O líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), foi escolhido um dos 10 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Ele ficou em 8º lugar na relação divulgada hoje pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), entidade que acompanha de perto o trabalho no Congresso Nacional. Sampaio já havia sido selecionado, pela terceira vez consecutiva, entre os 100 “cabeças do Congresso”, na primeira etapa da tradicional pesquisa anual feita pelo Diap. Outros dois tucanos, os senadores Aloysio Nunes Ferreira (SP) e Aécio Neves (MG), também integram a seleta relação dos “10 mais” da entidade.
“Estou muito feliz por mais este reconhecimento de nosso trabalho. É uma grande honra, após ter figurado por três vezes consecutivas como um dos ’100 cabeças do Congresso’, ver meu nome destacado, agora, dentre os 10 parlamentares mais influentes do país. Muito obrigado a todos que sempre confiaram no meu trabalho!”, comemorou Sampaio.
A escolha da relação final foi feita dentre os próprios 100 “cabeças”, de acordo com o Diap. A consulta aos parlamentares foi realizada entre os dias 25 de setembro e 8 de novembro, tendo votado 65 congressistas – 37 deputados e 28 senadores.
Os “cabeças” são, segundo o Diap, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, o departamento destaca a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.
Além do Diap, o desempenho de Carlos Sampaio também já foi destacado pelo site Congresso em Foco, em escolha de jornalistas que cobrem o dia a dia do Congresso, nos anos de 2011, 2012 e 2013. No ano passado, a Revista Veja elegeu Sampaio um dos parlamentares que mais trabalharam em favor de um Brasil mais moderno e competitivo. Neste ano, o deputado de Campinas assumiu a Liderança do PSDB na Câmara, coordenando a bancada tucana formada por 51 parlamentares e capitaneando a oposição no Legislativo
O levantamento do Diap divulgado em agosto trazia 12 nomes do PSDB entre os 100 mais influentes do Congresso Nacional. O partido aparece em terceiro na lista com mais integrantes da elite do Legislativo.
Fazem parte desse grupo os deputados Antonio Carlos Mendes Thame (SP), Bruno Araújo (PE), Duarte Nogueira (SP), Otavio Leite (RJ), Paulo Abi-Ackel (MG) e Sérgio Guerra (PE). Além dos senadores Aécio Neves (MG), presidente nacional do partido, Alvaro Dias (PR), Aloysio Nunes Ferreira (SP), Cássio Cunha Lima (PB), e Lúcia Vânia (GO).
Na definição do Diap, os cabeças do Congresso são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas qualidades e habilidades tais como, ser protagonista do processo legislativo, capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão.
Além dos parlamentares do “top 100”, outros sete tucanos estão no grupo que o Diap chama de “plena ascensão” e podem chegar ao topo da lista. São eles: Andreia Zito (RJ), César Colnago (ES), Marcio Bittar (AC), Nelson Marchezan Júnior (RS), Nilson Leitão (MT), Marcus Pestana (MG) e Rodrigo de Castro (MG).
Da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola
Nenhum comentário:
Postar um comentário