Veja episódios curiosos das eleições 2012
Realizadas neste domingo, as eleições municipais de 2012 contaram com grandes vitórias, derrotas inesperadas, resultados não previstos por pesquisas, e outros diversos fatos politicamente memoráveis. Mas, como em pleitos anteriores, o dia de votação no país também ficará marcado pelas histórias e acontecimentos inusitados que se sucederam em torno das urnas.
Houve santinho distribuído com entorpecente, candidatos presos, senador barrado por falta de documento, mesário preso por deixar a sala para fumar maconha, e muito mais.
Confira algumas dessas passagens curiosas.
Candidato de Pernambuco vence com diferença de um voto
Edimilson da Bahia (PSB) venceu, por pouco, uma disputa apertadíssima para a prefeitura de Correntes. Com 4.621 votos, apenas um a mais que seu oponente Júnior, do PR, o candidato conseguiu se eleger no primeiro turno.
Candidata distribui santinhos com cocaína e é presa no AM
Pleiteante ao cargo de vereadora em Itacoatiara, a 265 km de Manaus, Carmen Cristina da Silva Lima foi detida em flagrante, suspeita de distribuir santinhos com cocaína na cidade. Onze papelotes foram encontrados pela polícia no carro da candidata do PDT.
Mesária é presa por fazer campanha eleitoral dentro de seção
Amanda Franciane Santos Vieira foi presa por fazer apologia a candidato à prefeitura de Aracaju. Um fiscal disse que, além do caso da mesária, discussões entre integrantes de partidos e manifestação de eleitores também tumultuaram o local de votação.
Irmã de Lula é detida suspeita de boca de urna em Cuiabá
Lindinalva Silva (PTB) foi presa em Cuiabá acusada de fazer boca de urna em frente a escola municipal da capital matogrossense. Irmã do ex-presidente Lula, a candidata acabou sendo liberada, graças a um desencontro de informações entre policiais e a guarnição para onde foi levada.
Candidatos empatam em Bananal e mais velho é eleito
Apesar do ditado que diz que "antiguidade é posto", o critério de idade, adotado para definir o vencedor das eleições em Bananal é garantido por lei. Na cidade do interior de São Paulo, onde dois candidatos empataram (com 1.849 votos cada um), Mirian Bruno (PV) foi declarada vencedora por ser 14 anos mais velha que seu adversário Peleco (PSDB).
Municípios do CE e do RN aparecem com 98% de votos nulos
Cedro (Ceará) e de Monte Alegre (Rio Grande do Norte) protagonizaram episódios semelhantes e curiosos. Em ambos os municípios, o pleito teve cerca de 98% de votos nulos, e novas eleições podem ser convocadas. O ocorrido se deu devido a processos de impugnação pendentes contra os candidatos. Conforme o TSE, nesses casos, o número de votos recebidos por cada um é indeferido.
Filho concorre no lugar do pai e vence no 1° turno
À espera de resultados de recursos referentes à Lei da Ficha Limpa, Edson Moura (PMDB) resolveu repassar a candidatura à prefeitura de Paulínia, no interior de São Paulo, a seu herdeiro. Edson Moura Filho obteve 41,1% dos votos e venceu, já no primeiro turno, o atual prefeito da cidade, José Pavan Jr. (PSB).
Novo prefeito de Balsa Nova (PR) vence pela idade
Primeiro município do Paraná a realizar a eleição por identificação biométrica, em 2010, Balsa Nova se destacou no pleito deste domingo por outro episódio. Após empate no número de votos, o prefeito da cidade foi decidido pelo critério de desempate da idade. Na disputa, Luiz Costa (PMDB) venceu Marcos Zanetti (PDT), 18 anos mais novo.
Mulher é detida por distribuir balas com santinhos no MS
Após denúncia de eleitores, a Polícia Federal de Campo Grande deteve suspeita de distribuir balas com propaganda de candidato a vereador da capital do Mato Grosso do Sul. Mulher foi liberada após assinar Termo Circunstanciado de Ocorrência. Outras quatro ocorrências de boca de urna foram registradas na cidade.
Léo da Comunidade nega acusações do MP e foge da polícia
Léo da Comunidade,candidato a vereador no Rio, é acusado pelo Ministério Público de ser representante do tráfico na favela da Rocinha e de trocar cestas básicas por votos. Apesar de negar acusações, o líder comunitário fugiu ao ser abordado pela polícia, por suspeita de boca de urna.
Senador esquece documento com foto e é impedido de votar
A fiscalização eleitoral de Joinville mostrou rigor, neste domingo. Apesar dos apelos da Justiça Eleitoral em propagandas, o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) esqueceu de levar um documento com foto e foi impedido de votar em escola. Sem ter privilégios, o ex-governador de Santa Catarina teve de voltar para casa e retornou uma hora depois ao local.
Governador de SP se atrapalha na hora de votar
Devido ao barulho causado pela presença de aliados e jornalistas na sala de votação, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, não conseguiu ouvir o sinal sonoro da urna e ficou em dúvida sobre a computação de seu voto. O político, membro do PSDB, foi obrigado a consultar fiscal da seção.
Mesário é preso por sair para fumar maconha
A Polícia Militar de Curitiba deteve um mesário. O rapaz foi flagrado fumando maconha do lado de fora da sala de votação pela qual estava responsável. Levado para delegacia, o infrator foi substituído pelo presidente da seção eleitoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário