Pesquisar

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Deputados e professores em greve fecham acordo


A criação de uma Comissão Parlamentar para acompanhar e mediar a situação das universidades estaduais; a apresentação de emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) do Governo do Estado para 2014, defendendo a aplicação de mais recursos para a Educação e uma audiência pública com o governador Cid Gomes foram acordadas durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (04/12), na Assembleia Legislativa. A discussão foi conduzida pelo 1º vice-presidente da AL, deputado Tin Gomes (PHS).
Desde o início da tarde, professores, servidores e estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) discutiram com os parlamentares e com o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), René Barreira, a pauta de reivindicações das três categorias. A regulamentação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) para os profissionais, plano de assistência estudantil, aumento no efetivo de professores, realização de concursos, sucateamento dos espaços físicos foram algumas das questões debatidas.
De acordo com a presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior da AL e uma das propositoras do debate, deputada Rachel Marques (PT), são válidas as demandas do movimento grevista. Ela disse que acredita e defende as universidades estaduais. A parlamentar reconheceu a política de valorização dos professores e o aumento de investimento realizado pelo governador Cid Gomes, mas ressaltou que estas não são suficientes.
A deputada Eliane Novais (PSB) disse ser importante essa unidade das três universidades e propôs um cronograma de atividades de negociação.
O líder do Governo na AL, deputado José Sarto (Pros), lembrou que a Casa tem tentado fazer a negociação entre o comando de greve e falou que a Mesa Diretora sugeriu que o governador atendesse a um grupo específico de trabalho, durante o período de uma semana, para ouvir as demandas de cada setor. “O governador está com a pauta aberta para qualquer reivindicação”, pontuou. José Sarto ainda citou os alunos prejudicados pela greve que iriam colar grau no final no ano e propôs que o movimento sustasse a paralisação, para que cada universidade fosse atendida por segmento.
O secretário René Barreira reconheceu o importante papel das universidades estaduais e da interiorização do ensino superior. Segundo ele, no último ano do governo anterior (2006) foi investido R$ 100 milhões nas universidades estaduais. “Neste ano os investimentos triplicaram”, afirmou. Ele considerou justas as reivindicações e defendeu uma lei orgânica para as três universidades, adesão ao Enem e o encaminhamento da regulamentação do PCCV dos professores.
Também estavam presentes à reunião os deputados Antonio Carlos (PT), Heitor Férrer (PDT), Professor Pinheiro (PT), Camilo Santana (PT), Fernando Hugo (SDD), Dr. Pierre (PCdoB), Júlio César Filho (PTN); o pró-reitor de planejamento da Urca, João Luiz do Nascimento; o promotor do Núcleo de Defesa da Educação, José Aurélio da Silva; a reitora da UVA, Maria Palmira Soares; além de outros profissionais da área da educação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário