Câmara promove debate nesta quarta sobre as 10 medidas de combate à corrupção

Há uma semana deputados do PSDB participaram do ato de entrega de mais de 90 mil assinaturas de brasileiros em apoio ao projeto. Parlamentares, representantes da sociedade civil e do MPF entregaram as rubricas ao presidente em exercício da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), que autorizou a criação da comissão especial que analisará as propostas.
O projeto 10 Medidas Contra a Corrupção, de iniciativa do MPF, faz parte de uma campanha de combate à corrupção coordenada pela Câmara lançada em julho de 2015. Com o suporte das ruas e o trabalho de voluntários, o projeto conseguiu superar rapidamente o número mínimo de assinaturas (de 1,5 milhão) para que as propostas fossem apresentadas ao Congresso como Projeto de Lei de Iniciativa Popular, a exemplo do que ocorreu com a Lei da Ficha Limpa. Mais de dois milhões de assinaturas já haviam sido entregues ao Congresso Nacional em março deste ano.
O líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), reiterou a importância do partido no combate à corrupção. “Desde o primeiro momento, o partido tem apoiado a causa e estimulado a Lava Jato, que, além de simbolizar o principal combate à corrupção, tem o apoio de toda sociedade”, declarou.
A iniciativa do debate é do presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção, deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PV-SP).
As propostas que serão analisadas pela comissão especial são, resumidamente:
1- Prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação;
2- Criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos;
3- Aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores;
4- Aumento da eficiência e da Justiça dos recursos no processo penal;
5- Celeridade nas ações de improbidade administrativa;
6- Reforma no sistema de prescrição penal;
7- Ajuste nas nulidades penais;
8- Responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2;
9- Prisão preventiva para assegurar a devolução do dinheiro desviado;
10- Recuperação do lucro derivado do crime.
Câmara Federal...
Nenhum comentário:
Postar um comentário