Pesquisar

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Ciro Gomes: “Petrobras sabota esforço nacional e trabalha contra o Brasil”


O ex-ministro Ciro Gomes (PROS) , atual secretário de Saúde do Ceará, voltou a disparar seus petardos contra a Petrobras, a quem acusa de estar “trabalhado contra o Brasil em alguns momentos”.
Para Ciro, a estatal segue como a maior responsável pela grave deterioração das contas externas do país, enquanto exporta petróleo bruto barato e importa derivados refinados caros e os vende a preço político.
“Faz isso enquanto engana investidores, analistas e comunidades inteiras com a promessa de construir refinarias que nunca saem, justamente, do campo das promessas”, reclama da conduta lesiva que, no caso do Ceará, retarda, há anos, a edificação da Premium II.
CAMPO DE LIBRA
As declarações do ex-ministro, à revista "Carta Capital", foram provocadas diante da exploração do Campo de Libra, leiloado no último dia 21. Para Ciro, a culpa de não ter havido competição nenhuma e o lote de Libra sair pelas condições mínimas impostas pelo edital é de total responsabilidade da estatal.
“A Petrobras sabotou o esforço nacional por otimizar os ganhos do pré-sal para o povo, apesar de estar protegida pela legislação que ajudei a criar e a transformou na operadora única dessa riqueza”, explica.
PRIVATIZANDO
No entanto, Ciro não acompanha a manada e considera desnecessário o debate acerca do modelo de concessão adotado pelo governo ser - ou não - uma forma de privatização.
“É assim ou essa riqueza vai ficar para um futuro tão remoto que nele, talvez, o petróleo não faça mais sentido”, afirma.
Informações:  Revista Carta Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário