Pesquisar

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Com definição de Campos, Cid poderia concorrer ao Senado

Apesar das informações de que o governador Cid Gomes deverá abandonar a vida pública ao fim de seu mandato, e concorrer a um posto no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o nome do cearense começa a ser citado como candidato ao Senado em 2014.
A informação fervilhou nesta semana no Congresso Nacional, principalmente após a definição da candidatura de Eduardo Campos ao Planalto.
Com isso, o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, assumiria o Governo do Estado, e o vice, Domingos Filho voltaria ao comando da Assembleia Legislativa.

Guimarães terá o poder de controlar repasse de verba a congressistas

O Planalto decidiu reformular o sistema de execução das obras patrocinadas por deputados e senadores. A partir de agora, a responsabilidade por indicar quem receberá verbas passa para as mãos dos ministros e líderes partidários. Em contrapartida, também cabe aos responsáveis cobrar do beneficiado fidelidade ao governo nas votações do Congresso.
O novo modelo esvaziará os poderes da ministra Ideli Salvatti (Secretaria de Relações Institucionais) e inflará o prestígio líder José Guimarães, que será o responsável petista pelos repasses. Nos demais partidos da base aliada, a missão caberá aos ministros.
O deputado cearense admitiu, nessa quinta-feira (13), que "o governo faz tratativas para aperfeiçoar o relacionamento do Planalto com a base", mas foi modesto ao falar sobre o poder que tem nas mãos: "ainda não fui informado sobre o novo sistema".
A nova forma de repasse será testada a partir da semana que vem, quando se espera a liberação de pelo menos R$ 2 bilhões represados desde a votação da medida provisória que reformulou o sistema de portos.
Cearanews..

Nenhum comentário:

Postar um comentário