ELEIÇÕES 2016
PT deverá ter candidaturas próprias em Fortaleza e Caucaia
Apoio de Camilo Santana ainda é dúvida
O pleito eleitoral do ano que vem ainda está distante. E distante também estão os entendimentos dentro dos partidos que participarão do certame.
Após indas e vindas, encontros e desencontros, nada está decidido, como participarão da eleição quase todas as agremiações. Dentro do PT por exemplo, é onde o tabuleiro encontra-se mais confuso. Nos dois maiores colégios eleitorais do estado, - Fortaleza e Caucaia, reina a mais absoluta indecisão sobre como marchará o partido.
Em Fortaleza, após vários encontros da militância, o Partido dos Trabalhadores tendencia para o lançamento de uma candidatura própria, distanciando-se assim de um provável apoio à candidatura do prefeito Roberto Cláudio à reeleição.
O grupo liderado pelo Senador José Pimentel, a ex-prefeita e atual deputada federal Luisianne Lins e o deputado estadual Emano de Freitas, apoia o desejo da militância, inclusive já mencionando o nome de Luisianne Lins, como provável Candidata.
Camilo Santana
Porém um dos problemas , e talvez o maior deles, é a incerteza do apoio ou não do governador Camilo Santana. Camilo tem sido um dos fieis parceiros da gestão de Roberto Cláudio, além de ter sido eleito com o apoio do grupo liderado pelos irmãos Ferreira Gomes, padrinhos políticos de Roberto Cláudio. Assim, reina a dúvida de que mesmo pertencendo ao PT, Camilo romperia com os Ferreira Gomes para apoiar uma chapa peteista, o que para alguns analistas seria muito difícil de se confirmar isso.
Caucaia
Algo parecido ocorre em Caucaia. No segundo maior colégio eleitoral do estado, o PT também "ensaia" lançar uma chapa à sucessão do atual prefeito Dr. Washington Góis. Para tanto alguns nomes do partido colocaram-se à disposição para a disputa. Dentre estes, destaca-se com mais ênfase o deputado federal José Airton Cirillo, que até já transferiu o título eleitoral para a cidade. No entanto, há também nomes importantes do partido que desejam concorrer. O vereador Augostinho Ferreira, o presidente da executiva municipal, Ribamar Santos, são nomes que estariam desejosos de serem indicados candidatos.
Aí mais uma vez vem a pergunta: Camilo Santana apoiaria uma chapa liderada por um petista? Pois em Caucaia o grupo liderado pelos irmãos Ferreira Gomes também deverá ter nomes para lançar, e a situação seria a mesma de Fortaleza. Camilo romperia com os irmãos Ciro e Cid ou ignoraria o candidato de seu partido e apoiaria um adversário do partido?
Para a disputa em Caucaia, foi apresentada pré-candidata, a médica Lia Gomes - pertencente ao clã Ferreira Gomes, e que seria inclusive a candidata oficial do prefeito Góis. Porém a menos de dois meses, Washington Góis resolveu retirar seu apoio a Lia, e em consequência a mesma acabou por anunciar a retirada de sua postulação ao cargo de prefeita da cidade.
No entanto há comentários na cidade de que tal retirada, seria somente uma estratégia, para que a mesma não sofresse maiores desgastes no decorrer do período até a realização das eleições e voltaria a ser candidata. Não sabendo-se se com o apoio de Góis ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário