Pesquisar

domingo, 28 de outubro de 2012


SEGUNDO TURNO

Eleitorado fortalezense define hoje o 49º prefeito da Capital

1.612.155 eleitores podem ir às urnas para escolher entre o petista Elmano e o pessebista Roberto Cláudio

Os 1.612.155 eleitores aptos a votar em Fortaleza poderão ir às urnas, hoje, para escolher quem será o 49º prefeito da Capital. Estão em uma disputa acirrada pela administração da cidade os postulantes Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB). As últimas pesquisas de intenção de voto têm mostrado que os dois pleiteantes estão tecnicamente empatados e, portanto, disputam voto a voto até o final da tarde deste domingo.
Desde que se instituiu o segundo turno no sistema político brasileiro, com a Constituição de 1988, esta é a terceira vez que o eleitorado da Capital é chamado a votar duas vezes para eleger o prefeito. Na primeira vez, no ano 2000, foi uma disputa entre Juraci Magalhães e Inácio Arruda. A segunda disputa, em 2004, aconteceu entre Luizianne Lins e Moroni Torgan. Agora, neste ano, é a vez de Elmano de Freitas e Roberto Cláudio. Esta é a sétima eleição desde que foi instituído o segundo turno.

No primeiro turno, eram dez candidatos a prefeito de Fortaleza. Além de Elmano de Freitas e Roberto Cláudio, participavam do pleito Heitor Férrer (PDT), Renato Roseno (PSOL), Moroni Torgan (DEM), Inácio Arruda (PCdoB), Marcos Cals (PSDB), Francisco Gonzaga (PSTU), Valdeci Cunha (PRTB) e André Ramos (PPL). Na primeira etapa da eleição deste ano, 83,98% das pessoas aptas a votar foram às urnas. Isso significa que 1.353.953 eleitores compareceram para confirmar seu voto. Já a abstenção ficou em torno de 16,02%, ou seja, de 258.202 eleitores fortalezenses.

Dos dez candidatos no primeiro turno, cinco declararam que votarão em Roberto Cláudio, inclusive ele. Três dos ex-postulantes votarão em Fortaleza, mas não declararam apoio a nenhum dos dois candidatos, consequentemente não se sabe se votarão ou não em algum candidato. Heitor Férrer preferiu ausentar-se da cidade para não deixar margem a especulações quanto ao seu voto. Ele vai justificar sua ausência. O pleiteante restante, Elmano, vota nele próprio.
DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário