Pesquisar

domingo, 3 de junho de 2012


Elmano de Freitas é escolhido para representar o PT nas eleições municipais


O secretário Elmano de Freitas foi o escolhido pelo Partido dos Trabalhadores (PT) como pré-candidato do partido à Prefeitura de Fortaleza.
A decisão deste domingo (3) deve colocar o partido de Luizianne Lins e o PSB de Cid Gomes em caminhos separados. 
Elmano era defendido pela prefeita, que não cedeu ao pedido, de alguns componentes do partido, de adiar a decisão para poder negociar com o PSB do governador Cid Gomes. 

Após a escolha deste domingo, o presidente nacional do partido, Rui Falcão, segue para Quixadá e Sobral em campanha por candidatos do PT nesses municípios.
Em Sobral, Falcão deve encontrar Cid Gomes para informar a decisão do PT e conversar sobre a coligação com o PSB.
Falcão deixou claro que irá defender a candidatura própria do PT diante do governador. "Vamos manter a unidade da frente popular em torno de Elmano de Freitas".
Na segunda-feira, os dois encontram-se novamente  em um café da manhã, na Capital. Dessa vez, a prefeita Luizianne Lins deve participar da reunião.
Divergências
Para o vereador Guilherme Sampaio é importante manter a aliança histórica entre PT e PSB. O vereador já acreditava que o  secretário de Educação, Elmano de Freitas, seria escolhido no encontro.
"O PSB é um parceiro nacional do PT. Em várias cidades estamos apoiando o candidato do PSB. Em Fortaleza essa aliança é histórica, espere que isso seja considerado", defendeu o vereador.
 Já o secretário de Cidades, Camilo Santana, defendia que o nome não deveria ser escolhido neste domingo e sim junto com a coligação.
Apesar de sua preferência, Camilo Santana disse que após a escolha deste domingo, cabe ao PT defender para que os outros partidos aceitem o nome que foi decidido.

Ratificação de pré-candidato deve azedar de vez relação com o PSB

A escolha do atual secretário de Educação de Fortaleza, Elmano de Freitas, para representar o PT nas eleições da Capital cearense em outubro mostra a força de Luizianne Lins dentro do Partido dos Trabalhadores, favorece um possível racha na base aliada e pode colocar o PSB de Cid Gomes na posição de concorrente no pleito de 2012.
Isso porque o governador do Estado nunca foi favorável ao nome de Elmano de Freitas à sucessão municipal, que já teve como possíveis pré-candidatos os vereadores Acrísio Sena e Guilheme Sampaio, o deputado Artur Bruno, o secretário de Cidades do Estado, Camilo Santana; e até o  secretário de articulação governamental da Prefeitura de Fortaleza, Waldemir Catanho.
Esforço no discurso
O esforço em manter a base unida tem ficado no discurso. Cid, desde o início, falou em apoiar o nome do PT, mas não houve, de fato, uma articulação nesse sentido. Desde janeiro que Luizianne Lins procurava Cid Gomes para definir o nome, mas, à epoca, o governador achava cedo demais para tratar o assunto com os correligionários.
Em fevereiro, Cid chegou a conversar com Luizianne, por telefone. O governador defendeu a manutenção da aliança, mas admitiu que pretendia realizar uma pesquisa para sondar o sentimento do eleitor.
A demora com relação a um consenso e as declarações inflamadas de Luizianne através da impresa, como quando afirmou que se não houvesse aliança, o PT faria oposição a Cid, só ampliaram o fosso entre os dois gestores.
Divisor
A pesquisa encomendada pelo PSB jogou mais lama na aliança PT/PSB. Segundo o levantamento do Ibope, 68% dos entrevistados queriam que Cid apoiasse um candidato a prefeito que não fosse o de Luizianne, já que apenas 1/5 dos entrevistados avaliavam a gestão positivamente.
Cid recorreu a Lula. Luizianne não gostou. O governador lavou as mãos e afirmou: não devo nada  a ela. A prefeita rebateu afirmando que política não é dívida, mas parceira, dando continuidade ao bate boca público entre os gestores.
Luizianne procurou Lula, e no fim, o PT municiapal escolheu seu pré-candidato, Elmano de Freitas. O desafio agora é descobrir se a força de Luizianne será suficiente para transferir votos a um nome desconhecido para a maior parte da população.

Em troca de aliança neste ano, PT promete apoiar candidato do PSB ao governo em 2014

Rui Falcão, presidente nacional PT, declarou em discurso que o partido apoiaria um futuro candidato do PSB às eleições para o Governo em 2014 em troca de apoio a Elmano de Freitas na corrida pela Prefeitura da Capital.
"É natural que em 2014 o governador Cid Gomes lidere o processo, como a prefeita Luizianne Lins tem liderado nesse momento no município de Fortaleza", declarou Elmano.
O pré-candidato completou que a aliança entre PT e PSB não é eleitoral, mas uma coligação que une projetos em sintonia e de sucesso nos últimos anos no país.
Elmano fez questão de lembrar ainda que foi essa união que possibilitou a eleição e reeleição de Lula, Luizianne e Cid, e que, por isso também, ela deve ser mantida.
DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário