Pesquisar

sábado, 7 de dezembro de 2013

                   Gigantes da engenharia 

         <
Este filme revela os avanços tecnológicos que permitiram o desenvolvimento do maior avião de carga do mundo, o Antonov 124.
Desenvolvido inicialmente como cargueiro militar (para o transporte de tanques e lançadores de mísseis, entre outra coisas), o primeiro protótipo An-124 voou em 26 de dezembro de 1982. Um segundo protótipo, chamado Ruslan (um herói do povo russo), fez sua aparição ocidental no Airshow de Paris em Junho de 1985, anteriormente ao seu primeiro vôo comercial, que ocorreu em janeiro de 1986.
Desde então, o An-124 estabeleceu uma série de recordes. Sua maior conquista foi a mais pesada carga transportada por via aérea, comercialmente: um gerador de 124 toneladas, associado a outros itens alocados no seu interior, com um peso total de carga de 132,4 toneladas, no final de 1993.
Características notáveis incluem o nariz (que, na verdade, é a porta do compartimento de carga de proa) e as portas do compartimento de carga de cauda, 24 rodas permitindo operações de pouso em asfalto, terra, grama e neve (desde que preparada para isso).
É o terceiro maior avião produzido em massa. Há mais de 40 An-124 em serviço na Rússia, Ucrânia, Líbia e Emirados Árabes Unidos, entre outros países.

          

          

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário