Pesquisar

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Eleição complementar 
 
 extrapolaram todos os prazos e ainda se está fazendo eleição municipal, no Ceará, para substituição de prefeitos, eleitos em 2008, em cuja campanha eleitoral foram constatadas violações à legislação eleitoral. São prefeitos que vão governar pouco mais de um ano, quando o mandato, como determina a Constituição, é de quatro anos. E tudo isso pelo fato de não terem sido respeitados os prazos determinados para os feitos eleitorais.

A decisão adotada pelos integrantes do Ministério Público ligados ao eleitoral, de dar prioridade aos trabalhos relacionados aos processos de eleições anteriores, adotada na última semana, embora com um certo atraso, passa a ideia de eles estarem conscientes de que não basta só a denúncia da prática do ato eleitoral criminoso, mas que os promotores e a Procuradoria Regional Eleitoral precisam acompanhar a feitura do inquérito e a tramitação da ação na sua respectiva instância.

A Justiça Eleitoral realizou, nos últimos dias, eleições municipais em três localidades cearenses: Umirim, Jardim, e no domingo passado, em Altaneira. Os prefeitos afastados cometeram as ilegalidades na campanha eleitoral de 2008. Foram considerados eleitos, governaram por quase três anos, quando, a rigor, sequer deveriam ter sido diplomados


O pior é que ainda há possibilidade de termos novas eleições para substituições de outros prefeitos afastados por decisões judiciais confirmadas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Os promotores, realmente, não têm toda a responsabilidade por essa demora, sem dúvida, injustificável, dada a independência dos juízes e tribunal. Mas eles podem, fazendo com eficiência a parte de suas competências, requerer o cumprimento dos prazos reservados aos magistrados para agilizarem a tramitação e julgamento das ações.

Entendimento

Senador Eunício Oliveira e Domingos Aguiar, vice-governador do Estado, ao contrário das especulações, têm conversado, com uma certa frequência, sobre o futuro do PMDB cearense. No último sábado, em razão do prazo fatal para as filiações de todos quantos desejam participar da disputa eleitoral do próximo ano, os dois conversaram sobre as últimas comissões provisórias que o partido está instalando no Interior para viabilizar as postulações de seus correligionários. A ideia deles é de que os peemedebistas conquistarão um maior número de prefeituras no Ceará, fortalecendo as pretensões da sigla nas eleições estaduais de 2014. A candidatura do deputado federal Raimundo Macêdo, em Juazeiro do Norte, está sendo apontada como de grande importância para a agremiação, na Região do Cariri, pela importância política que o Município representa. Eunício também aposta em sucesso na disputa no Crato, onde o partido filiou novos quadros, oxigenando a sigla e elevando o seu prestígio junto ao eleitorado local com significativo reflexo nas demais zonas eleitorais daquela região.

Aliança
Lúcio Alcântara tem conversado sobre aliança do PR, partido que preside no Ceará, com lideranças políticas fora do arco de apoio ao Governo do Estado visando a disputa municipal, do próximo ano, tanto em Fortaleza quanto em alguns municípios do Interior. Recentemente, ele teve um encontro com o deputado estadual Heitor Férrer, sobre o assunto. A conversa não foi conclusiva, mas a relação dos dois, até antes mesmo de Lúcio ter pertencido ao PDT, facilita um possível acordo.

Audiência
A próposito, Lúcio Alcântara fez chegar a jornalistas que ele foi para a audiência no Fórum Clóvis Beviláqua, no mês passado, com Ciro Gomes, sem ter sido notificado para tal. Isso pelo fato, de não ter comparecido a uma outra audiência, por estar fora do Brasil e também não haver sido notificado. Lúcio responde a uma representação de Ciro, por ter divulgado matéria da revista Veja, na campanha eleitoral passada, ofensiva a Ciro e ao governador Cid Gomes.

Filiação
prefeito de quixadá, Rômulo Nepomuceno, está acertando sua saída do PT para filiar-se ao PSB e disputar a reeleição. Houve um desentendimento dele com Ilário Marques que quer ser o candidato do PT, para novamente administrar Quixadá. O PSD dali foi entregue ao deputado Osmar Baquit, ex-PSDB. Eles podem ser aliadosem 2012.


PSD
Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo e fundador do PSD, acertou sua vinda ao Ceará em uma rápida conversa telefônica com o governador Cid Gomes, no último sábado. O governador participava de um evento social, quando o empresário Chiquinho Feitosa fez a ligação telefônica. Feitosa foi o principal elo entre o governador e Kassab, após o vice-governador Domingos Filho ter declinado de assumir a nova sigla no Ceará. Kassab reconhece o apoio que recebeu para fundar o partido no Ceará e quer pessoalmente falar com os seus correligionários daqui. O presidente da primeira Comissão Provisória do PSD, Almircy Pinto, está certo que o partido participará ativamente das eleições municipais do próximo ano em grande parte dos 184 municípios, com perspectivas reais de vitória em pelo menos 20% deles, ficando com um número maior de prefeituras que outras siglas existentes no Estado, incluindo o PT, PSDB, PDT e PC do B, perdendo apenas para o PSB que agora é o partido oficial do Governo estadual.

Fonte: Coluna Edilmar Norões

Nenhum comentário:

Postar um comentário