvido no Brasil. Mais de 50 empresas brasileiras participam do projeto, que também tem a colaboração da Argentina, Portugal e República Tcheca.
Entregas
A fase de testes dos dois protótipos está prevista para durar até o fim de 2016, quando começam as entregas. Em maio do ano passado, a FAB protocolou o pedido de compra de 28 aeronaves, que devem substituir gradativamente o Hercules C-130 na frota brasileira.
Entregas
A fase de testes dos dois protótipos está prevista para durar até o fim de 2016, quando começam as entregas. Em maio do ano passado, a FAB protocolou o pedido de compra de 28 aeronaves, que devem substituir gradativamente o Hercules C-130 na frota brasileira.
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