Pesquisar

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

PIB do Ceará cresce 3,76% no terceiro trimestre

O produto Interno Bruto (PIB) do Ceará - soma de todos os bens e serviços produzidos no Estado - apresentou crescimento de 3,76% no terceiro trimestre de 2013 em relação a igual período do ano passado. Mais uma vez, o resultado da economia cearense superou as taxas der crescimento do PIB nacional, que no terceiro trimestre deste ano ficou em 2,2%, quando comparado com o obtido no mesmo trimestre de 2012. Pelo 14º trimestre consecutivo a economia cearense continua mantendo um ritmo de crescimento mais acelerado do que a economia brasileira.
Outros números mostram o bom desempenho da economia do Ceará: o PIB acumulado no ano fechou em 3,22% e nos últimos quatro trimestres em 3,54%, contra 2,4 e 2,3% do Brasil, respectivamente. Os dados acabam de ser divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado. O PIB é a medida do total do valor adicionado gerado por todas as atividades econômicas somadas aos impostos líquidos de subsídios, finalizando o produto a preços de mercado.
Dentre as atividades que compõem do PIB, o setor industrial apresentou o melhor desempenho no terceiro trimestre deste ano, com crescimento de 6,98%, acumulando, no ano, alta de 6,22% e, nos últimos quatro trimestres, de 5,33%.  
Já o comércio, no terceiro trimestre, passou por queda de 1,55%, mas no ano fechou em 2,35% e nos últimos quatro trimestres em 3,75%.

A agropecuária também apresentou queda de 3,11% no terceiro trimestre deste ano, acumulando redução de 1,03% no ano e de 2,9% nos últimos quatro trimestres. No primeiro trimestre deste ano, a agropecuária cearense caiu 5,94%, mas no segundo trimestre fechou em alta de 5,97%. As reduções verificadas são reflexos da longa estiagem que se abateu sobre o Ceará.
Os dados completos sobre o PIB cearense podem ser acessados na página www.ipece.ce.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário