Pesquisar

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Encerrados os festejos da Padroeira de Caucaia
12 dias de festas e muitas adorações a N. S. dos Prazeres

A Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres em Caucaia, encerrou sue período de  Festas na noite desta quinta-feira 14/08,  com uma missa solene, e a presença de centenas de fiéis. Os festejos tiveram início no dia  03  de Agosto , com o novenário  que este ano teve  como tema “Na assunção de Maria, nossa fé, nossa esperança”. A comunidade católica da cidade vivenciou grandes momentos  de louvor e devoção a Virgem mãe de Deus.

No fechamento dos festejos, mais uma vez foi realizado o tradicional leilão de prendas doadas pela comunidade com a finalidade de arrecadar fundos para as missões sociais realizadas pela paróquia.
Foram 12 dias de festas onde a comunidade além dos ritos litúrgicos, também teve os momentos de lazer e diversão no parque de instalado na entrada da cidade que ofereceu diversos equipamentos e fez a festa de crianças e adultos.

Segundo o Pároco Padre José Francisco de Sousa, "foi mais uma oportunidade da comunidade externar sua devoção a Maria, e que ficou mais uma vez a certeza que nosso povo continua mais e mais devoto de Nossa Senhora, devotando nela toda nossa fé e esperança", concluiu Padre José Francisco.

Aspectos Históricos:

Caucaia foi um dos primeiros núcleos de população do Ceará. Seu povoamento teve início quando chegaram aqui os Jesuítas: Luiz Figueiras e Francisco Pinto – homens dedicados à catequese. Conseguiram aldear os índios “Caucaias”, transformando-os em amigos e auxiliares em sua missão.
A Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres constitui uma das primeiras realizações dos colonizadores e foi concluída em 1749.
A 15 de outubro de 1759, a aldeia dos índios Caucaias foi elevada à Vila com o nome de Soure, cuja freguesia, sob a invocação de Nossa Senhora dos Prazeres, havia sido criada 05 de fevereiro de 1759.
Dentre as festas tradicionais de Caucaia tem destaque especial a de Nossa Senhora dos Prazeres – Padroeira do Município, comemorada desde 1759. Tem início no dia 05 de agosto, com o tradicional hasteamento da Bandeira, terminando no dia 15 do mesmo mês atraindo grande número de pessoas dos Municípios vizinhos.
A Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, de Caucaia, foi fundada a 23 de janeiro de 1871.
Este título de Nossa Senhora dos Prazeres “que veneramos a Maria aqui em Caucaia” foi trazido pelos Padres Jesuítas de Portugal, no tempo do Brasil Colônia. Fizeram uma Igrejinha, no lugar da Matriz atual, e deram o título de Nossa Senhora dos Prazeres.
A Imagem atual de Nossa Senhora dos Prazeres chegou em Caucaia no dia 29 de abril de 1906.
O Hino da Padroeira da freguesia de Soure “hoje Caucaia”, foi escrito em 14 de agosto de 1911 pelo Pe. Climério Chaves e reformado em agosto de 1950.
 Obs.: Pe. Alfredo conseguiu o relógio da torre / Pe. Romualdo terminou a construção da torre, colocou os sinos, montou o relógio, fez duas naves laterais da Matriz e colocou o mosaico que ainda está no altar mor (1916).

Nenhum comentário:

Postar um comentário