‘Menor carro do mundo’, que cabe numa bolsa, já pode ser encomendado; assista
Walkcar tem o tamanho de um laptop e alcança até 16 km/h. Modelo elétrico será vendido na Ásia, Europa e América do Norte, mas deve chegar a outros mercados. Custa R$ 4,4 mil
O sonho de todo o motorista dos grandes centros é sempre achar uma vaga disponível para estacionar o carro sem recorrer aos estacionamentos super inflacionados.
E se ele pudesse carregar seu meio de transporte para onde fosse, guardando-o numa bolsa, por exemplo? O que parece ser mais uma conversa de filme de ficção científica, ganhará as ruas do Japão a partir desta sexta-feira (21)
Às 13h no horário local (1 da manhã de Brasília), a Cocoa Motors abre as pré-encomendas em sua loja online (www.cocoamotors.com) do Walkcar, já chamado de ‘o menor carro do mundo’.
O veículo elétrico é na verdade uma pequena plataforma de carbono, do tamanho de um laptop de 13 polegadas e que pesa 2,8 kg.
Ele alcança a velocidade máxima de 16 km/h e sua bateria tem autonomia para 1 hora de condução. Os comandos de movimento e manobras são realizados apenas com o deslocamento do peso do corpo sobre a área plana do Walkcar - não há volante ou qualquer outro dispositivo de controle. Para freá-lo, basta pisar fora da plataforma.
O veículo custará US $ 1.280 (cerca de R$ 4,4 mil na cotação atual do dólar) e começará a ser vendido oficialmente a partir de setembro de 2017, inicialmente apenas em 13 países da Ásia, América do Norte e Europa, mas com possibilidade de ser expandido para outras localidades do planeta. Os compradores receberão o produto via ‘correio’.
O Walkcar permite o transporte de pessoas por superfícies preferencialmente lisas. No vídeo de divulgação é possível constatar que ele consegue vencer ladeiras e passar por pequenos obstáculos, como sair do asfalto para a terra plana, por exemplo.
Veja vídeo...
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O projeto surgiu do japonês Kuniaki Sato, que ao se mudar para Tóquio para cursar a universidade observou como as pessoas usavam muito os meio de transportes públicos e também caminhavam bastante em comparação à sua cidade natal no interior do Japão.
Veio então a ideia de criar uma forma de transporte que levasse as pessoas a todos lugares em que é possível chegar a pé, mas que não causasse os mesmos desgastes, do corpo e dos pés.
Sato acredita que o seu engenho poderá mudar a mobilidade no mundo. Principalmente por que não haverá a necessidade de encontrar uma vaga de estacionamento; você pode apenas levar seu carro na sua bolsa ou mochila.
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