UPAS
Uma nunca saiu do papel, outra tem 54 médicos na folha de pagamentos
O vereador Carlos Augusto, (Dr. Carlinhos, do PMB), que vem sendo um dos poucos parlamentares que têm levado temas de repercussão para os debates na Câmara Municipal de Caucaia, ao usar a Tribuna da casa na manhã desta quinta-feira, 16/06, fez uma série de denúncias de irregularidades em equipamentos no município.
UPA da Jurema
Ao iniciar sua fala, Dr. Carlinhos denunciou ( e levou fotos), a falta de compromisso da gestão municipal, para com a UPA da Grande Jurema. Segundo o parlamentar, o equipamento já teve até recurso alocado no valor de R$ 1.382 milhão e se quer saiu do papel, gerando assim, inúmeros prejuízos à população do populoso distrito.
Banco de Alimentos
Ainda segundo o denunciante, outra obra que já foi iniciada e nunca foi concluída, é o Banco de Alimentos, que foi orçado em R$ 487 mil e também está por ser concluída.
Lixo no meio da canela
Dr. Carlinhos também relatou a situação do lixo que segundo ele, "está dando no meio da canela" na Av. Dom Almeida Lustosa, ainda na Grande Jurema.
UPA de Caucaia
Por último, o parlamentar levou o que muitos entenderam como sendo a denúncia mais grave. Segundo Dr. Carlinhos, apesar das deficiências no atendimento do referido equipamento de saúde, o mesmo conta com 54 médicos recebendo salários como funcionários lá lotados. " Não dá pra entender como um equipamento daquele, com todo este contingente de funcionários, presta um serviço de tão má qualidade. Das duas uma, ou estão fazendo corpo mole, ou não estão indo trabalhar. Porque a queixa da população é gritante. quem procura os serviços de lá, quase sempre sai sem ser atendido", finalizou Dr. Carlinhos!
Convocação da Secretária de Saúde
No final de sua fala, o parlamentar sugeriu que a Câmara envie ofício para que a Secretária recém empossada, Cintia Aguiar, compareça à casa legislativa para prestar esclarecimentos de toda a situação.
Nepotismo
Ao apartear o orador, o vereador Samuel Ferreira (ex-Samuel do PT), chamou a atenção para um ponto: a presença do nome do médico Washington Góis Filho (filho do prefeito), na lista de funcionários da UPA de Caucaia. Segundo Samuel Ferreira, o fato, configura um ato de nepotismo, o que foi rebatido por outros parlamentares que se manifestaram sobre o assunto.
Questionamento
Ainda segundo Samuel Ferreira, deveria-se abrir sindicância para apurar de de fato estes médicos estão mesmo indo trabalhar, ou se "só recebem o salário" e não comparecem ao trabalho.
Eduardo botou debaixo do tapete
Samuel Ferreira fez uma acusação ao ex-presidente da Câmara Municipal, Eduardo Pessoa (PSDB). Segundo Samuel, quando Eduardo presidia a Mesa Diretora da casa, foi criada uma comissão para averiguar as irregularidades na referida unidade de saúde, porém "o Eduardo botou pra debaixo do tapete".
Sem estilete
Ainda durante a discussão do tema, o vereador Pastor Euclides (PSDC), levou um exemplo de mal funcionamento das unidades de saúde do município. Segundo Euclides o fato ocorreu hoje cedo no Posto Paulo Pontes, na Grande Jurema; " Levei uma pessoa para retirar uns pontos de uma pequena cirurgia e lá não poderia ser realizado, pois faltava um pequeno estilete para fazer a retirada dos pontos. Porém me disseram que se eu comprasse um, aí poderia ser feito o procedimento, o que fiz e o paciente pôde ser atendido", finalizou o parlamentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário