Pesquisar

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Guimarães diz que PT apoia governador Cid nas eleições 2014

Durante passagem pelo Cariri, no final de semana que passou, o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães, fez uma revelação bombástica e que tirou o sono do PMDB cearense. Segundo Guimarães, o PT ficará ao lado do candidato de Cid,em qualquer situação, nas eleições do ano que vem. A tradução é que a ordem do Planalto é clara: mesmo que o governador Eduardo Campos venha a disputar à Presidência da República, o PT não poderá abandonar o palanque de Cid no Ceará.
Saída para PT
Nesse cenário confessado por Guimarães, onde o PSB e o PT terão candidaturas próprias ao Planalto e ficam impedidos de se coligarem no Ceará, Cid e Guimarães terão que costurar uma aliança informal. O PT votaria no candidato de Cid que, em troca, apoiaria Guimarães ao Senado.
É muito cedo
Abordado ontem, 6, no cafezinho da Câmara dos Deputados, em Brasília, sobre sua confissão de que o PT estará em qualquer cenário eleitoral com Cid, Guimarães resolveu não entrar em confronto, ainda, com o PMDB. Disse que é cedo para se debater as eleições de 2014.
Agradar ao PT
José Guimarães também deu um conselho ao pré-candidato do PMDB ao Governo do Ceará, Eunício Oliveira. Sugeriu que ele trate bem o PT, se quiser um dia construir mesmo uma aliança no Estado. Para Guimarães, Eunício não vem mantendo uma boa relação com os petistas.
Força de Cid
Eunício queria definir sua candidatura ao Governo no mês de janeiro. Refletiu, e adiou suas pretensões para março/2014. O governador Cid tem certeza, e fala isso abertamente, que no momento oportuno conversará com Eunício e fará com que ele desista de sua candidatura.
Inacreditável
Na reunião dos líderes do Senado com a presidente Dilma, ocorrida ontem, 6, no Planalto, uma novidade surpreendeu os senadores cearenses. É na cidade de Brejo Santo onde há, proporcionalmente, mais jovens médicos formados fora do Brasil, que precisam revalidar seus diplomas.
Entrou no jogo
Sem alardes, mas por sua postura correta em defesa das bandeiras que a sociedade vem levantando na Presidência da Assembleia, o deputado Zezinho Albuquerque tem sido um nome que surgiu como uma opção a mais para o governador Cid contar em sua sucessão.
Mudou de atitude
O deputado André Figueredo parece ter sido convencido pelo discurso da presidente Dilma. Em nada lembra o radical de segunda-feira. Após a reunião dos líderes no Planalto, o pedetista desabafou mudando de opinião: “ É um novo ciclo que pode gerar resultados muito positivos para o país. Essa aproximação é fruto da queda da popularidade da presidente Dilma”.
Elogios ao Cid
Um assunto obrigatório ontem, 6, em todas as conversas entre políticos do Ceará, foi a coragem do governador Cid de ir sozinho ao acampamento dos que protestam em defesa do Parque do Cocó. Poucos governantes no Brasil têm essa postura de alma livre para enfrentar perguntas indelicadas, vaias e encarar tudo isso como o jogo da democracia.
CNEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário