Maior mercado de carros do mundo, a China tem hoje mais de 50 fabricantes locais, que vão desde grandes indústrias a empresas amadoras
A China consome carros com uma voracidade sem igual. Em 2013, segundo números da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis (ACFA), o país registrou 21,9 milhões de veículos novos emplacados. Esse foi o maior balanço anual da indústria automobilística mundial já alcançado em apenas um único mercado. E a maior parte desse esforço vem de fabricantes locais, que já formam um grupo com mais de 50 empresas. Nenhum outro país tem tantas montadoras como no mercado chinês.
E o que mais surpreende nesse enorme volume de montadoras é a precocidade delas. A maioria têm menos de 30 anos de existência. A Chery, por exemplo, estreou em 1997 e está presente no top 10 de vendas na China e atua no mercado de exportação. Já a marca chinesa considerada mais antiga é a FAW, que foi fundada em 1953 pelo próprio governo do país. Até então, automóveis eram um artigo raro e extremamente caro no mercado chinês.
Essa enorme quantidade de fabricantes também é reflexo da imaturidade da indústria chinesa nesse ramo, que forma empresas com estruturas frágeis. Portanto, deve haver uma “seleção natural” no mercado do país com o passar do tempo, onde somente as marcas mais preparadas irão sobreviver e conseguir algum sucesso frente a fabricantes estrangeiros, que têm mais experiência.
Mas o mercado de carros do gigante asiático demorou para embalar. Em 1975, segundo a ACFA, a indústria chinesa conseguiu pela primeira vez encerrar um ano de atividades com mais de 100 mil veículos produzidos, no caso 139 mil. Em 1985 o volume anual foi de 443,3 mil carros e somente em 1992 ultrapassou a casa do milhão, com 1,1 milhão de emplacamentos. O “boom” viria somente em 2002, quando em apenas um ano os chineses consumiram 3,25 milhões de automóveis. A partir daí, o número cresceu de forma agressiva até chegar ao recorde mundial de 21,9 milhões de carros em 2013.
O país que mais consome carros e que mais possui fabricantes do gênero, porém, ainda não é o maior produtor mundial do setor. Estados Unidos e Japão ainda estão à frente na China nesse quesito, mas o jogo logo deve mudar. Segundo previsões de especialistas, os chineses devem se tornar o maior fabricante de automóveis do mundo até 2020.
E as marcas chinesas de automóveis estão cada vez mais interessadas no mercado brasileiro. Atualmente existem oito marcas atuando no Brasil, formando o maior contigente de um só país no mercado nacional. São elas a JAC Motors, Changan (ex-Chana), Chery, Rely, Lifan, MG, Jinbei (que atua como CN Auto) e a Geely. E mais empresas devem chegar nos próximos anos. As favoritas são Haima, BYD e Brilliance.
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