Audiência Publica discute transferência do Parque de Tancagem da Petrobrás para o Complexo Portuário e Industrial do Pecém
Várias personalidades da área compareceram para levar conhecimentos e esclarecimentos sobre o projeto. Dentre os presentes estava o Gerente de Licenciamentos Ambientais da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMACE), engenheiro ambiental, Lincoln Davi, que dirimiu dúvidas sobre como funcionam as licenças ambientais que um empreendimento desta abrangência necessita, bem como os impactos ambientais e sociais referentes ao projeto.
Representando a área empresarial do setor, compareceu o presidente do Sindicato dos Postos de Combustíveis do Ceará (SINDIPOSTOS), sr. Antonio Machado, que fez uma série de ponderações e falou das necessidades de mudanças para o atendimento das necessidades dos empresários do ramo. Para Machado, está mais do que na hora de haver a mudança do local do parque de tancagem do Mucuripe para um local onde atenda às necessidades que o setor requer. " O atual local onde está situado o parque de tancagem já não atende mais às necessidades que o setor precisa. Além de estar em um local totalmente povoado, levando assim riscos às comunidades do entorno, também não atende á logística que necessitamos. Para que todos tenham uma ideia da atual situação, posso afirmar que é caótica. Não tem espaços para atender por exemplo estacionamento seguro para os transportadores. Às vezes para ser atendido um pedido de carga para uma cidade do interior, leva até 5 dias. E isso acarreta numa série de problemas para os empresários e para a comunidade que muitas vezes chega a ficar sem combustível.". Finalizou Machado.
Três temas básicos nortearam as discussões durante o evento. Os impactos ambientais, econômicos e sociais que o empreendimento proporcionará ao ser instalado.
Uma das mais importantes participações, foi a do Procurador da República, Oscar Costa Filho, que fez uma série de esclarecimentos e questionamentos, referentes às questões jurídicas e ambientais.
Segundo o presidente do Sindipostos, Antonio Machado, a capacidade operacional do atual parque instalado no Mucuripe, tem capacidade fornecimento de 130 mil toneladas de petróleo, entre Óleo Diesel, Gasolina , Gás Natural Veicular e o GLP (popular gás de cozinha). Porém a demanda necessita ser bem maior, pois para atender ao mercado, as distribuidoras estão complementando o abastecimento dos postos, trazendo de outros centros, como: Guamaré RN, Suape PE e Itaqui em São Luis MA.
Estima-se que com a transferência do parque para Caucaia, o município tenha um incremento de cerca de 30 a 35% em sua receita mensal, além de melhorar a logística de todos o setor de combustíveis no estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário