Madrugada terá ápice da chuva de meteoros Perseidas
A madrugada seguinte ao domingo de Dia dos Pais, trará um presente para aqueles que gostam de astronomia e não precisem acordar cedo na segunda-feira (12). Trata-se do ápice da chuva de meteoros Perseidas, fenômeno que começou na última quinta-feira (8) e segue até a próxima quarta-feira (14).
Quem quiser acompanhar, deve ficar de olho no céu a partir das 3h30, na direção Norte. Contudo, segundo Marcelo Bruckmann, do Laboratório de Astronomia da Pontifícia Universitária Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), “as latitudes no Hemisfério Sul não nos privilegiam em acompanhar porque, infelizmente, a constelação acaba ficando muito próxima do horizonte”.
Bruckmann recomenda, no entanto, para quem mesmo assim quiser tentar ver a chuva “não usar binóculo, muito menos telescópio, já que o olho humano é o melhor instrumento para ver as estrelas cadentes. Interessante também é usar uma cadeira reclinada quase que horizontalmente. Já que os meteoros cruzam o céu, é melhor não focar no horizonte, e sim olhar para cima”.
Já o Clube de Astronomia de Fortaleza orienta em seu blog que o observador “encontre um local seguro com uma vista do céu aberto e sem luzes brilhantes por perto, como postes de iluminação ou faróis de carro. Os melhores locais são no interior do Estado, em sítios ou fazendas nos arredores dos pequenos municípios. Espere em média cerca 60 meteoros por hora, ou 1 por minuto. Previsões para a Europa e norte da Ásia estimam até 100 meteoros por hora durante o pico em condições perfeitas.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário