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quarta-feira, 6 de agosto de 2014

O "gigantesco" mercado automotivo chinês

Maior mercado de carros do mundo, a China tem hoje mais de 50 fabricantes locais, que vão desde grandes indústrias a empresas amadoras

                     
A China consome carros com uma voracidade sem igual. Em 2013, segundo números da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (ACFA), o país registrou 21,9 milhões de veículos novos emplacados. Esse foi o maior balanço anual da indústria automobilística mundial já alcançado em apenas um único mercado. E a maior parte desse esforço vem de fabricantes locais, que já formam um grupo com mais de 50 empresas. Nenhum outro país tem tantas montadoras como no mercado chinês.
E o que mais surpreende nesse enorme volume de montadoras é a precocidade delas. A maioria têm menos de 30 anos de existência. A Chery, por exemplo, estreou em 1997 e está presente no top 10 de vendas na China e atua no mercado de exportação. Já a marca chinesa considerada mais antiga é a FAW, que foi fundada em 1953 pelo próprio governo do país. Até então, automóveis eram um artigo raro e extremamente caro no mercado chinês.
Essa enorme quantidade de fabricantes também é reflexo da imaturidade da indústria chinesa nesse ramo, que forma empresas com estruturas frágeis. Portanto, deve haver uma “seleção natural” no mercado do país com o passar do tempo, onde somente as marcas mais preparadas irão sobreviver e conseguir algum sucesso frente a fabricantes estrangeiros, que têm mais experiência.
Mas o mercado de carros do gigante asiático demorou para embalar. Em 1975, segundo a ACFA, a indústria chinesa conseguiu pela primeira vez encerrar um ano de atividades com mais de 100 mil veículos produzidos, no caso 139 mil. Em 1985 o volume anual foi de 443,3 mil carros e somente em 1992 ultrapassou a casa do milhão, com 1,1 milhão de emplacamentos. O “boom” viria somente em 2002, quando em apenas um ano os chineses consumiram 3,25 milhões de automóveis. A partir daí, o número cresceu de forma agressiva até chegar ao recorde mundial de 21,9 milhões de carros em 2013.
O país que mais consome carros e que mais possui fabricantes do gênero, porém, ainda não é o maior produtor mundial do setor. Estados Unidos e Japão ainda estão à frente na China nesse quesito, mas o jogo logo deve mudar. Segundo previsões de especialistas, os chineses devem se tornar o maior fabricante de automóveis do mundo até 2020.
E as marcas chinesas de automóveis estão cada vez mais interessadas no mercado brasileiro. Atualmente existem oito marcas atuando no Brasil, formando o maior contigente de um só país no mercado nacional. São elas a JAC Motors, Changan (ex-Chana), Chery, Rely, Lifan, MG, Jinbei (que atua como CN Auto) e a Geely. E mais empresas devem chegar nos próximos anos. As favoritas são Haima, BYD e Brilliance.
Marcas chinesas
Baic, Baojun, Baw, Brilliance, Byd, Chana, Changfeng, Chery, Dadi, Dongfeng, Emgrand, Englon, Faw, Gac, Geely, Gleagle, Gonow, Great Wall, Hafei, Huma, Hawtai, Huanghai, Jac Motors, Jinbei, Jmc, Landwind, Lifan, Mg. Qoros, Rely, Riich, Roewe, Wuling, Zotye, Luxgen, Saic, Jonway, Yongman, Soueast, Zxauto, Shuanghuan, Everus, Kandi, Changhe, Chtc, Foday, Foton,  Higer, Jiangnan, Joycong, Qiteng, Venucia, Yema, Zinoro, Changan..

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