Ataques deixam mortos e feridos no aeroporto de Istambul
Ministro da Justiça turco diz que rifles também foram usados em ataque.
Dois homens-bomba se explodiram em terminal internacional de Ataturk.
Vinte e oito pessoas morreram após duas explosões na tarde de terça (28) no terminal internacional do aeroporto de Istambul, o maior da Turquia, de acordo com o ministro da Justiça turco, Bekir Bozdağ, que confirmou as mortes à agência Reuters e à CNN.
O ministro disse ainda que os responsáveis pelo ataque ao aeroporto Ataturk abriram fogo usando rifles Kalashnikov e que há cerca de 20 feridos.
De acordo com a CNN turca, taxistas que trabalham no aeroporto estariam ajudando a transportar pessoas feridas até hospitais. A emissora de TV turca Haberturk diz que diversas ambulâncias já chegaram ao local e que há mais de 40 feridos sendo atendidos por serviços de emergência.
À agência Reuters, um oficial turco não identificado diz que dois homens-bomba causaram as explosões. Eles teriam detonado os explosivos antes de passar pelo raio X do controle de segurança do aeroporto. Ainda segundo a agência, policiais também atiraram para tentar neutralizar suspeitos.
O aeroporto foi fechado e a entrada e saída de pessoas foi interrompida. Alguns voos que deveriam pousar no local foram desviados e os que deveriam decolar foram cancelados, com passageiros sendo encaminhados a hotéis.
Na segunda-feira (27), o Departamento de Estado dos EUA havia atualizado seu alerta de segurança e informado a cidadãos americanos que eles deveriam evitar viajar para o sudeste da Turquia, onde foram registrados nos últimos dias diversos episódios violentos no conflito com militantes curdos. O ataque desta terça, no entanto, aconteceu no norte do país.
No Twitter, o primeiro-ministro da Bélgica, Charles Michel, disse que "nossos pensamentos estão com as vítimas dos ataques ao aeroporto de Istambul. Condenamos esses atos atrozes de violência".
A secretária de Justiça dos EUA, Loretta Lynch, diz que aguarda mais detalhes sobre o ataque, mas afirmou que os Estados Unidos estão prontos a ajudar a Turquia no que for necessário.
Com G1..
Nenhum comentário:
Postar um comentário