Pesquisar

segunda-feira, 22 de outubro de 2012


Os movimentos futuros de Eduardo Campos

Em algum lugar, Lula deve dar suas gargalhadas ao ler essas notícias que colocam Eduardo Campos contra o PT. Nada me tira da cabeça todo o mise-en-scène que protagonizamos aqui no Recife. Já se sabia de antemão que o futuro prefeito seria "o novo". O governador tinha em mãos uma pesquisa que apontava fadiga de material dos candidatos já veteranos. Tanto que os dois primeiros colocados, ambos "novos", ficaram com 85% dos votos válidos. O atual prefeito do Recife, João da Costa, trabalhou "abertamente" (nos bastidores) pelo candidato do governador. O candidato do seu partido, Humberto Costa, andou fazendo umas críticas "duras" ao governador, mas nenhum de seus apaniguados na administração estadual perdeu seu cargo comissionado.
Entre todos os que se colocam no jogo, nenhum encarna com perfeição assustadora o "novo Lula" do que Eduardo Campos. Ele segue a cartilha direitinho: aposta da gestão, faz alianças de A a Z (Jarbas terá sua reeleição para o senado garantida, pois o governador já disse que não pretende disputar uma cadeira no senado), domina 170 das 184 prefeituras do estados e 90% da Assembleia Legislativa. A saber apenas como se comportará no seu próprio quintal em 2014. Armando Monteiro (atual senador pelo PTB e presidente da CNI) já colocou sua candidatura, parece que ela não desceu bem na goela de Campos, mas até lá há muito chão a percorrer.
Eduardo Campos será nosso futuro presidente, mas não em 2014. Ele não cometeria tal suicídio político de ir contra Lula. Mas venderá o seu passe muito caro, pode ter certeza. Não acredito que seja como vice presidente. Talvez peça algum super-ministério (Casa Civil?, Desenvolvimento, Indústria e Comécio?, Planejamento?) para ficar em evidência.
Os ventos de 2018 lhe são muito mais favoráveis. Quem seria o seu oponente do PT? Haddad? SE E SOMENTE SE ele fizer um bom governo e for reeleito, será que ele renunciaria ao 2º mandato se igualando a Serra?
Se tem uma qualidade que Eduardo Campos tem em demasia é a paciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário