AL inaugura novo prédio com teatro, música e exposição de arte
“Com o novo prédio, a Assembleia Legislativa do Ceará disponibiliza para a população um equipamento que amplia e passa a abrigar, de forma unitária, os serviços de cultura e cidadania que o Parlamento estadual está prestando, em ações que transcendem à sua função institucional. Há de nossa parte, a convicção de que estamos inaugurando uma nova era na relação com o povo cearense, na perspectiva daquilo que a Assembleia pode e deve fazer para contribuir de forma propositiva com a difusão de novos conhecimentos e de nossos valores culturais”, destaca o presidente do Poder Legislativo, deputado Roberto Cláudio (PSB).
Construído para sediar órgãos que prestam diversos tipos de serviço à população, o novo prédio vai abrigar a Universidade do Parlamento (Unipace), que, conforme a diretora administrativa, Lise Novais, contará com cerca de 30 salas para os cursos de extensão, graduação e pós-graduação da instituição. O Procon Assembleia, a Biblioteca César Cals, o Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, a Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios, a Ouvidoria Parlamentar, a Procuradoria Jurídica e a Casa do Cidadão também funcionarão no local, que contará ainda com duas lanchonetes e um restaurante.
A nova estrutura recebe ainda o Centro Cultural do Parlamento Cearense (CCPC) e um cine teatro com capacidade para mais de 500 pessoas. O CCPC iniciará suas atividades com o show de inauguração do novo prédio “O legado de Luiz Gonzaga”, reunindo Fagner e Dominguinhos. Os dois artistas prestarão homenagem a um dos mais importantes músicos do nordeste, Luiz Gonzaga, cujo centenário de nascimento se comemora este ano.
Além disso, será aberta a exposição “Fotojornalismo, da promessa do real à autonomia simbólica” - uma mostra inédita de cinco dos mais importantes fotógrafos do jornalismo brasileiro: Celso Oliveira, Evandro Teixeira, Juca Martins, Marcel Gautherot e Orlando Brito. A exposição ficará em cartaz no quinto andar do Centro, até 15 de maio de 2012.
Nos dias 16 e 17 deste mês, o CCPC traz de volta ao palco o cearense Aderbal Freire Filho, com o espetáculo “Depois do Filme”. Após mais de 10 anos sem representar, o ator interpreta o personagem Ulisses, num monólogo que fala sobre a finitude da vida.
“Consideramos que a arte e a cultura são esferas fundamentais na construção do diálogo com os públicos contemporâneos, por isso reservamos espaços especialíssimos para o setor”, diz Roberto Cláudio.
As atividades do novo espaço estão sob responsabilidade do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp). “A primeira programação reúne os nossos mais importantes artistas na música e teatro. Aderbal e Fagner são artistas definitivos na cultura brasileira”, avalia o presidente do Inesp, Paulo Linhares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário