Pesquisar

quarta-feira, 14 de março de 2012


Assembleia firma parceria com Sejus para emissão de RG e CPF


Convênio AL e SEJUSO presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio (PSB), assinou convênio com Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania (Sejus), na manhã desta quarta-feira (14/03), para instalação de uma unidade da Casa do Cidadão na sede do Parlamento. A inauguração do equipamento, que funcionará no novo edifício-anexo, acontece na noite desta quinta-feira (15/03), e a previsão é que dentro de 10 dias comece a funcionar com a emissão de RG e CPF.
    
Será a terceira sede fixa da “Casa do Cidadão” no Ceará. Outras duas funcionam nos shoppings Diogo e Benfica, ambas em Fortaleza. “A Sejus se colocou à nossa disposição e há a chance de outros serviços serem ofertados”, adiantou o presidente. Segundo ele, o prédio também abrigará um núcleo da Defensoria Pública do Estado e da Procuradoria da mulher, com criação recém-aprovada pelos deputados estaduais em votação em plenário.
    
De acordo com a secretária de Justiça, Mariana Lobo, a procura por RG e CPF só cresce a cada ano. Daí a necessidade de ampliação dos espaços de solicitação. “Não teria lugar mais adequado para instalarmos do que aqui, que é a Casa do Povo. A Assembleia vem se somar à visão de acessibilidade do cidadão ao serviço público que o Governo tem”, pontuou.
    
Ela revelou a abertura de processo licitatório nesta sexta-feira (16/03) para a criação de cinco pontos “Vapt-Vupt”, um novo formato da “Casa do Cidadão”, onde a população deve passar até 30 minutos para solucionar sua demanda. Eles serão mantidos através de uma Parceria Público-Privada (PPP) e  funcionarão na Capital (Messejana, Centro e avenida Bezerra de Menezes), Sobral (Região Norte) e Juazeiro do Norte (Região do Cariri).
    
Dessa forma, a Sejus ampliará a estrutura de emissão de documentos de oito para 14 locais, sendo seis as chamadas unidades móveis (caminhões). Em 2011, conforme o Governo, somente as duas sedes fixas de Fortaleza atenderam a 300 mil pessoas. “Ainda não temos noção do público que será beneficiado aqui. Vamos avaliar e nos adequar conforme a demanda”, citou Mariana Lobo.
    
A emissão dos documentos na Casa do Cidadão localizada na Assembleia acontecerá conforme o horário de funcionamento do anexo Deputado José Euclides Ferreira Gomes – das 8 às 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário