Pesquisar

sábado, 30 de agosto de 2014

85% dos locais de votação no Ceará não têm acessibilidade, segundo TRE

TRE cadastra pessoas com deficiência em locais com rampas e elevadores.
Ceará tem dois milhões de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Em Fortaleza, 85% dos locais de votação não têm acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TER-CE). Em 2013, fiscais do TRE visitaram 7 mil locais de votação e constaram que a maior parte deles não têm rampas ou elevadores.
Há quatro anos a Justiça Eleitoral cadastra pessoas com deficiência para direcioná-las a locais com equipamentos de acesso, como rampas e elevadores, além de áreas adaptadas. Até 2010, 1.895 pessoas haviam se cadastrado no Ceará. Em 2014, após a primeira campanha, o número subiu para 10.265. Atualmente, 17.890 pessoas com deficiência são cadastradas para votar em locais com acessibilidade.
Apesar do avanço, o TRE considera o número baixo.  “A estimativa é que cerca de dois milhões de pessoas no Ceará têm algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida”, diz Humberto Mota, diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral no Ceará.
Para reduzir os problemas para essas pessoas nas próximas votações, o TRE pede que elas participem da campanha. É preciso preencher um formulário de registro disponíveis em todas as zonas eleitorais.
“Nós precisamos que todas as pessoas, no dia da votação, que ela procure o formulário, solicite ao mesário o formulário e preencha. A partir desse momento, ela constará nos nossos dados”, explica Mota.
Com G1/CE..

Nenhum comentário:

Postar um comentário