Pesquisar

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CCJR aprova criação do Dia Estadual da Conscientização da Doação de Órgãos


A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa aprovou, na tarde desta quarta-feira (14/09), durante reunião ordinária, o projeto de lei 233/11, de autoria do deputado Welington Landim (PSB), que estabelece o dia 21 de setembro como Dia Estadual da Conscientização da Doação de Órgãos no Ceará.

De acordo com Welington, a Campanha Doe de Coração, da Fundação Edson Queiroz e do Sistema Verdes Mares, “é uma das iniciativas mais bonitas de conscientização que se tem notícia no Ceará”.

Segundo o parlamentar, a Campanha chega ao nono ano com muito sucesso, pois conseguiu conscientizar grande parte dos cearenses contra um preconceito, que está sendo erradicado. “Anteriormente, 35% famílias rejeitavam a doação. Hoje, são apenas 20%, e este percentual vai cair ainda mais”, afirmou.

O autor da proposta destaca ainda que a Central de Transplantes constatou que a campanha chegou ao seu nono ano em 2011 com recordes de doação e de novas vidas. “Somente este ano já foram realizados 685 procedimentos contra 585 realizados nos primeiros oito meses do ano passado”, informou.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior também se reuniu na tarde de hoje e aprovou o requerimento 23/11, de autoria do deputado Professor Teodoro (PSDB), que requer realização de audiência pública para discutir a expansão do Ensino Superior do Estado do Ceará.

Participaram de ambas as reuniões os deputados Sérgio Aguiar (PSB), Ronaldo Martins (PRB), Mirian Sobreira (PSB), Antônio Granja PSB), Dedé Teixeira (PT) e Roberto Mesquita (PV).
RT/CP
 
 
Seminário discute combate à corrupção nesta quinta-feira na Assembleia

O combate à corrupção é tema de discussão na tarde desta quinta-feira (15/09) no seminário “Um Basta na Corrupção”, organizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado Ceará (Inesp). O debate, que atende à solicitação do deputado Fernando Hugo (PSDB), acontece às 14h, no Plenário 13 de Maio.

Nas discussões serão apresentadas as visões da imprensa e do direito sobre os recentes casos de corrupção divulgados no Estado e no País. Para isso, o seminário terá palestras da professora e jornalista, Adísia Sá; do estudioso em legislação eleitoral, Djalma Pinto; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará - secção Ceará (OAB/CE), Valdetário Monteiro; e do promotor de Justiça, Francisco Romério Pinheiro Landim. Participarão da plenária, advogados, estudantes de direito e representantes de Organizações Não-Governamentais (ONGs), como a Central Única das Favelas (Cufa).

Segundo Fernando Hugo, a sociedade precisa discutir e tomar uma atitude para combater às diversas formas de corrupção, seja com relação à impunidade ou à improbidade administrativa. “Sem corrupção, o Brasil é outro”, disse o parlamentar.
PB/JU
 
Fonte: Site Alce

Nenhum comentário:

Postar um comentário