Pesquisar

segunda-feira, 13 de junho de 2016

SEM PESADELOS
Corrupção e reforma política

sua foto do perfilO povo brasileiro clama por um basta à corrupção, quer que seja considerada crime hediondo, que o dinheiro roubado seja confiscado aqui e no exterior, que corruptos e corruptores permaneçam presos, que a Justiça seja acelerada nos julgamentos. A Operação Lava Jato, da Petrobras, revela um inesgotável mar de lama.

Muitos defendem  providências preventivas radicais, mediante mudança constitucional, acabando com o sigilo fiscal e bancário de todos os políticos e detentores de cargos nos três poderes, medida extensiva aos parentes até 3.º grau. O mesmo ocorreria com os servidores públicos dos três poderes. A maioria absoluta dos servidores é honrada e nada tem a temer. Os  "poucos" políticos honestos certamente não se oporão que tais medidas sejam postas em marcha o mais rápido possível.

Porém enquanto toda a sociedade não enxergar que todos são o lobo de si próprio, jamais chegaremos a estas mudanças ora tão desejadas e necessárias. Enquanto houver a política do toma-lá-da-cá, isso não passará de utopia. Enquanto o eleitor se deixar corromper por "favores" de agentes políticos e enquanto estes agentes políticos não se deixarem corromper por voto vendido, o tão almejado "basta" à corrupção jamais triunfará. E enquanto tudo isso permanecer, o tradicional "conto do gato e do rato", jamais cessará.

Estamos às portas de mais uma eleição que norteará nossos destinos "para o bem ou para o mal". Agentes políticos com os mais variados propósitos, estarão em nossas portas, nos prometendo utopias e mais utopias. Dando o  céu e depois levando-nos ao inferno se não soubermos diferir entre o bem e o mal. Não nos deixemos levar por promessas e mais promessas lunáticas e tentadoras. Acordemos, pois,  pra não cairmos em pesadelos....

Nenhum comentário:

Postar um comentário